Um super tufão monstro entrou em Hong Kong com ventos da força de furacão lavando as pessoas para o mar.
Enquanto isso, em Taiwan, um lago de montanha estourou suas margens e desencadeou torrentes de água que varreram pontes, carros e casas.
O Super Typhoon Ragasa – apelidado de “rei das tempestades” – é a tempestade mais forte de 2025 e pode se tornar a mais feroz já registrada em Hong Kong.
O observatório levantou o sinal máximo de alerta T10 nas primeiras horas da quarta -feira, alertando a cidade para se preparar para o clima “persistentemente adverso”.
Os ventos uivavam a 137 km / h e as ondas imponentes bateram nas costas de Hong Kong.
A polícia confirmou que duas pessoas, incluindo uma criança, foram resgatadas do mar depois de serem varridas de um passeio.
As autoridades disseram que os surtos de tempestades podem atingir cinco metros – níveis não vistos desde o Typhoon Hato em 2017 e Mangkhut em 2018, que juntos causaram bilhões de danos.
O vice -líder Eric Chan alertou: “Ragasa representará uma séria ameaça a Hong Kong, que poderia atingir os níveis de Hato em 2017 e Mangkhut em 2018”.
Os supermercados em Hong Kong estavam despojados de pão, vegetais e carne enquanto os moradores se arrastavam para se agachar.
As escolas fecharam, as corridas foram canceladas e mais de 700 vôos apareceram.
Somente Cathay Pacific descartou mais de 500 viagens, enquanto Qantas disse que o aeroporto suspenderia voos por 36 horas.
Zoe Chan, que administra uma loja de roupas em Wanchai, disse: “O mais importante é tomar melhores precauções, para que eu possa ficar mais fácil”.
O vizinho Shenzhen ordenou 400.000 pessoas para sair das zonas costeiras, enquanto Macau fechou pontes e evacuou turistas.
Em Taiwan, as faixas externas de Ragasa jogaram quase 60 cm de chuva. Um lago de barreira em Hualien County explodiu, desencadeando inundações repentinas que engoliram o município de Guangfu.
“Em alguns lugares, a água subiu temporariamente tão alta quanto o segundo andar de uma casa”, disse Lee Lung-Sheng, vice-chefe do Departamento de Bombeiros do Condado de Hualien.
Pelo menos duas pessoas morreram, 30 permanecem desaparecidos e 7.000 foram forçados a fugir de suas casas, segundo as autoridades.
Os resgatadores lutaram para chegar a centenas presos em terrenos mais altos.
Ragasa já havia deixado uma trilha mortal pelas Filipinas.
Deslizamentos de terra e inundações mataram pelo menos três, incluindo um homem de 74 anos esmagado em seu carro por um colapso na encosta da montanha.
Mais de 17.500 pessoas foram deslocadas e o poder foi cortado para milhares quando a tempestade atravessava as ilhas do norte.
Agora, a tempestade está se aproximando da província de Guangdong, lar do Hub Tech Shenzhen e Megacity Guangzhou.
Mais de um milhão de pessoas já foram evacuadas no sul da China.
As autoridades alertaram para uma situação “catastrófica” à medida que tempestades e inundações se aproximam.
Ragasa – que significa “Scramble” em Tagalog – empacotou rajadas de até 177 mph em seu auge, tornando -o um monstro de categoria 5 a par dos tufões mais destrutivos da história.
Os cientistas dizem que tempestades como ragasa estão crescendo mais ferozes à medida que as mudanças climáticas aquecem os oceanos – trazendo chuvas mais pesadas, tempestades mais altas e ventos mais devastadores.