Fabricantes do pólo industrial de Manaus produziram um Número do registro motocicletas para o mês de Agosto. Foram entregues 185.952 unidades, volume que representa um crescimento de 13,4% comparado ao mesmo mês do ano passado e o melhor desempenho para o mês de agosto desde 2011.
Nó acumulado do anoforam produzidos 1.326.963 motocicletas, que representam um 12,5% de crescimento comparado ao mesmo período de 2024. Este resultado configura O melhor desempenho dos últimos 14 anos e o Terceiro melhor na história do setor Nos primeiros oito meses do ano. Os dados são da Associação Brasileira de fabricantes de motocicletas, ciclomors, motoristas, bicicletas e similares (Abraciclo).
“A demanda tem aumentado em todo o país. São pessoas que usam a motocicleta para sua viagem diária ou até. profissionalmente, como instrumento de trabalho e geração de renda ”, Ele disse Presidente de Abraciclo Marcos Bento. “A motocicleta se consolidou como um Meios de transporte acessíveis e eficientes e alinhado às necessidades da mobilidade urbana. ”
Mercado de motocicletas aquecidas
- Para o Vendas de motocicletas no varejo Eles também tiveram crescimento em agosto. No mês, eles foram licenciados 185.515 motocicletas, volume 13,2% superior ao registrado no mesmo mês de 2024. No entanto, houve 4% caem comparado com Julho;
- Para o mercado estrangeiro, eles foram vendidos 2.942 motocicletas, a queda de 11,9% comparado ao mesmo mês de 2024 e alta de 9,8% comparado com Julho;
- Entre Janeiro e agostoos fabricantes exportados 24.232 unidades, que indicam alto 9,3% de adiantamento comparado ao mesmo período do ano passado;
- O saldo é feito com base nas vendas de 11 associados De Abraciclo: Bajaj, BMW, Dafra, Ducati, Harley Davidson, Honda, JTZ, Kawasaki, Suzuki, Triunfo e Yamaha.

Leia mais:
Parceria diária
Brasil é o Sexto maior fabricante de motocicletas no mundo, com cerca de 1,8 milhão de unidades produzidas anualmente. Atualmente, o país tem 35 milhões dois veículos a motor de rodas que circulavam pelas ruas – em dez anosa frota nacional cresceu 42%De acordo com o relatório Abraciclo divulgado em julho.
Os estados de AlagoasAssim, Amazonas e Bahia registrado O maior aumento no número de pessoas qualificadas para dirigir motocicletas, com crescimento de 86,3%, 79,7% e 62,6%respectivamente. Em todo o país, há mais do que 40 milhões de pessoas nesta categoria.
“A pesquisa revela que esse avanço não é limitado Para os maiores centros urbanos nacionais: Alagoas, Amazonas, Bahia e Piauí lideram a lista, demonstrando que o uso da motocicleta foi expandido por várias regiões do país, especialmente fora dos principais centros econômicos”Diz a nota.

Ao mesmo tempo, o taxa de acidentes envolvendo motocicletas. Os dados mais recentes apontam para 6.3 Mortes por 100 mil habitantes em 2023um aumento de 12,5% antes 2022De acordo com o Atlas de Violência 2025.