O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) estima que, até o final de 2025, 101 mil famílias serão desligadas Bolsa da família Devido às novas regras que limitam a permanência em caso de aumento de renda. De acordo com os dados obtidos através da Lei do Acesso às Informações, a medida gerará uma economia de aproximadamente R $ 59 milhões.
Por que as mudanças foram aprovadas?

- As famílias que excedem o limite de renda (atualmente R $ 218 por membro) podem continuar recebendo 50% do benefício durante um período de transição, desde que tenham alcançado renda por meio de emprego formal ou seus próprios negócios.
- O tempo de proteção foi reduzido de 2 anos para 1 ano.
- Famílias com renda estável – como aposentados, aposentados ou beneficiários do BPC – terão apenas 2 meses de proteção.
- O teto de renda para entrar na regra de proteção caiu de US $ 759 para US $ 706.
Essas mudanças não afetam aqueles que já estavam na transição até abril de 2025. Se a renda retornar ao nível abaixo de US $ 218 por pessoa, o benefício retornará a 100%.
Novo teto e resultado imediato
Fim de até 101 mil benefícios
- Já em junho de 2025, espera-se que a demissão de 15.403 famílias, o que representa uma economia de R $ 10,3 milhões em um benefício médio de R $ 671.
- De julho a dezembro, estima -se que 7.701 famílias sejam excluídas mensalmente devido ao novo teto, gerando uma economia adicional de R $ 41,3 milhões.
Impacto do período de transição reduzido
- A redução do período de 2 anos para 1 ano será totalmente sentida em 2026, pois afeta as famílias atualmente em transição.
- As famílias da família terão apenas 2 meses de proteção, resultando em redução de cerca de 8.000 benefícios por mês, com uma economia anual estimada de R $ 17,6 milhões, considerando um benefício médio de R $ 336,77.
Objetivos e justificativas

- As mudanças procuram focar recursos nas famílias mais vulneráveis em um contexto de restrição orçamentária.
- A Bolsa Familia sofreu um corte de US $ 7,7 bilhões no orçamento de 2025.
- Declaração do MDS reforça o objetivo:
“O objetivo das mudanças é reduzir a linha de espera e priorizar as famílias que estão na pobreza ou na extrema pobreza …” (nota oficial do governo).
Mercado de trabalho e dados enjaulados
O MDS enfatiza que a Bolsa Familia tem sido uma porta de entrada para o emprego formal. Os dados enjaulados mostram que, até 2024, 75,5% do equilíbrio positivo de vagas com um contrato formal (1,6 milhão) consistiam em beneficiários do programa.
Estudo do Banco Mundial e Análise Técnica
- A redução do tempo de transição de 2 a 1 ano considerou o acesso ao seguro-desemprego-com até 4 parcelas.
- A restrição de renda segue os padrões internacionais e se alinha às recomendações do Banco Mundial.
Avaliação dos resultados iniciais
- Depois de entrar na regra de transição, cerca de 90% das famílias atingiram a melhoria da renda através do emprego formal.
- O tempo médio de permanência na transição é de 8 meses, o que indica que a nova regra ainda cumpre seu objetivo de promover a autonomia com segurança.
Ações de combate à fraude
- Verificação mais rigorosa dos registros unipessais (beneficiário que mora sozinho).
- Novos registros unipessonais só podem ser feitos com a visita face a -face.
- Estabelecimento de um limite de 16% de unipessos por município – se desatualizado, não há novos registros até a normalização.
Repercussão e crítica

Posições de suporte
- Os defensores argumentam que o programa precisava priorizar os mais necessitados, com o uso eficiente de recursos públicos.
- A economia de R $ 59 milhões permitiria expandir ações de qualificação profissional e políticas sociais complementares.
Principal crítica
- Esquemas de transição mais curtos podem prejudicar as famílias ainda na fase de adaptação ao mercado de trabalho.
- A queda repentina no valor do benefício pode aumentar a vulnerabilidade social e comprometer as despesas essenciais.
PRÓXIMOS PASSOS
- O monitoramento dos efeitos da mudança é essencial, especialmente de 2026.
- Avalie se a economia de recursos será redirecionada para o programa, especialmente em iniciativas de treinamento e segurança alimentar.
- O desempenho de estados e municípios deve ser expandido por meio de políticas locais de emprego e apoio psicossocial.