16.8 C
São Paulo
segunda-feira, julho 21, 2025

Meta desafia regras da União Europeia e pode ser alvo de multas

TecnologiaMeta desafia regras da União Europeia e pode ser alvo de multas


Apesar das demandas da União Europeia, uma empresa não promoverá novas mudanças em seu modelo de negócios

Imagem: Rarraroro/Shutterstock

Compartilhe este artigo

O objetivo teria desistido de promover mudanças em seu modelo de negócios na União Europeia. A decisão foi tomada em meio ao impasse com a Comissão Europeia, que acusa a companhia de violação da legislação do bloco.

De acordo com um relatório de ReutersA postura provavelmente motivará novas multas diárias contra a Big Tech. Isso ocorre porque violaria a Lei do Mercado Digital, uma série de regras projetadas para conter o poder das grandes empresas de tecnologia.

Logotipo da meta em um smartphone
Mark Zuckerberg Company disputa as determinações do bloco europeu (Imagem: Miss.cabul/Shutterstock)
  • No mês passado, a Comissão Europeia alertou sobre a aplicação de quaisquer multas diárias se a meta não adotou as alterações necessárias para se adaptar às regras atuais.
  • A empresa de Mark Zuckerberg já foi punida em US $ 234 milhões em abril.
  • A Big Tech até ajustou seu modelo em novembro de 2024.
  • As autoridades europeias, no entanto, não consideraram alterações suficientes para cumprir as propostas na lei do mercado digital.
  • A decisão desagradou a meta, que disse que não promoverá novas mudanças.

Leia mais

Comissão Europeia
A UE afirma que a meta viola a Lei do Mercado Digital (Imagem: Nova África/Shutterstock)

Entenda a controvérsia

A UE exige oferecer uma versão gratuita com anúncios menos personalizados nas plataformas de metas. O principal requisito da Comissão Europeia é que o uso de dados pessoais para fins de publicidade ocorra apenas com consentimento livre e informado.

A Big Tech, por sua vez, sustenta que seu modelo, que permite escolher entre uma versão paga sem anúncios e uma publicidade gratuita, foi validada pelo Tribunal de Justiça da UE e autoridades de proteção de dados em países como França, Alemanha e Dinamarca.

Em segundo plano, o objetivo em breve; à frente, um martelo de juiz
O objetivo é nos pontos turísticos das autoridades européias (Imagem: Sergei Elagin/Shutterstock)

Na interpretação das autoridades do bloco, no entanto, oferecer a alternativa paga não constitui uma escolha justa para os usuários. Portanto, a Comissão Europeia determinou que a empresa disponibiliza livremente uma versão com anúncios menos personalizados, com base na coleta mínima de dados.

A meta se recupera ao afirmar que essa imposição força a empresa a operar um modelo de negócios insustentável, pois reduz a eficácia da publicidade digital e compromete a viabilidade de seus serviços gratuitos.

Alessandro di Lorenzo

Colaboração para a aparência digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e trabalha na área desde 2014. Ele trabalhou nas redações da Bandnews FM em Porto Alegre e São Paulo.

Lucas Soares é um jornalista se formou na Mackenzie Presbyterian University e atualmente é editor de ciências e espaço digital.



Olhar Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

Earn passive money with an ai blog.