13 C
São Paulo
domingo, julho 20, 2025

Volkswagen: 20 mil aderem a demissão voluntária na Alemanha

NotíciasCarrosVolkswagen: 20 mil aderem a demissão voluntária na Alemanha




Como resultado, o maior carro da Europa está mais próximo de cumprir o objetivo de eliminar 35.000 empregos no país. Os funcionários devem trabalhar apenas quatro dias por semana a partir de 2026. A VW alemã vem sofrendo anos a altos custos e capacidade ociosa em suas fábricas André Paixão/G1 em crise, a automotiva planeja cortar 35.000 postos até 2030 – o equivalente a quase 27% de toda a sua força de trabalho no país. A matriz alemã sofre de altos custos e baixa demanda por veículos elétricos. O Conselho da Volkswagen da Alemanha anunciou na quarta-feira (06/04) A adesão de cerca de 20.000 funcionários a um programa de demissão voluntária até 2030. Com isso, o maior automóvel da Europa está mais próximo de cumprir o objetivo de eliminar 35.000 empregos no país que a matriz alemã emprega 130.000. Após longas negociações, a VW chegou a um acordo com o sindicato para melhorar o dinheiro. Os cortes serão viáveis ​​principalmente por meio de acordos de aposentadoria antecipados e programas de demissão voluntária, inclusive para jovens funcionários. A empresa também está oferecendo a redução da viagem semanal para os funcionários próximos à aposentadoria. “As primeiras medidas do acordo de ‘Future Volkswagen’ estão em vigor e estamos no caminho certo”, disse Gunnar Kilian, chefe do departamento de equipe. “Com avanços mensuráveis ​​nos custos da fábrica em Wolfsburg e com redução de pessoal socialmente responsável apenas nas seis unidades Volkswagen na Alemanha, estamos acelerando nossa transformação”. A Volkswagen, que também possui marcas Audi, Skoda e Porsche, causou uma comoção na Alemanha quando anunciou no passado que estava pensando em fechar as fábricas no país – algo sem precedentes na história do gigante do carro. A medida foi descartada após meses de negociações difíceis com sindicalistas, culminando em acordos voluntários de demissão. Leia mais: Lista: Veja os melhores carros e captadores usados ​​para vendedores e captadores no Brasil: venda de novas motocicletas sobe quase 11% em 2025; Veja o Fiat Strada mais vendido lidera as vendas em 2025, mas a Volkswagen Polo vende mais em maio e inclinação; Veja a lista de problemas financeiros, apesar do anúncio de quarta -feira, o diretor financeiro da marca, David Powels, enfatizou que o objetivo da economia ainda não foi alcançado. O objetivo é tornar a empresa competitiva e sustentável até 2029, reduzindo a ociosidade das fábricas e aumentando a margem de lucro da VW, que tem baixa lucratividade. Segundo a Powels, a VW investe muito e lucra com seus carros elétricos. “Nossa chance agora é corrigir esse desequilíbrio e operar novamente com lucro”. A VW alemã vem sofrendo há anos a alto custo e capacidade ociosa em suas fábricas. Especialmente unidades dedicadas exclusivamente a carros elétricos, como Zwickau e Emden, registraram baixa demanda e tiveram que reduzir a produção. Além disso, as vendas e os lucros da VW estão caindo na China – o mercado mais importante do grupo -, já que os concorrentes locais como a BYD estão ganhando espaço. Por outro lado, na principal fábrica de Wolfsburg, onde apenas veículos de combustão, como golfe e Tiguan, são atualmente produzidos, a VW recentemente teve que implementar mudanças extras. Isso ocorre porque, diferentemente dos carros elétricos, os modelos de combustão têm boas vendas no momento. Mas isso não deve durar, de acordo com o Conselho dos Trabalhadores, Daniela Cavallo. Em um relatório interno ao qual a agência de notícias da DPA teve acesso, ela diz que as vendas do golfe cairão. “A tendência é a queda irreversível.” A produção global do modelo caiu de um milhão de unidades em 2015 para pouco mais de 300 mil em 2024, de acordo com o mesmo relatório. Para 2025, a previsão foi de 250 mil unidades. Cavallo também alertou sobre problemas de capacidade produtiva de 2027. A produção de golfe será transferida para o México, e Wolfsburg fabricará uma versão elétrica do modelo. “Desde 2027, uma semana de trabalho de quatro dias aqui não é um cenário improvável”, disse ela, segundo os participantes da reunião. Cavallo aconselhou seus colegas da Volkswagen a fazer turnos extras nas fábricas para compensar perdas salariais futuras em caso de redução de jornada. “Temos que fazer economias agora para que possamos usá -las mais tarde”. A fábrica da VW em Wolfsburg pode adotar a semana de 4 dias a partir de 2027, a reestruturação da fábrica da Volkswagen em Wolfsburg de 2027 para dar lugar à produção exclusiva de veículos elétricos pode resultar em uma semana de trabalho temporária de quatro dias, o chefe do Conselho de Trabalhadores, Daniela Cavallo, na terça-feira (03). Cavallo, uma figura central nas negociações dos trabalhadores com a montadora no ano passado sobre cortes de custos, disse que os sindicatos concordaram com o uso mínimo de capacidade de transição, mas argumentou que os trabalhadores fazem mudanças extras durante o período de preparação para compensar a probabilidade de menos horas de trabalho nos próximos anos. “Temos que fazer provisões agora para que possamos recorrer a eles mais tarde … a partir de 2027, uma semana temporária de quatro dias não é um cenário irracional”, disse Cavallo. O acordo da Volkswagen assinado com os sindicatos em dezembro passado para reduzir custos na Alemanha incluiu a transferência do motor de combustão de golfe de Wolfsburg para o México de 2027, o que gerou preocupação entre alguns funcionários da sede da montadora sobre o futuro da fábrica. Cavallo procurou garantir aos trabalhadores na terça-feira que o futuro da fábrica estava mais seguro pelos planos de produzir golfe elétrico, bem como um sucessor do SUV compacto do T-Roc até o final da década. “O golfe deve ir para o México! Mais cedo ou mais tarde. Caso contrário, nossa fábrica acabará no fundo dessas estatísticas que acabei de mostrar”, disse Cavallo, de acordo com comentários sobre a intranet da empresa e visto pela Reuters. Volkswagen Tera: Veja os 5 pontos positivos e negativos do novo SUV da marca alemã



Fonte Seu Crédito Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

Author : mzansi taal.