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domingo, agosto 10, 2025

Por que áudio de pilotos do voo da Air India aumenta mistério sobre o acidente

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O relatório aponta que os interruptores que desligam o combustível foram acionados segundos após a decolagem no acidente da Air India. Veja o momento em que o avião com mais de 240 pessoas a bordo colidiu com os investigadores da Índia fez uma descoberta assustadora na investigação preliminar sobre o acidente da Air India Flight 171, que matou 260 pessoas em junho. Alguns segundos após a decolagem, os dois interruptores de controle de combustível Boeing 787 de 12 anos se moveram abruptamente para a posição de corte (ou desativado), privando os motores de combustível e causando perda total de energia. O movimento de ativação de corte geralmente é realizado somente após o pouso. A gravação de voz do motorista nos registros da cabine, um perguntando ao outro por que ele havia desativado o suprimento de combustível. As outras respostas que ele não havia feito. A gravação não esclarece quem disse o quê. No momento da decolagem, o co -piloto pilotou a aeronave enquanto o capitão monitorava. Os interruptores foram então colocados de volta à sua posição normal, o que levaria ao processo de reinicialização do motor. No momento do acidente, um motor estava recuperando a energia, enquanto o outro havia sido reativado, mas ainda não havia recuperado o poder. O voo 171 da Air India permaneceu no ar por menos de 40 segundos antes de cair em um bairro movimentado na cidade de Ahmedabad, oeste da Índia, marcando um dos principais desastres aéreos da Índia. Os pesquisadores estão examinando os destroços e os gravadores da cabine para entender o que deu errado logo após a decolagem. O voo da Air India subiu a 190 metros em tempo claro, antes de perder dados de localização após 50 segundos, de acordo com o FlightTar24. O voo 171 da Reuters, da Air India, permaneceu no ar por menos de 40 segundos antes de cair em um bairro movimentado na cidade de Ahmedabad, no oeste da Índia, o relatório de 15 páginas divulgado nesta semana ofereceu informações preliminares. A investigação – liderada por autoridades indianas com especialistas da Boeing, General Electric, Air India, agências regulatórias indianas e participantes dos EUA e do Reino Unido – levanta várias questões. Os investigadores dizem que os interruptores de combustível de bloqueio da alavanca são projetados para evitar a ativação acidental – eles devem ser puxados para desbloquear antes de serem acionados, um recurso de segurança que remonta à década de 1950. Construídos de acordo com padrões rigorosos, eles são considerados altamente confiáveis. A proteção apoia os protege ainda mais de impactos acidentais. “Seria quase impossível acionar os dois interruptores com um movimento único, o que torna improvável uma ativação acidental”, disse a BBC ao acidente aéreo baseado no Canadá, que ele se recusou a ser identificado. Isso destaca o caso da Air India. Se um dos pilotos foi responsável por desligar os interruptores, intencionalmente ou não “, levanta a questão: por que … desligar os interruptores”, disse Shawn Prchnicki, ex -gesso de aeronaves e especialista em aviação da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos. “Foi intencional ou o resultado de confusão? Parece improvável, pois os pilotos não relataram nada de anormal. Em muitas emergências na cabine, os pilotos podem pressionar os botões errados ou fazer seleções incorretas – mas não houve indicação de tal situação aqui, nem de qualquer discussão sugerindo que os interruptores de combustível foram selecionados por erro. Peter Goelz, ex -diretor administrativo do Conselho Nacional de Segurança de Transportes dos EUA (NTSB), tem uma avaliação semelhante: “A descoberta é muito perturbadora: um piloto desligou o interruptor de combustível segundos após o voo”. “Provavelmente há muito mais informações sobre o gravador de voz da cabine do que o compartilhado. Uma única frase como ‘Por que você desligou os interruptores’ não é suficiente”, disse ele. “Os novos detalhes sugerem que alguém no estande de comando desligou essas válvulas. A questão é: quem e por quê? Ambos os interruptores foram desligados e reiniciados em segundos. O gravador de voz revelará mais: foi o piloto de vôo que estava tentando reconectar os motores ou o que estava monitorando?” Os pesquisadores acreditam que o gravador de cabine de controle com áudio de microfones pilotos, chamado rádio e sons do ambiente da cabine, contém a chave para esse quebra-cabeça. “Eles ainda não identificaram as vozes, o que é crucial. Geralmente, quando o gravador de voz é revisado, as pessoas familiarizadas com os pilotos estão presentes para ajudar a comparar as vozes. Até agora, ainda não sabemos qual piloto desligou e ligou os interruptores”, disse Goelz. Em suma, os investigadores dizem que o que é necessário é uma identificação clara da voz, uma transcrição completa da cabine com alto -falantes identificados e uma revisão completa de todas as comunicações a partir do momento em que o avião deixou o portão de embarque até o acidente. Eles também afirmam que isso reforça a necessidade de gravadores de vídeo na cabine, conforme recomendado pelo NTSB. Uma imagem com visão sobre o ombro mostraria qual mão estava no interruptor de corte de combustível. Antes de embarcar no voo 171, os pilotos e a tripulação passaram pelos testes de bafômetro e foram lançados para voar, diz o relatório. Os pilotos, baseados em Mumbai, chegaram a Ahmedabad no dia anterior ao voo e descansaram adequadamente. Mas os pesquisadores também estão se concentrando no que descrevem como um ponto interessante no relatório. O relatório afirma que, em dezembro de 2018, a Administração Federal de Aviação dos EUA emitiu um Boletim Especial de Informações sobre AernAvabilidade (SAIB) destacando que alguns interruptores de controle de combustível da Boeing 737 foram instalados com o recurso nojento. Embora o problema tenha sido observado, não era considerado uma condição insegura que exigia uma diretriz de aeronave (DA) – uma regulamentação legalmente aplicável para corrigir condições inseguras em um produto. O mesmo projeto Switch é usado na Boeing 787-8 aeronaves, incluindo o VT-ANB da Air India, que caiu. Como o Boletim do SAIB era consultivo, a Air India não realizou as inspeções recomendadas. Prchnicki disse que está se perguntando se havia um problema com os interruptores de controle de combustível. “O que isso [parte do relatório] Isso significa exatamente? Isso significa que, com um único toque, esse interruptor poderia desligar o motor e cortar o suprimento de combustível? Quando o recurso de bloqueio é desgrenhado, o que exatamente acontece? O interruptor poderia simplesmente desligar e desligar o motor? Se for esse o caso, é um problema muito sério. Caso contrário, isso também precisa ser explicado “, disse ele. Outros, no entanto, não estão convencidos de que esse é um problema fundamental”. Eu não ouvi falar disso, o que parece ser uma questão discreta da faa [Administração Federal de Aviação dos EUA]. Eu não ouvi nenhuma queixa também [sobre os interruptores de combustível] de pilotos – que geralmente são rápidos em falar. Vale a pena analisar, como foi mencionado, mas pode ser apenas uma distração “, disse Goelz. O capitão Kishore Chinta, um ex -departamento de investigação de acidentes aeronáuticos da Índia (AAIB), se pergunta se os interruptores disparados devido a um problema na unidade de controle eletrônico da aeronave”. mover? Se os interruptores de corte de combustível dispararam eletronicamente, é uma questão de preocupação “, disse ele à BBC. O relatório afirma que as amostras de combustível dos tanques de reabastecimento eram” satisfatórias. Enquanto aguarda uma investigação mais aprofundada. O relatório também afirmou que a turbina AIR RAM da aeronave foi chamada – um sinal claro de uma falha severa nos sistemas – e que o trem de pouso foi encontrado em uma posição “abaixada” ou não coletada. Eles registram uma pressão criticamente baixa, fornecendo energia limitada para manter sistemas essenciais de vôo operacional. “A ativação da turbina do ar de RAM (rato) corrobora fortemente a conclusão de que ambos os motores falharam”, disse Prchnicki. Retração do trem de pouso. Quando a alavanca do trem de pouso é puxada, já temos cerca de 60,9 m (200 pés) e todo o processo de retração do trem de pouso é concluído em cerca de 120 m – cerca de oito segundos no total, graças ao sistema hidráulico de alta pressão da aeronave. Scare – você está chocado. Naquele momento, o trem de pouso não é o seu foco. Sua mente está focada em uma coisa: a trajetória de vôo. Onde posso pousar esta aeronave com segurança? E, nesse caso, simplesmente não havia altitude suficiente para trabalhar. “Os investigadores dizem que a equipe tentou se recuperar, mas aconteceu muito rápido”. Os motores foram desligados e depois ligados. Os pilotos perceberam que os motores estavam perdendo o impulso – provavelmente reiniciando a esquerda primeiro, seguida pela direita “, disse Prchnicki”. Mas o motor certo não teve tempo suficiente para acelerar novamente, e o impulso era insuficiente. Ambos foram configurados para “trabalhar”, mas com o deixado de lado primeiro e a direita tarde demais para se recuperar, era simplesmente tarde demais. ”



g1

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