18.6 C
São Paulo
quinta-feira, julho 24, 2025

Busca do Google pode estar ameaçada, e há empresas querendo lucrar com isso

TecnologiaBusca do Google pode estar ameaçada, e há empresas querendo lucrar com isso


Nova onda de startups quer ajudar as empresas a aparecer nas respostas dos assistentes de IA

Imagem: Paper Piper/Shutterstock

Compartilhe este artigo

Uma nova geração de startups está surgindo para atender à transformação radical da maneira como as pessoas buscam informações on -line, conforme revelado Wall Street Journal.

Com o crescimento de ferramentas como ChatGPT, perplexidade e outros assistentes de IA, as empresas não se concentram exclusivamente na pesquisa tradicional do Google e voltando sua atenção à visibilidade nas respostas de inteligência artificial.

Lar do Google Pesquisa aberta no Safari em um MacBook
O Google perde espaço para a IA, e novas startups querem aproveitar a oportunidade (Imagem: TADA Images/Shutterstock)
  • Startups como Athena, IA profunda e scrunch estão desenvolvendo software que ajuda as marcas a entender como os modelos de IA coletam, interpretam e transmitem informações, permitindo que otimizem seu conteúdo para essa nova realidade.
  • É uma espécie de “SEO 2.0” – otimização para mecanismos de resposta baseados em IA.
  • Athena, por exemplo, fundada por um ex-membro da equipe de pesquisa do Google, já possui mais de 100 clientes e analisa o quão diferentes modelos de IA-como Chatgpt-Mention, uma marca e da qual eles extraem suas informações.
  • A profunda, por sua vez, arrecadou mais de US $ 20 milhões para desenvolver plataformas que monitoram como os chatbots criam suas respostas.
  • O Scrunch AI se concentra na adaptação de sites para uma melhor comunicação com os bots da IA.

Leia mais:

Mulher digitando em um caderno com as palavras
Os chatbots estão mudando as regras da pesquisa on -line – e possivelmente criando um novo mercado bilionário (imagem: gameph/istock)

Essas startups apostam em um futuro de “zero clique”, onde os usuários não visitarão mais sites, mas obterão todas as informações diretamente nas interfaces de conversação. Isso representa um grande desafio para o Google, cujo modelo de negócios é baseado no tráfego de links.

Embora a empresa esteja investindo em IA, como nos recursos Visão geral da IA e o AiA ameaça de perder a relevância – e a receita de publicidade – é real.

Analistas e profissionais de SEO já estão dedicando uma parte significativa de seu tempo a essa nova frente de visibilidade digital, embora ainda haja incerteza sobre a eficácia dessas ferramentas em um ecossistema de IA em constante movimento.

Visão geral da IA ​​AI em um smartphone
O Google investe na IA para sua ferramenta de pesquisa, mas já teme perder a relevância (Imagem: Marco Lazzarini/Shutterstock)
Leandro Costa Criscuolo

Colaboração para a aparência digital

Leandro Criscuolo é um jornalista se formou no Cásper Líbero College. Ele trabalhou como redator, analista de marketing digital e gerente de redes sociais. Atualmente, ele escreve para a aparência digital.



Olhar Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares