Nós já conversamos sobre os carros Kei aqui em Visual digital. Estes são modelos ultra compactos que são muito bem -sucedidos no Japão. Se no Brasil, a preferência hoje é para SUVs, no país oriental, o público realmente gosta, são essas pequenas caixas de fósforo.
E esse sabor tem várias explicações. É claro que existe a questão cultural, mas também existem isenções de impostos e licenciamento facilitado para esse tipo de veículo. E eles funcionam extremamente bem para cidades com muitas pessoas e pouco espaço. E eles são fáceis de estacionar!
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O atual líder de vendas entre carros elétricos no Japão é precisamente um carro Kei: Nissan Sakura. Seu reinado, no entanto, parece os dias numerados.
Outro gigante da indústria, Honda, acaba de lançar um concorrente direto para Sakura. E a montadora apostou em um de seus modelos mais tradicionais. A Honda N-One existe há mais de 10 anos e sempre na lista de veículos mais vendidos no país.
O carro está agora disponível em uma versão e (elétrico), com ótimas especificações técnicas e alguns recursos que o tornam único.
Pequeno, mas poderoso
- Seu motor elétrico tem apenas 63 cavalos de potência, o que é padrão para todos os carros Kei japoneses.
- Pode parecer pouco, mas funciona muito bem, já que esses veículos são muito leves.
- Apesar de ter menos de 3,40 metros de comprimento, o Honda N-One e oferece um espaço interno razoável.
- A montadora não informa a velocidade máxima, mas garante que atinja “velocidades de rodovias” (pode atingir silenciosamente a 100 km/h).
- Sua principal vantagem sobre o Nissan Sakura é a bateria de 29,3 kWh – que lhe dá uma autonomia WLTP de 295 kilômetro.
- É muito mais que Sakura, que tem uma bateria de 20 kWh que dura apenas 180 km com uma carga.
- A Honda também afirma que o carregamento padrão do modelo leva 4 horas e meia.
- Há também a opção de carregamento rápido do CC de até 80%, o que leva cerca de 30 minutos.
- Vale ressaltar que, embora não tenha item de luxo, o pacote básico Honda N-One inclui ar condicionado digital, centro multimídia e tomadas acessíveis.

- Agora, o grande diferencial do modelo é o seu sistema de carregamento bidirecional, chamado veículo para carga ou V2L.
- Isso permite que o EV funcione como uma espécie de gerador portátil e possa carregar aparelhos, ferramentas elétricas e até casas inteiras!
- Esse tipo de recurso tornou -se cada vez mais comum no Japão, pois o país sofre muito com desastres naturais (e consequentemente dos problemas de fornecimento de energia).
- Nesse cenário, a Honda N-One não é apenas como um item de mobilidade, mas também como uma solução de infraestrutura estratégica.
E o preço?
A Honda traz para o mercado japonês duas opções principais. O modelo básico, que não suporta carregamento rápido e não possui tela de toque, sai do JPY 2.699.400 (que é igual a US $ 18.280). Fazendo a conversão, estamos falando de um EV que custa cerca de US $ 97.000.
A versão premium, que ainda possui rodas de alumínio, sai do JPY 3.198.800 (aproximadamente US $ 21.660 ou US $ 115.000).
Como dissemos acima, a Honda projetou o modelo especificamente para o mercado japonês e não há informações sobre o envio para outros países – o que é uma pena.
Os carros Kei foram mostrados nas últimas décadas uma solução de mobilidade muito interessante lá. Eles também representam um tipo de atalho para a eletrificação, pois, em geral, são carros mais baratos a serem feitos.

Hoje, 40% de todos os novos veículos produzidos no Japão são carros Kei. Uma fatia expressiva que ajudaria a mitigar o problema de tráfego em várias metrópoles em todo o mundo. Mesmo no seu.
A informação é de Novo Atlas.