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terça-feira, agosto 12, 2025

Home office no Starbucks? Esse país pode ter levado isso a sério demais

TecnologiaHome office no Starbucks? Esse país pode ter levado isso a sério demais


Na Coréia do Sul, as unidades da Starbucks estão proibindo os clientes “para montar” seus escritórios nas lojas

Imagem: Iyna Tolmachova/Shutterstock

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A Starbucks na Coréia do Sul está tentando conter o uso excessivo de suas lojas como escritórios improvisados, de acordo com informações do Business Insider.

A rede agora mostrou avisos que proíbem os clientes de levar grandes equipamentos, como computadores de tabela, impressoras, extensões elétricas e partições, além de pedir que não permitam que os pertences ocupem locais por longos períodos.

O objetivo, de acordo com a empresa, é garantir uma “experiência agradável e acessível” a todos, preservando o espaço compartilhado. Laptops e dispositivos menores permanecem permitidos, mas a política procura conter ocupações e instalações prolongadas que limitam a disponibilidade de assentos.

Starbucks
A nova política proíbe equipamentos volumosos e tenta conter a ocupação prolongada de tabelas por trabalhadores e estudantes – Imagem: Shutterstock/Wachiwit

Leia mais:

A tendência a trabalhar em cafés saiu de controle

  • A medida foi motivada pelo avanço da tendência conhecida na Coréia do Sul como CAGONGJOKque descreve pessoas que passam horas trabalhando ou estudando em cafeterias.
  • Em Seul, onde há cafés em todos os cantos, o fenômeno ganhou força.
  • Fotos nas redes sociais mostram aos clientes que montam verdadeiros escritórios portáteis nas lojas da Starbucks, com partições e equipamentos tirados por equipamentos.
Fachada da loja da Starbucks no Rio de Janeiro
Os laptops ainda são permitidos, mas desktops, impressoras e partições são proibidos para garantir o fluxo do cliente – crédito: Starbucks/divulgação

Starbucks tem um mercado forte na Coréia

A Coréia do Sul é hoje o terceiro maior mercado da marca, com mais de 2.000 unidades, superando o Japão no final de 2024.

Ainda assim, a rede enfrenta desafios: no 3º trimestre de 2025, registrou seu sexto trimestre consecutivo de queda de vendas globais comparáveis, que recuaram 2% no mesmo período do ano anterior.

As ações da empresa caíram cerca de 18% nos últimos seis meses, embora permaneçam estáveis desde o início do ano.

Fenômeno cultural que os cafés de multidões levam a Starbucks a alterar regras para preservar os assentos e a imagem de espaço compartilhada: Stockerthai-Besarn/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo

Colaboração para a aparência digital

Leandro Criscuolo é um jornalista se formou no Cásper Líbero College. Ele trabalhou como redator, analista de marketing digital e gerente de redes sociais. Atualmente, ele escreve para a aparência digital.

Lucas Soares é um jornalista se formou na Mackenzie Presbyterian University e atualmente é editor de ciências e espaço digital.



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