O fundo, usado para aumentar a renda de trabalhadores e funcionários públicos entre 1971 e 1988, começou a pagar mais de 10 milhões de brasileiros desde 28 de março. Saiba se você esqueceu o dinheiro no antigo fundo PIS/PASEP, o CAIXA Econônica federal fará nesta segunda -feira (26), um novo pagamento pelo dinheiro do antigo PASP/PASEP. Desta vez, o dinheiro para aqueles que solicitaram o reembolso até 30 de abril. No primeiro dia de saques este ano, o pagamento foi feito para aqueles que haviam solicitado uma compensação até 28 de fevereiro. Quem pediu até 31 de março, recebeu o dinheiro de 197 em que o PASP de 198 anos foi usado em que os funcionários de 198 anos e a renda dos funcionários do dia 31 de abril e o número de pessoas que se reteve a pós -poço e a renda dos funcionários de 198 anos. subsídio atualmente. (Entenda abaixo) Em 2020, as cotas do fundo que, por algum motivo, não haviam sido desenhadas na época foram transferidas para o Fundo de Garantia de Tempo do FGTS e, três anos depois, para uma única conta do Tesouro Nacional. Desde então, o CAIXA abriu para que as pessoas com dinheiro esquecido na conta solicitem reembolso dos valores. O trabalhador pode verificar se ele tem valores a receber no site do FGTS Repis Citizen ou pelo aplicativo FGTS. De acordo com o Ministério das Finanças, mais de 10 milhões de brasileiros têm cerca de US $ 26,3 bilhões esquecidos no fundo. O saldo médio disponível para retirada, de acordo com o governo, é de US $ 2.800 por pessoa, mas o valor varia de acordo com o tempo trabalhado e o salário recebido na época. Os valores são corrigidos pela inflação. Se o reembolso não for solicitado até setembro de 2028, as cotas serão definitivamente incorporadas ao Tesouro Nacional, sem possibilidade de retirada. Dinheiro. Jonathan Lins / G1 PIs / PASEP Antecedentes: Retiradas de dinheiro esquecidas começam nesta sexta -feira, veja abaixo: Como consultar se eu esqueci dinheiro? Como saber o número PIS/NIS? Como pedir reembolso de valores? Quando vou receber? Qual é o antigo PIs/PASEP? 1. Como consultar se eu esqueci dinheiro? Repis Citizen, site divulgado pelo Ministério das Finanças para facilitar a consulta e a retirada da antiga reprodução PIS/PASEP, visite o site Clique em “Entre com o Gov.br”. Se você não tem uma conta no sistema do governo federal, veja como fazê -lo; Faça login com seu CPF e senha e clique em “Authorize”; Informar NIS (número de identificação social) do beneficiário. O número é o mesmo que os PIs e pode ser encontrado em muitos lugares (lido abaixo); Clique em “Pesquisar”. E se você tiver valores a receber, o site o guiará nas próximas etapas. Retorne ao menu. 2. Como saber o número PIS/NIS? NIS é o acrônimo para o número de identificação social. O documento é uma sequência de 11 dígitos fornecida pela CAIXA ECONOMICA FEDERAL. Esse registro é necessário para aqueles que trabalham com um contrato formal e para aqueles que desejam acessar programas sociais como a Bolsa Familia. Os números NIS e PIS (Programa de Integração Social) são os mesmos. A diferença está em sua fonte: enquanto o NIS é gerado no momento em que alguém usa benefícios sociais, o PIs é gerado quando o cartão de trabalho é assinado pela primeira vez. O NIS pode ser consultado físico e digitalmente em vários canais do governo. Aqui está o Extrato do FGTS: você pode verificar o número de PIs em um dos contratos de inscrição. Cartão do Cidadão: O número do NIS é identificado logo abaixo do nome do beneficiário e acima da data de emissão do cartão. Meu INSS: No site, o número do NIS aparece como um NIT, na parte dos dados de registro. A consulta também pode ser feita pelo telefone do Seguro Social (135), de segunda a sábado, das 7h às 22h. Cadúnico: Você pode encontrar o NIS depois de preencher informações pessoais no site da Cadunico ou através do aplicativo. Retorne ao menu. 3. Como pedir compensação? O trabalhador pode registrar a solicitação de reembolso em uma agência federal CAIXA Econômica ou fazer a solicitação através do aplicativo FGTS. Ele precisará fazer login no aplicativo, acessar a opção “mais” “, o reembolso PIS/PASEP” e seguir as diretrizes para anexar os documentos necessários. Se a solicitação for feita pelo próprio beneficiário, é suficiente que ele tenha um documento de identidade oficial. No caso de herdeiros, será necessário apresentar: Certificado PIs/PASEP/FGTS emitido pela Seguridade Social com a lista de dependentes qualificados para a pensão da morte; ou declaração de dependentes qualificados para a pensão emitida pelo órgão pagador de benefícios; ou autorização judicial ou ação pública assinada por todos os dependentes e sucessores, se capaz e concordante, atestando por escrever a autorização da retirada e declarar que não há outros dependentes ou sucessores conhecidos. Retorne ao menu. 4. Quando vou receber? Após a solicitação, o CAIXA analisará a solicitação e enviará as informações ao Ministério das Finanças. O pagamento será feito diretamente na conta bancária da pessoa interessada em CAIXA ou por meio de uma conta de poupança social digital, de acordo com o seguinte calendário. Calendário de pagamento por dinheiro esquecido no antigo plano de fundo PIs/PASEP de volta ao menu. 5. Qual é o antigo PIs/PASEP? O Programa de Integração Social (PIs) foi criado em 1970 para aumentar a economia individual de trabalhadores do setor privado. Logo depois, o Programa de Treinamento do Patrimônio Público (PASEP) foi lançado para funcionários públicos civis e militares, inspirados no mesmo princípio. Em 1975, os recursos de ambos os programas foram transferidos para um único fundo: o fundo PIS-PASEP, que parou de operar em 1988, quando foi substituído pelo atual subsídio salarial. Se o reembolso não for solicitado até setembro de 2028, os valores serão definitivamente incorporados ao Tesouro Nacional, sem possibilidade de retirada. Até 2020, as cotas inferiores que não foram atraídas foram transferidas para o Fundo de Garantia de Tempo do FGTS e, três anos depois, para uma única conta do Tesouro Nacional. Desde então, o CAIXA abriu para que os trabalhadores com dinheiro esquecido na conta solicitem reembolso dos valores. O subsídio de salário atual – um tipo de 14º salário, no valor de até um salário mínimo – é pago anualmente a trabalhadores com portfólio assinado e funcionários públicos que atendem aos requisitos do programa. Este ano, as pessoas que trabalharam por pelo menos 30 dias em 2022 têm direito ao subsídio e receberam até dois salários mínimos por mês. Veja aqui todas as regras e o calendário de pagamento. Retorne ao menu.
Fonte Seu Crédito Digital