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domingo, agosto 3, 2025

Erro piloto, uma missão suicida ou questão mecânica … exatamente o que – ou quem – desligou o combustível no voo 171 da Air India?

NotíciasMundoErro piloto, uma missão suicida ou questão mecânica ... exatamente o que - ou quem - desligou o combustível no voo 171 da Air India?


Para os moradores aterrorizados que se abaixaram quando o voo 171 da Air India perdeu por pouco o bloco de apartamentos, o capitão Sumeet Sabharwal e seu primeiro oficial são heróis.

Eles estão convencidos de que os dois pilotos salvaram centenas de vidas desviando o jato no último momento depois de sofrer uma falta catastrófica de impulso segundos após a decolagem.

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Capitão Sumeet SabharwalCrédito: Instagram
Foto do oficial Clive Kunder, um piloto no voo Air India AI171.

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O co-piloto Clive Kunder estava nos controles do jato da Air India quando caiu
Detritos de um acidente de avião da Air India perto de um prédio.

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Detritos do voo 171 da Air India em Ahmedabad, Índia, em junhoCrédito: Alamy

No entanto, essas famílias agradecidas, juntamente com o resto do mundo, estão agora pensando na terrível possibilidade de que o capitão Sabharwal ou o co-piloto Clive Kunder possam realmente ser o vilão da história.

Isso ocorre porque o relatório preliminar sobre o desastre, que matou 260 vidas, revelou que o avião caiu devido ao fato de os motores estarem famintos por combustível.

Isso pode estar em uma questão mecânica ou a um ato deliberado de um dos pilotos – e especialistas em aviação disseram ao Sun que o foco está muito no último.

Diz -se agora que os investigadores de acidentes estão investigando os registros médicos do capitão Sabharwal em meio a alegações que sofria de problemas de saúde mental.

O documento de 15 páginas divulgado pelo Departamento de Investigação de Acidentes de Aeronaves da Índia afirma que os interruptores que controlam o suprimento de combustível para os dois motores foram desligados três segundos após a decolagem, quando o Boeing 787-8 Dreamliner chegou a 210 mph.

À medida que os motores cortavam, um dos dois pilotos é ouvido na gravação de voo da Black Box perguntando freneticamente ao outro: “Por que você cortou?”, Para o qual o segundo insiste: “Eu não o fiz”.

Momentos após a troca, os interruptores foram ligados novamente.

Um motor reiniciou, mas não a tempo de evitar a tragédia.

O jato rugiu sobre um bloco de apartamentos de três andares, onde 18 famílias moram ao lado do aeroporto de Ahmedabad, perdendo o último andar por alguns metros.

Famílias de vítimas da Air India Slam ‘Cobert-up’ sonda, pois as perguntas permanecem acima da possível confusão do interruptor do motor

‘Situação obscura’

Em seguida, prendeu as árvores e um prédio dentro de um composto pertencente ao Corpo Médico do Exército antes de entrar em uma faculdade de medicina, com quase 60 toneladas de combustível de aviação explodindo em uma bola de fogo feroz.

Dezenove pessoas morreram no chão e todas, exceto uma das 242 pessoas a bordo, foram mortas.

O sobrevivente milagroso Vishwash Ramesh, 40 anos, conseguiu rastejar pela fuselagem mutilada e caminhar até a segurança, mas seu irmão Ajay, 35 anos, morreu no acidente.

O relatório preliminar não descarta a possibilidade de o suprimento de combustível ter sido cortado devido a um problema mecânico.

Mas especialistas do setor disseram ontem que os holofotes estavam firmemente nos pilotos – o primeiro oficial Kunder, 32, que estava nos controles, e o capitão Sabharwal, 56, que era “monitoramento piloto”.

Terry Tozer, ex -piloto e autor de Confessions de um piloto de companhias aéreas – por que os aviões quebram, disse: “O relatório é absolutamente chocante.

“A implicação é que alguém na cabine de comando girou os interruptores de combustível para o corte e, em seguida, alguém resgatou essa situação e os colocou de volta para ‘correr’.

“Os motores começaram a reacender, mas não tiveram a chance de se recuperar.

O relatório é absolutamente chocante. A implicação é que alguém na cabine de comando girou os interruptores de combustível para o corte e, em seguida, alguém resgatou essa situação e os colocou de volta para ‘correr’

Terry Tozer

“O primeiro interruptor e depois o outro foi definido, e é assim que seria feito se você o estivesse fazendo deliberadamente.

“Se assumirmos que os interruptores estavam funcionando como pretendido, você não poderá derrubá -los acidentalmente.

“Um piloto disse ao outro: ‘Por que você desligou o combustível?’ E o outro disse: ‘Eu não’.

“Então, obviamente, um deles pensou que o outro deliberadamente os desligou.

“É uma situação obscura.”

O especialista em segurança aérea Julian Bray acredita que o suicídio piloto é uma possibilidade, assim como no desastre alemão de 2015, quando 150 pessoas morreram depois que o primeiro oficial voou deliberadamente para uma montanha.

Julian disse: “É impossível para um piloto girar os interruptores de corrida para corte por acidente.

“Tem que ser um ato deliberado.

“Pode ser o suicídio piloto, o que tivemos com aswings alemães.

“Ainda não sabemos da troca na cabine de comando porque alguém diz: ‘Por que você desligou?’ E o outro volta, ‘eu não’.

Julian também levantou a possibilidade de uma falha de software ou mesmo uma terceira pessoa presente no cockpit.

Ele disse: “Poderia ter sido alguém no banco do salto?

“O Dreamliner tem dois assentos de salto, que estão por trás dos assentos piloto e co-piloto.

“Não é incomum que as pessoas estejam no banco do salto.

“Muitas vezes, os pilotos ou a tripulação de cabine pegará um elevador se não houver assentos de passageiros disponíveis.

“Alguém em um dos assentos de salto poderia estar se sentindo suicida e se inclinou e virou os interruptores.

Vídeo ainda de um avião da Air India logo antes de bater.

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Air India Flight AI171 Ficturado momentos antes do acidenteCrédito: Jam Press/Rare Shot News
Grande pluma de fumaça negra ondulando de um incêndio perto de edifícios.

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Fumaça preta grossa ondulando do local após o acidenteCrédito: AFP

“É altamente improvável, mas é concebível e não pode ser descartado.

“Além disso, o que não sabemos é se há uma substituição de software no Dreamliner que pode realmente fazer isso automaticamente.

“Se for uma emergência terrível, todos os tipos de outros sistemas entram em jogo que podem ter sido parte de outro procedimento.

“Os investigadores estarão analisando todos os sistemas e tentarão descobrir se foi demitido remotamente pelo software, porque essas falhas já aconteceram antes”.

O advogado da aviação Demetrius Danas, da empresa jurídica Irwin Mitchell, está representando várias famílias das vítimas britânicas.

Ele disse: “As descobertas iniciais são profundamente preocupantes.

“Três segundos após a decolagem, o combustível foi cortado para um motor e quase imediatamente o outro.

“É uma conversa realmente arrepiante entre os dois pilotos.

As descobertas iniciais são profundamente preocupantes. Três segundos após a decolagem, o combustível foi cortado para um motor e quase imediatamente o outro. É uma conversa realmente arrepiante entre os dois pilotsegan para reacender, mas eles não tiveram a chance de se recuperar

Demetrius Danas

“Espero que aprendamos o que foi dito antes dessa troca, mas parece claro que esses dois botões foram desligados e depois tentaram ser recolocados novamente, mas já era tarde demais.

“Se é um erro piloto, foi inadvertido, distraído ou foi deliberado?

“É desconcertante.

“Se for intencional, é a memória muscular fazer algo que você fez muitas vezes antes, mas nesta ocasião na hora errada?

“Os interruptores são usados em todos os vôos, mas quando termina.

“Desta vez, foi feito quando começou.

“As famílias estão desesperadas para saber por que os motores estavam famintos de combustível e como isso aconteceu.”

Advogado, especialista em aviação e piloto de helicóptero qualificado James Healy-Pratt, da Lawstone Law, está representando outros 20 das famílias britânicas.

Ele acrescentou uma nota de cautela à especulação de que os interruptores de combustível foram desligados por um ato deliberado.

James disse: “É possível que eles tenham sido deliberadamente tocados, mas isso é tão difícil quanto eu posso ir no momento.

“Acho que é muito cedo para chegar a conclusões como suicídio ou homicídio em massa, porque se coloque no lugar de uma das famílias.

“Uma coisa é perder entes queridos de um acidente.

“É muito diferente perder entes queridos que de repente se tornam vítimas de um crime intencional.

“Tudo agora se concentra em duas coisas – aquelas alavancas de controle de combustível e o que aconteceu no cockpit por cerca de 20 segundos.

“Estaremos entrando com uma ação contra a Boeing nos Estados Unidos para obter mais informações sobre esses switches.

“É a única maneira de tentar obter algumas evidências, e nossas famílias querem respostas”.

Uma das famílias que esperam para aprender mais são os parentes de Ashok Patel, 74, e sua esposa Shobhana, 71, de Orpington, Kent.

Eles estavam casados há 47 anos e estavam voando para casa depois de visitar a Índia em uma peregrinação religiosa.

Fila furiosa

Ashok era consultor financeiro e Shobhana, um microbiologista que trabalhou para o NHS por 37 anos.

O filho Miten, 40, que agora usa o anel de esmeralda que seu pai tinha quando morreu e que foi recuperado do local do acidente, disse: “Eles haviam passado por tantos desafios na vida.

“Eles tinham essa força que você não desiste. É isso que está nos mantendo agora. Eles eram inseparáveis e eram amados por tantas pessoas.

“É incrível o número de mensagens de texto que tive desde que morreram.

“Papai tinha a capacidade de entrar em uma sala e conversar com alguém. Ele sempre estava interessado em outras pessoas.

“E mãe era a rocha de nossa família. Ela estava lá todos os dias para qualquer parente, em tempos bons ou ruins. Se alguém estivesse indo para o almoço, ela faria uma refeição hindu completa.

“Eu diria: ‘Mãe, o que você está fazendo? Você está passando a noite inteira fazendo esta refeição enorme e eles estão apenas ligando para rodar’.

“Ela dizia: ‘Eles estão chegando à nossa casa e sempre recebemos nossos convidados corretamente’.

É impossível para um piloto girar os interruptores de corrida para corte por acidente. Tem que ser um ato deliberado. Pode ser suicídio piloto, o que tivemos com aswings alemães

Julian Bray

“Desde que o avião caiu, houve tantas teorias, mas até vermos o relatório final de que essa é a causa ou essa é a causa, somente então devemos seguir esse caminho.

“Vai levar tempo, o que causa mais mágoa e frustração, porque as pessoas querem respostas.

“Para todas as famílias, isso é uma tragédia e temos o direito de saber o que aconteceu e deve haver responsabilidade.

“Mas temos que esperar pelo relatório final e esperamos que ele conclua as informações baseadas em evidências que impedirão que isso aconteça novamente”.

O relatório preliminar revela que o módulo de controle do acelerador do voo 171, que inclui os interruptores de combustível, foi substituído em 2023.

Mas isso não ocorreu devido a nenhum problema com os comutadores, e não houve relato de nenhum defeito com os comutadores desde então, afirma.

Isso transforma ainda mais o foco para os pilotos, que desencadeou uma briga furiosa na Índia.

A Associação de Pilotos da Aérea da Índia criticou o relatório porque “parece tendencioso em relação ao erro piloto”.

O sindicato dos pilotos acrescentou: “Esta investigação parece presumir falhas piloto, e nós objetamos fortemente a essa narrativa.

“Rejeitamos fortemente quaisquer conclusões prematuras e insistimos uma investigação imparcial e baseada em fatos”.

Enquanto isso, o único sobrevivente do voo continua lutando para lidar com as consequências um mês depois de se arrastar para fora dos destroços.

O primo de Vishwash Ramesh, Sunny Kumar, disse que Vishwash está lutando com insônia e ataques de pânico, acrescentando: “Ele não se recuperou do trauma do acidente ou da perda de seu irmão”.



The Sun

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