Uma colaboração internacional de astrônomos, liderada por Universidade de Warwick (Reino Unido) e por Universidade de Genebra (Suíça)lançou a programa ambicioso pesquisa para estudar planetas semelhantes a Netuno Nas regiões pouco entendidas do espaço.
O projeto, batizado Atreidesprocura entender a área chamada “Deserto Neptuniano”E áreas vizinhas onde esses corpos celestes estão cru ou presente comportamentos inesperados.
O deserto do neptuniano é uma região perto das estrelas onde Planetas de tamanho médiosemelhante a Netuno, são Surpreendentemente escasso. Acredita -se que o Radiação forte recebido dessas estrelas cesto A manutenção de atmosferas gasosas.
Além deste deserto, os cientistas identificaram recentemente duas outras regiões: o Savanamais longe da estrela e também com poucos ninhos de exo, e o Cumelocalizado entre os dois, mas com quantidade incrível desses planetas. Essas áreas, De acordo com os pesquisadoresoferecer Condições ideais Investigar a formação e evolução dos sistemas planetários.
As primeiras observações do programa foram publicadas na revista Astronomia e astrofísicaMarcando oficialmente o início da colaboração. O estudo apresenta o sistema TOI-421o primeiro caracterizado por atreides.
- O projeto usa o Telescópio muito grande (VLT) de Observatório da Europa do Sul (ESO)Equipado com o espectrógrafo Espressoconsiderado O mais preciso do mundo;
- A Universidade de Warwick também contribui para os telescópios NGTSespecializados em observar o tráfego de exoplanetas – quando passam em frente à estrela da órbita;
- “Usamos o NGTS para observar o tráfego desses neptos e, assim, otimizar o uso do Espresso/VLT. Podemos então obter medições muito mais precisas ou identificar processos como erupções cutâneas estelares que podem influenciar os dados do café expresso”, explicou ele Daniel BaylissProfessor Associado, Departamento de Física da Warwick University;
- Segundo os cientistas, o objetivo é Observe vários ninhos EXO e analisar dados sistematicamentepermitindo comparações consistentes entre diferentes sistemas planetários;
- “A complexidade da paisagem exo-neptuniana fornece uma janela verdadeira para os processos envolvidos na formação e evolução dos sistemas planetários. É isso que motivou a colaboração científica de Atreides”, disse ele Vincent BourrierPesquisador da Universidade de Genebra, o principal pesquisador do programa e principal autor do estudo publicado.

Leia mais:
Primeiro estudo: sistema TOI-421
O sistema TOI-421 conter dois Planetas do tipo Netuno. Um deles, TOI-421 cÉ um Netuno esquentar localizado na região de SavanaAssim, mais Da estrela. O outro, TOI-421 bÉ um planeta menor que as órbitas na região de CumeAssim, próximo para o deserto neptuniano.
A existência de neptost neptos na cordilheira ainda Não é totalmente compreendido. Uma das hipóteses investigadas por atreides é que esses planetas Migrem de sua região de origem às órbitas atuais em um caóticoem um processo conhecido como Migração de alta excentricidadeo que resulta em órbitas desalinhadas. No caso do TOI-421, os dois planetas presentes órbitas muito desalinhadassugerindo um passado turbulento em sua formação.
“Uma compreensão completa dos mecanismos que moldam o deserto neptuniano, savana e cume trará um visão mais ampla na formação planetária como um todo … mas é seguro dizer que o universo ainda nos reserva outro surpresas isso vai nos forçar a desenvolver novas teorias“Concluiu Bourrier.
Segundo os cientistas, a análise de TOI-421 é o Primeira evidência Aquele origem violenta pode explicar o existência de exo-netos in Órbitas próximas.

Muitos outros sistemas devem ser observados e analisados com o rigoroso Antes é possível desenhar um panorama consolidado da evolução planetária. O consórcio atreides também convidar Outros astrônomos interessados para ingressar no esforço científico.