Apesar das demandas da União Europeia, uma empresa não promoverá novas mudanças em seu modelo de negócios
O objetivo teria desistido de promover mudanças em seu modelo de negócios na União Europeia. A decisão foi tomada em meio ao impasse com a Comissão Europeia, que acusa a companhia de violação da legislação do bloco.
De acordo com um relatório de ReutersA postura provavelmente motivará novas multas diárias contra a Big Tech. Isso ocorre porque violaria a Lei do Mercado Digital, uma série de regras projetadas para conter o poder das grandes empresas de tecnologia.

- No mês passado, a Comissão Europeia alertou sobre a aplicação de quaisquer multas diárias se a meta não adotou as alterações necessárias para se adaptar às regras atuais.
- A empresa de Mark Zuckerberg já foi punida em US $ 234 milhões em abril.
- A Big Tech até ajustou seu modelo em novembro de 2024.
- As autoridades europeias, no entanto, não consideraram alterações suficientes para cumprir as propostas na lei do mercado digital.
- A decisão desagradou a meta, que disse que não promoverá novas mudanças.
Leia mais

Entenda a controvérsia
A UE exige oferecer uma versão gratuita com anúncios menos personalizados nas plataformas de metas. O principal requisito da Comissão Europeia é que o uso de dados pessoais para fins de publicidade ocorra apenas com consentimento livre e informado.
A Big Tech, por sua vez, sustenta que seu modelo, que permite escolher entre uma versão paga sem anúncios e uma publicidade gratuita, foi validada pelo Tribunal de Justiça da UE e autoridades de proteção de dados em países como França, Alemanha e Dinamarca.

Na interpretação das autoridades do bloco, no entanto, oferecer a alternativa paga não constitui uma escolha justa para os usuários. Portanto, a Comissão Europeia determinou que a empresa disponibiliza livremente uma versão com anúncios menos personalizados, com base na coleta mínima de dados.
A meta se recupera ao afirmar que essa imposição força a empresa a operar um modelo de negócios insustentável, pois reduz a eficácia da publicidade digital e compromete a viabilidade de seus serviços gratuitos.

Colaboração para a aparência digital
Alessandro Di Lorenzo é formado em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e trabalha na área desde 2014. Ele trabalhou nas redações da Bandnews FM em Porto Alegre e São Paulo.
Lucas Soares é um jornalista se formou na Mackenzie Presbyterian University e atualmente é editor de ciências e espaço digital.