16.8 C
São Paulo
segunda-feira, julho 21, 2025

Levantamento revela o motor oculto por trás da queda do desemprego; entenda

NotíciasEmpregosLevantamento revela o motor oculto por trás da queda do desemprego; entenda


O Mercado de trabalho brasileiro apresentou sinais robustos de recuperação no trimestre terminou em maio. Com uma taxa de desemprego 6,2%, o país atingiu uma das melhores taxas desde o início da série PNAD contínua mensal, de acordo com dados do Ibge.

Esse Resultado representa não apenas uma redução de 0,6 ponto percentual em comparação com o trimestre anterior, mas também um avanço significativo comparado ao mesmo período de 2024. Números positivos refletem amplamente o impacto direto da expansão de pequenas empresascomo mostrado uma pesquisa sem precedentes de Sebrae.

profissões
Imagem: Krakenimages.com/shutterstock

Leia mais:

  • Seguro de desemprego: entenda quem pode perguntar e como fazer a solicitação
  • A crise fiscal piora com o aumento dos benefícios, apesar da queda no desemprego
  • Novo Seguro de Exepary 2025: prazos, valores e quem tem direito

Cair em desemprego e registro em formalização

Indicadores de trabalho nacionais

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)O número total de brasileiros com um portfólio assinado no setor privado atingiu um novo registro: 39,8 milhões. Esta marca representa um aumento de 0,8% em relação ao trimestre anterior e 3,7% em comparação com o ano passado.

Além disso, o Total de trabalhadores ocupados No país, atingiu 100,8 milhões de pessoas, um crescimento consistente em comparação com os trimestres anteriores. Que desempenho robusto É atribuído principalmente ao desempenho de microentreepresores individuais (MEIs), micro e pequenas empresas (EPPs), que representam cerca de 60% dos trabalhos gerados em 2025.

Papel do setor privado e pequenas empresas

A análise do Registro Geral de Funcionários e Desempregados (enjaulados), interpretados por Sebrae, confirma a força de pequenas empresas como um vetor de recuperação econômica. De janeiro a abril, 546.833 pessoas foram contratadas por empresas nesta categoria em todo o Brasil.

De acordo com Presidente de SebraeDécio Lima, pequenas empresas são o verdadeiro “motor do desenvolvimento nacional”, criando emprego, gerando renda e promovendo o inclusão social. Ele enfatiza que eles são empreendedores resilientes que garantem o dinamismo à economia e refletem o espírito inovador da população brasileira.

A taxa de informalidade também cai

Redução significativa no trabalho informal

Outro dados que chamam a atenção no estudo de Ibge é o Cair em informalidadeque agora representa 37,8% da população ocupada. Isso equivale a 39,3 milhões de pessoas que trabalham sem um contrato formal ou por conta própria sem CNPJ. O índice está abaixo do trimestre anterior (38,1%) e também menor que o mesmo período de 2024 (38,6%).

Este retiro mostra um Avanço de formalização de trabalho no Brasil. O crescimento do número de trabalhadores por conta própria com o CNPJ é um dos fatores que explicam essa tendência: houve um aumento de 249.000 profissionais formalizados em apenas três meses.

Apoio à formalização e empreendedorismo

Esses números mostram que, além de absorver mão -de -obra desempregada, pequenas empresas têm regularização orientada Milhares de profissionais autônomos, contribuindo para a coleta e proteção social desses trabalhadores.

As iniciativas de treinamento e formalização promovidas por instituições como Sebrae têm sido cruciais nesse processo. Programas de orientação, linhas de crédito e cursos gratuitos ajudam os empreendedores a estruturar melhor seus negócios e a entrar no mercado formal com mais segurança.

Abertura do registro de novas empresas

Expansão acelerada de pequenas empresas

Somente entre janeiro e maio de 2025, o Brasil registrou a criação de 2,21 milhões de novas pequenas empresas. Isso representa um aumento de 24,9% em comparação com o mesmo período de 2024, de acordo com os dados cruzados entre Sebrae e o IRS.

Deste total, mais de 97% correspondem a Microentreepresores individuais e microempresas, que reforçam o papel decisivo desse segmento na criação de empregos e o dinamismo da economia.

Destaque para o mês de maio

Somente em maio, 409.300 pequenos empreendimentos foram abertos no país. O número é considerado um recorde mensal E reflete um ambiente econômico mais confiante, especialmente em setores como alimentos, comércio eletrônico, serviços domésticos e construção.

Este movimento sugere um Cultura empreendedora Em Franca Ascension no Brasil. Muitos brasileiros, dada a dificuldade de realocação ou o desejo de se tornar donos de seu próprio destino, optam por iniciar seus próprios negócios com o apoio de programas institucionais.

A importância das pequenas empresas na economia

Base Nacional de Empregabilidade

De acordo com dados recentes do SebraeMais de 55% dos empregos com um contrato formal no país são gerados por pequenas empresas. Essas empresas mover setores estratégicos da economia e têm maior capilaridade regional, até alcançando áreas com menos presença de grandes corporações.

Além disso, pequenas empresas são responsáveis ​​por uma parte significativa do PIB nacionalcom impacto direto no consumo, crédito e cobrança de impostos. Sua agilidade na adaptação a cenários econômicos adversos é uma das razões do sucesso.

Inclusão e inovação

Outro diferencial de pequenas empresas É sua capacidade de gerar oportunidades Para grupos que tradicionalmente enfrentam mais barreiras no mercado de trabalho, como mulheres, jovens e pessoas em situações vulneráveis.

Ao apostar em modelos flexíveis, tecnologias acessíveis e serviço personalizado, esses empreendedores estão na linha de frente de Transformação digital e inovação social no Brasil.

Apoio de instituições públicas e governamentais

Políticas públicas e crédito facilitado

Nos últimos anos, as políticas públicas para promover o empreendedorismo ganharam destaque. O governo federal, através de Programas de microcréditoAs iniciativas de burocracia e incentivos fiscais contribuíram para criar um ambiente mais favorável para a criação e manutenção de pequenas empresas.

Parcerias com instituições como Sebrae e BNDes também fortalecem a oferta de treinamento técnico, consultoria de negócios e Apoio à formalização de negócios.

Parceria com os resultados da Sebrae Drives

Sebrae tem sido protagonista na formação de novos empreendedores por meio de cursos gratuitos, orientação, feiras de negócios e programas de inovação. O foco em treinamento prático Gerou resultados significativos na redução da taxa de mortalidade das empresas nos primeiros anos.

Além disso, as campanhas para estimular o consumo local e a digitalização de pequenas empresas aumentaram a visibilidade desses empreendedores, gerando impactos positivos na competitividade do setor.

Seucreditdigital.com.br Aprenda a manter a Bolsa Familia, mesmo depois de conseguir uma bolsa de família
Imagem: Shutterstock

Um Brasil mais forte com o protagonismo de pequeno

O Cair na taxa de desemprego e o crescimento de indicadores formais de trabalho em 2025 são reflexos diretos da força de pequenas empresas. Esses empreendedores, espalhados por todo o território nacional, são os verdadeiros protagonistas da recuperação econômica brasileira.

Com o apoio de instituições como o SebraePolíticas públicas eficazes e o espírito resiliente da população, o Brasil dá passos firmes para um mercado de trabalho mais inclusivo, produtivo e inovador. Aposta nos pequenos está investindo no futuro. E o futuro começou.



Seu Credito Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

Earn passive money with an ai blog.