Pelo menos duas pessoas morreram e milhares foram evacuados, pois incêndios florestais devastadores continuam furiosos na Turquia.
Os bombeiros foram lutando contra mais de 600 incêndios alimentados por ventos fortes na nação atingida pela seca na semana passada.

Os incêndios florestais entraram em erupção nas áreas de hotspot turísticas Kuyucak e Doganbey Fansado durante a noite pelos ventos que atingiu 25-30 mph.
Enquanto as autoridades conseguiram obter controle sobre alguns dos trechos de incêndio – um grande incêndio perto da cidade turística de Cesme -, eles ainda estavam lutando contra dois outros incêndios florestais.
Um deles fica em Buca, ao sul de Izmir, e outro em Odemis-a cerca de 64 milhas mais a leste, onde um homem de 81 anos morreu na quinta-feira.
“A vila foi evacuada, mas um paciente de idosos e acamado não pôde ser salvo”, disse Salih Uzun, legislador em Izmir para o principal partido da Oposição CHP.
Um trabalhador florestal na mesma área morreu quando lutava contra as chamas, disse o ministro da Agricultura do país, Ibrahim Yumakli, em X.
Os analistas disseram que as temperaturas estavam programadas para aumentar no fim de semana e chegariam a cerca de 40 graus Celsius no início da próxima semana.
A rodovia que liga Izmir e Aydin a sudeste foi fechada por causa do incêndio de Buca, que começou às 16:00 na quinta -feira e se espalhou rapidamente devido ao vento, disse a CNN Turk.
Ele disse que duas pessoas que estavam cortando ferro para uso em construção foram presas por suspeita de iniciar o incêndio.
Em um post no Facebook que já foi compartilhado milhares de vezes, o prefeito de Odemis Mustafa Turan foi visto desesperadamente pedindo ajuda.
Um local disse: “A magnitude e as dimensões assustadoras do fogo estão assustando o povo de Odemis”.
Anteriormente, dois outros incêndios começaram – um no resort sul de Antalya e o segundo na floresta sultan gazi de Istambul.
Eles foram rapidamente contidos por bombeiros, disseram autoridades.
Imagens de Antalya mostraram chamas em uma área florestal perto de uma área residencial em Lara, um popular resort turístico com muitos hotéis grandes.
Os aviões foram vistos despejando grandes suprimentos de água sobre infernos ardentes, a fim de combater as chamas.
E moradores locais assistiram em horror Como suas casas eram incendiadas e A silvicultura continuou a queimar.
Fotos de Aftermath mostravam carros e edifícios queimados, enquanto os bombeiros trabalhavam desesperadamente para combater o chamas.
O ministro das Relações Exteriores Yumakli disse: “Nossos heróis continuam sua incansável luta contra as chamas nas condições mais difíceis, dia e noite, com toda a sua força”.
Cerca de 122 carros de bombeiros, 74 navios -tanque e 84 máquinas pesadas foram implantadas ao lado de mais de mil pessoas que estão trabalhando desesperadamente para extinguir as chamasYumakli acrescentou.
Desde sexta-feira, centenas de incêndios foram relatados no peru atingido pela seca, alimentado por ventos fortes.
Na segunda -feira, mais de 50.000 pessoas foram evacuadas, principalmente na área de Izmir, mas também na província de Hatay, o Afad, disse a Agência de Gerenciamento de Desastres do AFAD.
De acordo com números no site da European Forest Fire Information System (EFFIs), houve 90 incêndios florestais na Turquia até agora este ano que devagaram mais de 35.082 hectares (86.689 acres) de terra.
A figura na segunda -feira foi de quase 15.000 hectares destruídos em 65 incêndios.
PeruO ministro da Justiça, Yilmaz Tunc, disse que 17 suspeitos vinculados a incêndios entre 26 e 28 de junho foram detidos.
Mas um suspeito, um apicultor de acordo com a mídia local, foi considerado por supostamente iniciar um incêndio com gasolina e está enfrentando acusações de “causar intencionalmente um incêndio florestal”, acrescentou o ministro.