14.8 C
São Paulo
terça-feira, julho 22, 2025

Lança de osso na Rússia pode mudar o que sabemos sobre neandertais

TecnologiaLança de osso na Rússia pode mudar o que sabemos sobre neandertais


Uma pesquisa recente estimou que uma cabeça de lança óssea encontrada em uma caverna na Rússia tem entre 70.000 e 80.000 anos. Isso coloca dezenas de milênios por trás da chegada de humanos modernos (Homo sapiens) para a região. Ou seja, provavelmente foi feito por neandertais.

O artefato mais antigo desse tipo conhecido no mundo é uma faca de ossos feita por humanos modernos em Marrocos por aproximadamente 90.000 anos. A ponta de lança indica que os neandertais também trabalharam com ele ao mesmo tempo. Isso muda o que sabemos sobre suas habilidades, engenhosidade e capacidade de inovação.

Um artigo sobre o estudo do neanderthal osso lança foi publicado em Jornal de Ciência Arqueológica em julho.

A ponta dos ossos feita por neandertais foi analisada mais de 20 anos após ser descoberta

A ponta dos ossos feita por neandertais foi descoberta em 2003, mas analisada em detalhes apenas agora, explicam os pesquisadores.

Os cientistas usaram várias técnicas (microscopia, espectroscopia e tomografia computadorizada) para identificar o artefato como “uma ferramenta de osso intencionalmente modificada e moldada pela raspagem, cortes planos e possivelmente lixando”.

Análise sugere que a Spearhead feita com osso pelos neandertais foi usada como arma de caça (imagem: Nicolas Primola/Shutterstock)

Além disso, a ponta tinha “características externas e internas que sugerem seu uso como arma de caça (possivelmente um projétil tocado por osso)”, escrevem os pesquisadores.

Em geral, os pesquisadores classificaram o artefato como “projétil eficaz ósseo em termos proporcionais, dimensionais e funcionais”. E eles apontaram que a ponta provavelmente foi feita de osso bisquence.

Um resíduo semelhante a um piche encontrado no artefato indica que ele foi fixado em uma haste de madeira. A análise de desgaste revelou que o objeto havia atingido uma superfície dura. Ou seja, a arma provavelmente foi usada.

Por sua vez, a ausência de endireitar e polimento sugere que o item não foi usado repetidamente. Para os pesquisadores, isso pode significar que a ponta foi usada apenas uma vez, em uma caçada bem -sucedida.

Neandertais e Homo sapiens Na Eurásia

Atualmente, existem ferramentas muito varínticas ou armas ósseas associadas aos neandertais do período paleolítico (Idade da Pedra lascada). A maioria das cópias aparece em registros arqueológicos após a chegada de Homo sapiens Para a Eurásia, cerca de 45.000 anos atrás.

Fechar em Neanderthal Man, focado na expressão de seus olhos
Alguns grupos de neandertais começaram a usar armas feitas com ossos de forma independente e sem influência de humanos modernos (Imagem: Procy/ShutterTock)

Os autores dizem que “pelo menos alguns grupos de neandertais na Europa [haviam] começou a desenvolver armas de caça com dicas ósseas. “E” Eles fizeram essa invenção de forma independente e sem influência de humanos modernos que só chegaram ao continente muito tempo depois “.

Leia mais:

Na China antiga, as mulheres enviadas – o DNA prova que

Os cientistas descobriram na China um dos assentamentos mais antigos de uma sociedade matrilinear conhecida. Datado de aproximadamente 4.750 anos, o local pertencia à cultura neolítica Dawenkou e foi encontrado na província de Shandong. É perto do rio amarelo – considerado o berço da civilização chinesa.

DNA
O DNA mitocondrial, herdado apenas pela linha materna, era idêntico dentro dos clãs (imagem: 3DSSS/Shutterstock)

Esta sociedade era dominada por mulheres. Portanto, a herança e a linhagem familiar foram transmitidas por meio de materno, não paterno. A pesquisa, publicada na revista Nature, desafia as idéias tradicionais sobre a evolução das estruturas sociais humanas.

Saiba mais sobre este artigo com Visual digital.



Olhar Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

earn passive money with an ai blog.