Os pilotos cortando manualmente os motores eram os culpados pelos dois acidentes aéreos mais mortais desta década, sugerem investigações.
Com um total de 420 vidas perdidas no filme de três botões, questões urgentes estão girando sobre o que pode ser feito para reduzir o risco de erro piloto ou sabotar.
O acidente de aterrissagem de emergência Jeju Air matou 179 pessoas Em dezembro, e 241 pessoas morreram quando o avião da Air India caiu logo após a decolagem em junho.
Os investigadores revelaram sensacionalmente que há “evidências claras” de que os pilotos do Jeju Air desligaram erroneamente o motor errado após uma greve de pássaros.
O avião foi forçado a fazer um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Muan em 29 de dezembro, onde bateu em uma parede de concreto e explodiu em uma bola de fogo.
Enquanto isso, a teoria líder no acidente da Air India é That o piloto virado manualmente Ambos os interruptores de combustível guardados para a posição “corte” – Um movimento especialista em aviação diz que poderia só foram deliberados.
Leia mais sobre os desastres aéreos
Um relatório do Departamento de Investigação de Acidentes de Aeronaves da Índia (AAIB) revelou uma gravação do co-piloto em pânico, perguntando qual piloto principal fechou os motores.
Terry Tozer, ex -piloto de companhias aéreas e autor de “Confissões de um piloto de companhias aéreas – por que os aviões caíram”, disse ao Sun que seria possível para o piloto da Air India desligar os motores sem que o outro percebesse.
No cockpit estavam o capitão Sumeet Sabharwal e o primeiro oficial Clive Kunder.
Terry disse: “O piloto de manuseio, que sabemos que foi o primeiro oficial, teria as mãos cheias.
“Ele teria as mãos nos controles, mas o piloto de monitoramento [Sumeet] teria as mãos livres. “
“Não há absolutamente nenhum procedimento ou razão lógica pela qual você desligasse os motores logo após a decolagem. Isso é tão óbvio que não precisa ser declarado.
“Então, ou aconteceu por acidente, que eu acho que muitas pessoas acham extremamente difícil de acreditar ou foi feito deliberadamente”.
Terry disse que os interruptores são “travados”, o que significa que você precisa levantá -los antes de poder movê -los.
Apesar do mecanismo de segurança, Terry disse que “provavelmente” teria sido possível para um piloto desligar os motores sem que o piloto de monitoramento percebesse, porque os interruptores “estariam por trás de sua linha de visão natural”.
O piloto da experiência também pediu aos investigadores que divulgassem uma evidência importante que poderia esclarecer o que aconteceu na Índia.
Ele explicou que o microfone da área no gravador de voz do cockpit teria pegado o som dos interruptores sendo sacudidos.
Terry disse: “Portanto, teria sido útil se os investigadores tivessem dito se foram ou não capazes de dizer se um som do tipo Switch era detectável na época em que eles acham que os interruptores poderiam ter sido desligados”.
Falando sobre o acidente de Jeju, Terry disse que os pilotos “obviamente” fecharam o motor errado por “erro” – mas revelaram que eles estariam lutando com um caos no cockpit.
Ele disse: “Eles provavelmente teriam todos os tipos de sinos e assobios saindo e muitas indicações de que ambos os motores estavam com problemas”.
O ex -piloto disse que “leva tempo para analisar se você deve ou não desligar um ou nenhum ou ambos” – mas era hora que os pilotos de Jeju não tinham.
Ele também disse que as novas revelações sobre esses momentos cruciais foram reveladas de uma “maneira muito estranha”.
Terry disse: “Entendo que foi lançado aos parentes das vítimas e em particular, antes de se libertar ao público em geral.
“E então isso causa tumultos e caos.”
No entanto, Terry disse que o que aconteceu nos dois cockpits, há um fator que determina o destino dos passageiros acima de tudo.
Ele disse que a “coisa mais importante” na segurança dos passageiros é a “cultura das companhias aéreas”.
Terry explicou: “Se é uma cultura de segurança profissional disciplinada com um bom regime de treinamento, isso faz uma enorme diferença”.
Terry lembrou -se de uma ocasião semelhante quando o motor errado foi fechado – o desastre aéreo de Kegworth de 1989 – e disse que “definitivamente um problema cultural no departamento de treinamento”.
“Isso pode ter sido um fator da Jeju Air”, disse ele.
Após as duas tragédias, muitos números de aviação pediram a introdução do cockpit CCTV.
Isso esclareceria imediatamente como os dois motores passaram a ser fechados no voo da Air India – mas Terry disse que os pilotos se afastariam.
Ele disse: “Eu posso ver por que os investigadores podem dar as boas -vindas ao Cockpit CCTV.
“Deveríamos fazer tudo o que podemos para minimizar os acidentes.
“E em qualquer ambiente responsável, com uma boa companhia aérea e um ambiente regulatório que já está acontecendo.
“E, obviamente, se houvesse uma evidência em vídeo do que aconteceu no cockpit. Eles saberiam as respostas com muita clareza.
“Mas é algo que eu acho que os pilotos resistiriam, pela simples razão de que eles já foram examinados, treinados, verificados, examinados, monitorados, regulamentados muito”.