As algas tóxicas Karenia Mikimotoi matou centenas de animais marinhos na Austrália. Segundo ambientalistas, as algas marinhas afetaram mais de 400 espécies marinhas, causando a morte de golfinhos, peixes, arraias e até tubarões. A informação é do jornal O globo.
Mais de 13.800 animais morreram devido à contaminação, o que afeta mais de 500 quilômetros da costa australiana. Segundo especialistas, espécies lentas, como cavalos-marinhos e origens, podem levar anos para se recuperar.
Além dos danos ambientais, a economia também é afetada, pois a proliferação de algas compromete o turismo. As autoridades suspenderam o cultivo de pesca e ostras após a detecção de neurotoxinas produzidas por algas.
Leia mais:
Possíveis causas de proliferação
Especialistas apontam que as condições ambientais alteradas pelas mudanças climáticas favoreceram a proliferação não controlada das algas. O mar na região é de cerca de 2,5 ° C mais quente que a média, e a maré é mais calma, o que permite que as algas “nadem” verticalmente e absorvam os nutrientes das camadas mais profundas.
As espécies tóxicas também podem estar se beneficiando dos nutrientes que chegaram ao mar após a inundação do rio Murray em 2023.

Resposta da autoridade
Em Site oficial do governo australiano, as autoridades fornecem informações úteis à população sobre o fenômeno que chamavam como “Bloom de Algal“.
O governo anunciou um pacote de US $ 28 milhões para apoiar a resposta à crise. O valor é financiado pelos governos do sul da Austrália e da Austrália. O valor será destinado a pesquisas, esforços de limpeza, apoio da comunidade, ajuda do setor e disseminação de informações públicas.
Apesar do investimento, ambientalistas e políticos criticam o governo federal porque o ministro do Meio Ambiente, Murray Watt, não declarou o caso como um desastre nacional – o que liberaria ainda mais recursos.
Em entrevista ao jornal O globoO biólogo Lucille Chapuis, da Universidade La Trobe, disse:
É como um incêndio ou uma inundação marinha: arrasta tudo no caminho e deixa uma trilha profunda.
Lucille Chapuis
Há também uma preocupação de que o desastre exceda as fronteiras do estado. Os especialistas pedem uma estratégia nacional de monitoramento e resposta.

O site oficial também lista os lugares mais afetados:
- Praias metropolitanas de Adelaide
- Península Yorke (incluindo Troubridge Point)
- Ilha Kangaroo (Estreito de Investigador)
- Golfo Spencer (Leste e West Back)
- Litoral entre Victor Harbor e Robe
- Península de Eyre, em torno de Port Lincoln e Lucky Bay