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quarta-feira, setembro 17, 2025

Honda lança mini elétrico acessível com característica única

TecnologiaHonda lança mini elétrico acessível com característica única


Nós já conversamos sobre os carros Kei aqui em Visual digital. Estes são modelos ultra compactos que são muito bem -sucedidos no Japão. Se no Brasil, a preferência hoje é para SUVs, no país oriental, o público realmente gosta, são essas pequenas caixas de fósforo.

E esse sabor tem várias explicações. É claro que existe a questão cultural, mas também existem isenções de impostos e licenciamento facilitado para esse tipo de veículo. E eles funcionam extremamente bem para cidades com muitas pessoas e pouco espaço. E eles são fáceis de estacionar!

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O atual líder de vendas entre carros elétricos no Japão é precisamente um carro Kei: Nissan Sakura. Seu reinado, no entanto, parece os dias numerados.

Outro gigante da indústria, Honda, acaba de lançar um concorrente direto para Sakura. E a montadora apostou em um de seus modelos mais tradicionais. A Honda N-One existe há mais de 10 anos e sempre na lista de veículos mais vendidos no país.

O carro está agora disponível em uma versão e (elétrico), com ótimas especificações técnicas e alguns recursos que o tornam único.

Pequeno, mas poderoso

  • Seu motor elétrico tem apenas 63 cavalos de potência, o que é padrão para todos os carros Kei japoneses.
  • Pode parecer pouco, mas funciona muito bem, já que esses veículos são muito leves.
  • Apesar de ter menos de 3,40 metros de comprimento, o Honda N-One e oferece um espaço interno razoável.
Ok, você não pode espalhar suas pernas, mas o modelo tem um bom espaço interno para um carro Kei – Imagem: Reprodução/Honda
  • A montadora não informa a velocidade máxima, mas garante que atinja “velocidades de rodovias” (pode atingir silenciosamente a 100 km/h).
  • Sua principal vantagem sobre o Nissan Sakura é a bateria de 29,3 kWh – que lhe dá uma autonomia WLTP de 295 kilômetro.
  • É muito mais que Sakura, que tem uma bateria de 20 kWh que dura apenas 180 km com uma carga.
  • A Honda também afirma que o carregamento padrão do modelo leva 4 horas e meia.
  • Há também a opção de carregamento rápido do CC de até 80%, o que leva cerca de 30 minutos.
  • Vale ressaltar que, embora não tenha item de luxo, o pacote básico Honda N-One inclui ar condicionado digital, centro multimídia e tomadas acessíveis.
O painel é simples, mas extremamente funcional – imagem: divulgação/honda
  • Agora, o grande diferencial do modelo é o seu sistema de carregamento bidirecional, chamado veículo para carga ou V2L.
  • Isso permite que o EV funcione como uma espécie de gerador portátil e possa carregar aparelhos, ferramentas elétricas e até casas inteiras!
  • Esse tipo de recurso tornou -se cada vez mais comum no Japão, pois o país sofre muito com desastres naturais (e consequentemente dos problemas de fornecimento de energia).
  • Nesse cenário, a Honda N-One não é apenas como um item de mobilidade, mas também como uma solução de infraestrutura estratégica.

E o preço?

A Honda traz para o mercado japonês duas opções principais. O modelo básico, que não suporta carregamento rápido e não possui tela de toque, sai do JPY 2.699.400 (que é igual a US $ 18.280). Fazendo a conversão, estamos falando de um EV que custa cerca de US $ 97.000.

A versão premium, que ainda possui rodas de alumínio, sai do JPY 3.198.800 (aproximadamente US $ 21.660 ou US $ 115.000).

Como dissemos acima, a Honda projetou o modelo especificamente para o mercado japonês e não há informações sobre o envio para outros países – o que é uma pena.

Os carros Kei foram mostrados nas últimas décadas uma solução de mobilidade muito interessante lá. Eles também representam um tipo de atalho para a eletrificação, pois, em geral, são carros mais baratos a serem feitos.

Honda N-Box é um carro Kei do Japão
Este é o antigo Honda N-Box a combustível (as notícias agora é sua nova versão elétrica) -image: Honda/Divulgação

Hoje, 40% de todos os novos veículos produzidos no Japão são carros Kei. Uma fatia expressiva que ajudaria a mitigar o problema de tráfego em várias metrópoles em todo o mundo. Mesmo no seu.

A informação é de Novo Atlas.



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