Chamado Windrunner, o avião seria capaz de transportar até 74 toneladas, mas só podia voar dois mil quilômetros
Você já imaginou uma aeronave de 108 metros de comprimento e 80 metros de envergadura? Ainda não existe, mas uma empresa americana planeja desenvolver esse gigante para transportar materiais pesados.
Chamada Windrunner, a aeronave não está sendo produzida pelas famosas empresas do setor, como Airbus, Boeing, Embraer ou Lockheed. De fato, o projeto é da Radia, uma empresa fundada em 2016 e nunca construiu um avião.

O avião será usado para transportar lâminas de turbinas eólicas
- De acordo com BBCRadia trabalha no setor de energia eólica e esbarrou em um grande obstáculo.
- Como carregar lâminas de turbinas eólicas offshore (instaladas no mar) que podem ter até 100 metros de comprimento?
- Foi quando a idéia de construir um avião que disse a esse desafio surgiu.
- Até agora, a empresa levantou mais de US $ 150 milhões para desenvolver o projeto ambicioso.
- Mas o trabalho não será fácil.
- Apesar do tamanho enorme, esta aeronave deve poder usar as trilhas do aeroporto existentes.
- Além disso, ele precisará operar em faixas relativamente curtas e semi -preparadas que podem ser facilmente construídas ao lado dos parques eólicos.
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Os vôos devem ser curtos
A característica mais impressionante do avião gigante será sua enorme asa reta, necessária para decolar e pousar. A idéia é que a aeronave seja capaz de transportar até 74 toneladas, ou três remos de turbinas eólicas de 80 metros cada. Em maio deste ano, o Departamento de Defesa dos EUA assinou um acordo com a Radia para estudar como a Windrunner poderia carregar cargas militares.
O problema é que o avião só poderia voar dois mil quilômetros. Isso significa que, se for construído, provavelmente será restrito a voos dentro do norte, Europa ou América do Sul.

Até agora, o Radia testou apenas um modelo reduzido em um túnel de vento. A empresa ressalta que ainda procura novos investidores acelerarem o projeto. Outro obstáculo é obter a certificação para voo. Tudo isso não prevê para o lançamento da aeronave gigante.

Colaboração para a aparência digital
Alessandro Di Lorenzo é formado em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e trabalha na área desde 2014. Ele trabalhou nas redações da Bandnews FM em Porto Alegre e São Paulo.

Bruno Capozzi é um jornalista se formou no Cásper Líbero College e mestre em ciências sociais da PUC-SP, com foco em pesquisas de redes sociais e tecnologia.