O Deacon Blue Star James Prime morreu aos 64 anos.
O tecladista e co-fundador da lendária banda pop foi recentemente levada às pressas para o hospital depois de ficar gravemente doente.
O músico, de Kilmarnock, Ayrshire, faleceu após uma “luta curta” com o câncer.
O Deacon Blue anunciou a morte de James nas mídias sociais esta tarde.
O post dizia: “Anunciamos com grande tristeza que nosso irmão, James Prime, faleceu esta manhã depois de uma breve luta contra o câncer.
“Muito obrigado pelas mensagens de apoio que você compartilhou nas últimas duas semanas, eles queriam muito para Jim, sua família e nós. Com amor, Deacon Blue”.
A banda foi formada em 1985 e compreende Ricky Ross, Lorraine McIntosh, James Prime, Dougie Vipond, Gregor Philp e Lewis Gordon.
Eles são famosos por uma série de acertos, incluindo dignidade, Chocolate Girl e carregada.
O Deacon Blue está programado para sair em turnê ainda este ano para sua viagem de Great Western Road.
A turnê em todo o Reino Unido começa em Liverpool em 19 de setembro.
O Deacon Blue tocará na Wembley Arena pela primeira vez desde 1990 e terminará com dois shows da cidade natal no OVO Hydro de Glasgow na sexta -feira, 10 e sábado, 11 de outubro.
O tecladista James já havia dado ao grupo sua bênção para que eles continuassem sem ele enquanto ele estava doente.
A banda afirmou na época: “Conversamos com Jim ontem sobre os planos de Deacon Blue para o resto do ano, e ele nos incentivou a continuar com amor em nossos corações e com sua completa bênção que os shows avançam, mesmo que isso signifique substituir o insubstituível James Miller Prime por enquanto”.
Fora da banda, ele também era professor de música comercial na Universidade do Oeste da Escócia.
O vocalista do Deacon Blue, Ricky Ross, liderou tributos a seu colega de banda.
Ele escreveu: “Estamos de coração partido. Não podemos responder às mensagens, mas passamos pelo amor que muitos de vocês compartilharam”.
O baixista do Simple Minds, Ged Grimes, disse: “Estou tão chocado ao ouvir as notícias da morte do meu amigo Jim.
“Não apenas Jim era um músico excelente, mas sua inteligência e uma grande personalidade eram lendárias.
“Tivemos tantos bons momentos juntos quando eu era membro do Deacon Blue e meu coração sai para a família de Jim e todos os meus amigos da banda. Love Ya, Jim. RIP.”
A ex -estrela do River City, Tom Urie, escreveu: “Tão triste notícia. Jim era um músico incrível e uma enorme influência.
“Eu comecei a trabalhar com ele uma vez – por uma semana. Ele fez um projeto com Horse e eu na sala de concertos. Fiquei admirado com ele.
“Ele tinha um senso de humor seco que estava na minha rua, e seu trabalho de piano com o diácono azul basicamente trilhou o final dos anos 80 e além.
“Ouça a ponte piano de piano sobre dignidade – tira o fôlego. O amor a todos que o conheciam e o amavam.”
Um fã acrescentou: “Lamento ler isso, mas também obrigado pelos maravilhosos momentos gravando e tocando ao vivo com Deacon Blue.
“Sua contribuição para a música vai viver.”
Outro comentou: “Devastado ao ouvir isso, não apenas um ótimo músico, mas também um grande professor que compartilhou muito de seu conhecimento musical com tantos estudantes”.