Muitas profissões ligadas à área de tecnologia são apontadas como as “profissões do momento”. Afinal, estamos na era da informação, tecnologia e IA. Assim, aqueles que estão decidindo qual carreira profissional buscar podem ter muitas dúvidas, incertezas e se perder no mar de informações que temos hoje.
Desde 2012, o crescimento médio dos trabalhadores em tecnologia da informação é de 4,4% ao ano, de acordo com uma pesquisa da National Confederação dos Serviços (SNC), em parceria com a Federação de Serviços do Estado de São Paulo (FESP) e a união de empresas de processamento de dados no estado de São Paulo (Seprosp). O salário médio é de US $ 7,6 mil. Vale a pena conferir os prós e contras de investir nesta carreira.
Investir nele Carrea vale a pena?
A pesquisa citada no início do artigo aponta que o Brasil tem 722,5 mil trabalhadores em tecnologia da informação, mas as vagas estão longe de serem totalmente preenchidas. Profissionais especializados em muitas empresas estão faltando.
Leia mais:
No estado de São Paulo, são 39,6% dos empregos na área (286,1 mil trabalhadores). No Rio de Janeiro, existem 8,8% do total de empregos no país, 63,5 mil trabalhadores.
Mas é uma boa opção investir em uma carreira ligada à tecnologia da informação? Esta é uma pergunta que pode ser difícil de responder, especialmente porque levará em consideração a particularidade de cada pessoa. Para tentar ajudá -lo a pensar sobre isso, vamos separar seis tópicos aqui, três a favor e três contra essa opção para tentar esclarecer o assunto.

3 razões para escolher a carreira em tecnologia da informação
1. Empregabilidade
Com o alto déficit de profissionais no mercado, não faltam vagas abertas e o sentimento de empregabilidade para esses profissionais. Mesmo que ele queira sair do emprego atual, para quem tem treinamento, é relativamente fácil substituir o mercado e, de certa forma, há estabilidade na maioria das posições ocupadas.
2. Salário e benefícios atraentes
A compensação de TI pode ser interessante, com valores que são frequentemente corrigidos em relação à experiência e especialização do profissional. Além do salário, as empresas procuram manter seus funcionários oferecendo trabalho remoto, além de flexibilidade de saúde, odontologia e tempo, entre outros.

3. Crescimento e evolução constante
A evolução constante do setor garante que sempre haverá desafios e oportunidades de crescimento, abrindo novos horizontes para aqueles que desejam se aprofundar, com possibilidades de progressão e desenvolvimento profissional, em execução ou gerenciamento, nos aspectos mais variados.
3 razões que podem movê -lo de sua carreira em tecnologia da informação
1. Desequilíbrio entre vida pessoal e profissional
O ambiente de trabalho de TI, que requer alta vigilância e disponibilidade contínua, pode dificultar o equilíbrio da vida pessoal e profissional. Muitas vezes, o profissional precisa se dedicar por longos períodos na conduta e na conclusão dos projetos, com um prazo apertado, o que pode tornar a carreira inimiga de uma vida pessoal saudável.
2. Requisito por atualização constante
Obviamente, todas as áreas exigem que você se atualize, mas nada comparado ao avanço tecnológico que requer aprendizado ininterrupto desses profissionais, caso contrário, eles perdem sua relevância em um mercado altamente competitivo.

Pressão constante
Manter os sistemas essenciais funcionando, o alto volume de trabalho e poucos profissionais disponíveis podem facilmente levar à sobrecarga, o aperto dos prazos e o estresse das equipes que lidam com esses problemas, a longo prazo, podem não valer a pena, mesmo com os benefícios apresentados anteriormente.
Conclusão
Somente cada um pode responder o que é melhor para si, certo? Procuramos apresentar os benefícios e desafios de uma carreira que permanece em ascensão.
Agora vale a pena avaliar os aspectos que colocamos aqui, lembrando que outros não mencionados, dentro de um universo de possibilidades, uma vez que cada empresa tem sua própria política, benefícios e particularidades.
Esperamos que esse conteúdo possa, de alguma forma, ajudá -lo a entender um pouco mais dessa realidade.