16.8 C
São Paulo
segunda-feira, julho 21, 2025

MP da Renda corta lucros de Nubank, XP e B3 e reduz renda do setor financeiro

NotíciasFintechMP da Renda corta lucros de Nubank, XP e B3 e reduz renda do setor financeiro


A medida provisória proposta pelo governo federal, que aumenta a taxa de contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL) para instituições de pagamento e similares, deve causar impactos diretos na lucratividade de empresas financeiras importantes, como NubankXP Inc. e B3.

De acordo com a análise divulgada por JPMorgan e refletido por EstadãoA nova tributação representa uma ameaça concreta ao lucro dessas empresas. A medida é considerada negativa pelo banco americano e pelo Itaú BBAque também revisou suas projeções para o setor.

Leia mais:

O governo sofre derrota: a câmara derruba a iof – e o Senado deve confirmar

O que é CSLL e por que o aumento afeta tanto?

Nubank
Imagem: Divulgação/ Nubank

A CSLL é um imposto federal aplicado ao lucro líquido das empresas, que visa financiar o Seguro Social no país.

Com a medida provisória, a taxa de CSLL para instituições financeiras e equivalentes – como fintechs, corretoras e o próprio mercado de ações – será levantado de 9% a 15%. No caso de empresas que operam no exterior, como o XP, esse aumento pode alcançar 25% em certos fundos.

Esse aumento na carga tributária, adicionada ao imposto de renda legal (IRPJ), aumenta a tributação total das instituições financeiras de 40% a 45% No Brasil, como os especialistas apontam.

Impactos estimados pela empresa

B3: redução de até 8% no lucro líquido

Estimativas de JPMorgan e Itaú BBA coincidem

Para o B3que gerencia o mercado de capitais brasileiros, JPMorgan estima uma redução em 7% a 8% em lucros líquidos. Essa projeção começa com a suposição de que a empresa não será capaz de passar os custos da nova taxa para seus clientes aumentando tarifas ou outras estratégias compensatórias.

O Itaú BBA Confirme este diagnóstico, com previsão semelhante: 7% queda no lucro B3 devido ao novo imposto. A análise é ancorada pela dependência da Companhia de receitas fixas, pouco elásticas diante dos aumentos de custos operacionais.

Investimentos XP: 10% de queda no lucro

A estrutura internacional pode intensificar os impactos

O XP Inc.para operar com estruturas no exterior, especialmente através de veículos conhecidos como Coliseuserá um dos mais atingidos pela nova regra. De acordo com JPMorgan, O lucro XP pode cair cerca de 10%.

De acordo com um relatório assinado por analistas Pedro Leduc, William Barranjard e Mateus Raffaellide Itaú BBA, sobre Dois terços do lucro antes dos impostos (EBT) do XP vem desses fundos estrangeiros usados ​​como contrapartida nas operações locais.

A nova CSLL, neste caso, será aumentada de 15% para 25%, impactando significativamente os resultados da empresa. Analistas também alertam que Interpretações legais da medida ainda podem mudarMas os efeitos preliminares são claros e preocupantes.

Nubank: impacto entre 5% e 7% do lucro

A fintech também é penalizada pela elevação tributária

No caso de NubankA estimativa de impacto é uma redução de 5% a 7% no lucroDe acordo com JPMorgan. A fintech, que tem crescido rapidamente no mercado bancário, também é atingido pela nova combinação de IRPJ e CSLL, o que eleva a carga total para 45% no lucro.

O Itaú BBA também calculou perdas de aproximadamente 6% em lucros Nubank com a implementação da medida.

Apesar do modelo de negócios enxuta e altamente digital da empresa, a nova tributação pressiona os custos adicionais, dificultando a manutenção das margens de lucro já compactadas por condições macroeconômicas e concorrência no setor bancário digital.

Avaliação de analistas: a visão negativa é consenso

Especialistas de ambos os bancos – JPMorgan e Itaú BBA – compartilham a mesma visão: A medida é negativa para o setor.

O JPMorgan estima que o impacto será ainda mais grave para empresas com operação internacional ou estruturas financeiras complexas. Itaú BBA destaca que, embora o objetivo do governo seja Aumentar a coletaA conseqüência direta pode ser a retração nos lucros e menos atratividade das funções financeiras no curto e médio prazo.

A falta de compensação agrava o cenário

Uma das principais críticas feitas pelos dois relatórios é que o governo não prevê nenhum mecanismo de compensação para aumentar a taxa. Assim, se as empresas não conseguirem transmitir os custos para seus clientes – o que é provável, especialmente em um ambiente competitivo – a redução dos lucros será inevitável.

Reações e perspectivas de mercado

Nubank
Imagem: Freepik

Ações das instituições financeiras caem após o anúncio

Desde que a proposta de medida provisória tenha sido divulgada, As ações das empresas afetadas começaram a registrar quedas nas sacolas. Os investidores reagiram negativamente à possibilidade de menor retorno e menor geração de caixa para dividendos e investimentos.

Incerteza ao redor Aprovação definitiva do MP no Congresso Nacional Adiciona mais volatilidade aos papéis. Embora ainda esteja em processo de processamento, os analistas alertam que o mercado Já precipitar os riscos potenciais de mudança de imposto.

Efeito dominó potencial no setor

Mesmo instituições que não estão diretamente no alvo da nova taxa de CSLL podem ser indiretas. Isso ocorre porque a reconfiguração da carga tributária no sistema financeiro pode desencadear um redesenho de preço, produtos e estratégias no mercadoafetando a competitividade de bancos menores e fintechs.

Além disso, especialistas alertam que a medida pode gerar desânimo para investimentos estrangeirosEspecialmente em startups e instituições financeiras digitais, cuja atratividade dependia de um ambiente fiscal mais previsível e moderado.

CONCLUSÃO: ALERTA LIT no setor financeiro

O aumento da taxa de CSLL, formalizado pela medida provisória, representa um novo capítulo no relacionamento entre o governo federal e o setor financeiro. Se, por um lado, a receita pública puder aumentar com a medida, por outro, A lucratividade das instituições financeiras – já pressionada por fatores macroeconômicos e regulatórios – tende a cair.

B3, XP e Nubank representam, cada um à sua maneira, diferentes modelos de negócios no ecossistema financeiro brasileiroMas todos compartilham a mesma vulnerabilidade diante da elevação tributária.

Se não houver estratégias eficazes para aprovar custos ou operações de reestruturação, a tendência é Os efeitos estão refletidos nos balanços já nos próximos trimestres.



Fonte Seu Crédito Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

Earn passive money with an ai blog.