17.6 C
São Paulo
domingo, julho 27, 2025

Nova onda de frio chega a SP: mínima pode chegar a 3°C no estado e 7°C na grande SP

NotíciasPrevisão do TempoNova onda de frio chega a SP: mínima pode chegar a 3°C no estado e 7°C na grande SP


Uma nova e intensa onda fria atinge o estado de São Paulo a partir da tarde de segunda -feira (23), com temperaturas mínimas esperadas de até 3 ° C em algumas regiões e alto risco de fortes chuvas, ventos intensos e granizo. A defesa civil do estado emitiu alerta a todo o território de São Paulo e guia a população para se proteger, especialmente durante as primeiras horas, quando os termômetros devem registrar as menores marcas do ano.

Segundo a agência, a queda repentina de temperaturas será causada pela chegada de uma frente fria, seguida por uma massa de ar polar. O fenômeno meteorológico, típico do início do inverno, também causará inconvenientes em várias áreas, com ventos de até 90 km/h, raios e risco de cair em árvores e inundações.

Leia mais:

A conta leve será 3,5% mais cara com a decisão do Congresso; O impacto é R $ 197 BI

Chuvas e ventos intensos: regiões em alerta máximo

Black Rain Time Inmet
Reprodução: Seu Crédito Digital / Freepik

O Defesa civil Ele dividiu o estado em áreas com risco moderado e alto, de acordo com a intensidade esperada de ventos e chuvas. As regiões de Itapeva, Registro, Campinas, Sorocaba, Capital, Região Metropolitana de São Paulo, Vale Paraíba e Costa de São Paulo estão entre as que devem enfrentar as condições mais graves, com previsão de tempestades e rajadas de vento forte.

Já nas regiões do Presidente Prudente, Araçatuba, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Araraquara, Bauru e Marilia, meteorologistas predizem chuvas e ventos de intensidade moderada, mas ainda com potencial para distúrbios.

De acordo com a defesa civil, é essencial que a população evite áreas abertas durante tempestades, não se abriga sob as árvores, mantém distância das janelas e estruturas de metal e procure lugares seguros até o final das instabilidades.

Temperaturas mínimas previstas em todo o estado

Com a chegada da massa do ar polar, as temperaturas devem despencar em todo o estado, especialmente ao amanhecer na quarta -feira (25). Então os mínimos planejados para cada região:

  • Vale de Ribeira e Itapeva: 3 ° C, com a possibilidade de geada;
  • Serra da Mantiqueira: 4 ° C, também em risco de geada;
  • Vale de Paraíba, Presidente Prudente e Marilia: 6 ° C;
  • Grande São Paulo, Sorocaba, Campinas, Bauru e Araraquara: 7 ° C;
  • Araçatuba e São José do Rio Preto: 8 ° C;
  • Barretos, Franca e Ribeirão Preto: 9 ° C;
  • Costa Norte: 11 ° C;
  • BAIXADA SANTISTA: 12 ° C.

A sensação térmica pode ser ainda mais baixa em áreas com ventos fortes e céu limpo ao amanhecer.

Luzes frias Alerta social para pessoas vulneráveis

Defesa civil e o governo estadual reforçam a importância de atenção especial para Pessoas mais vulneráveiscomo idosos, crianças pequenas e sem -teto. O frio intenso aumenta o risco de hipotermia e doenças respiratórias, especialmente quando há falta de abrigo, roupas adequadas e alimentação quente.

Em resposta ao cenário de emergência, a administração do estado anunciou a ativação de Abrigo de solidariedade Na estação Pedro II do metrô, na linha 3-Red. A estrutura começará a funcionar em 19h00 na segunda -feira (23) e acompanhará Às 8h na quarta -feira (25).

A Solidariedade Shelter oferece suporte de emergência no SP

Chuva de clima frio
Imagem: Freepik

Coordenado pelo Secretariado do Desenvolvimento Social e pelo Fundo Social do Estado, com o apoio do metrô e da Secretaria do Transporte Metropolitano, a ação de emergência visa proteger os sem -teto durante os dias mais críticos da onda fria.

O abrigo oferecerá:

  • Colchões e cobertores;
  • Kits de higiene pessoal;
  • Comida noturna e café da manhã (com ingresso para uso no restaurante 25 de Março Rua Bom Prato);
  • Serviço social;
  • Espaço para animais de estimação, com ração e abrigo.

A medida integra uma rede de assistência social de emergência ativada sempre que as temperaturas em São Paulo caem dramaticamente.

Dicas para se proteger durante a frente fria

Para enfrentar o frio com segurança, a defesa civil recomenda:

  • Enrole bemcom camadas de roupas, cachecol, chapéu e luvas;
  • Evite ambientes abertos Em momentos frios mais altos, especialmente à noite e ao amanhecer;
  • Manter hidrataçãomesmo sem sede e consumir alimentos quentes e nutritivos;
  • Isolar rachaduras nas janelas e portas para manter a casa aquecida;
  • Evite usar velas ou brasas Como aquecedores improvisados, devido ao risco de incêndio e envenenamento por monóxido de carbono.

Para aqueles que vivem em falta de moradia ou conhecem alguém vulnerável, a orientação é desencadear os serviços sociais da cidade ou abrigos de emergência disponíveis na região.

O inverno começou e já afeta 12 estados

Além de São Paulo, 11 outros estados brasileiros Eles também devem ser atingidos por essa nova massa de ar polar, de acordo com as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A onda fria deve se espalhar pelos estados do sul, sudeste e partes do Centro -Oeste, marcando um inverno no início do inverno com temperaturas abaixo da média em várias capitais.

No caso de São Paulo, o impacto deve ser mais grave precisamente devido à umidade acumulada e aos ventos que acompanham a frente fria, fatores que aumentam os efeitos do frio.

Reprodução: Seu Crédito Digital / Freepik



Fonte Seu Crédito Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

Earn passive money with an ai blog.