O estudo canadense revela que o medo e as mudanças no ambiente podem desencadear crises urinárias dolorosas em felinos
Um estudo realizado pelo Hospital Veterinário da Universidade de Montreal (Canadá) identificado conexão forte entre Estresse idiopático felino e cistite (CIF) – inflamação dolorosa e recorrente da bexiga, nenhuma causa orgânica aparentecomum em gatos.
A pesquisa, publicada no Jornal de Comportamento Veterinárioanalisou o comportamento de 33 desses felinos diagnosticados com CIF e mostrou que 94% daqueles que tiveram episódios recorrentes tiveram Medo intenso de estranhossugerindo altos níveis de ansiedade.

Descobertas do Estudo de Estresse em Gatos
- Segundo os autores, gatos que internalizam o estresse (obtendo retirado e nervoso) eles são mais suscetível para doenças do que aqueles que a externalizam de forma agressiva;
- Portanto, os pesquisadores propõem renomeado a condição para “cistite secundária à ansiedade”;
- Covid-19 pandemia, quando alterar drasticamente a rotina doméstica, coincidiu com aumento significativo No caso da doença, reforçando a hipótese de que Mudanças no ambiente contribuem para o problema.
Leia mais:

Como combater o estresse do seu gato
O estudo defende a abordagem de tratamento que Vá além dos medicamentospromovendo o bem-estar emocional do animal.
Medidas simples, como oferecer mais fontes de água, caixas de areia extras, brinquedos variados e ao ar livre, podem ajudar a reduzir o estresse e, consequentemente, as crises de cistite.
A mensagem principal é que os sintomas urinários em gatos podem ser Sinal de sofrimento emocional – Não “birra”. Reconhecer e tratar a ansiedade felina pode impedir o sofrimento, altos custos veterinários e até eutanásia dos animais afetados.


Colaboração para a aparência digital
Leandro Criscuolo é um jornalista se formou no Cásper Líbero College. Ele trabalhou como redator, analista de marketing digital e gerente de redes sociais. Atualmente, ele escreve para a aparência digital.

Rodrigo Mozelli é um jornalista se formou na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e atualmente é escritor da aparência digital.