Tudo sobre Estados Unidos
Os discos de “Balls Fire” nos céus geralmente são observados à noite. No entanto, esse meteoro teve um brilho tão intenso que sua luz se destacava, mesmo à luz do dia. Segundo a CBS, o fenômeno foi visto no estado da Geórgia nos Estados Unidos e pode ter aberto um buraco no teto de uma residência.
De acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA).
Meteoro danificou o teto de uma casa?
Também de acordo com a CBS, o fenômeno pode estar relacionado à chuva dos meteoros diurnos, causados por deritadores do Comet 2p/Encke, que atinge seu pico no final de junho.
Após a passagem da “bola de fogo”, as imagens que circulam na internet mostram danos ao teto de uma casa no condado de Henry, na Geórgia. No entanto, ainda não foi confirmado que o evento foi responsável pelo buraco.
“Ser muito maior do que um meteoro comum também significa que há uma chance maior de produzir fragmentos que atingem o solo”, explicou Robert Lunsford, da American Meteor Society, Space.com.
“Procuramos relatos de sons como Thunder ou Sonic Bangs para confirmar se fragmentos da bola de fogo sobreviveram à atmosfera inferior e podem ter atingido o chão. Portanto, a fotografia do buraco no telhado provavelmente está associada a essa bola de fogo”, acrescentou.
O fenômeno é bastante raro
“As bolas de incêndio diurnas são raras, pois é necessário um objeto grande (maior que uma bola de praia, em comparação com um meteoro de tamanho de ervilha), de modo que seja brilhante o suficiente para ser visto durante o dia”, disse Lunsford.
O especialista acrescentou que há uma média de apenas um evento por mês em todo o mundo. Isso significa que a cada 3.000 relatórios de “bolas de fogo” no céu, apenas um ocorre durante o dia.
O que é um meteoro de Bolide?
Eventualmente, temos notícias sobre o surgimento de fenômenos brilhantes rasgando os céus ao redor do mundo. Esses eventos são frequentemente chamados de meteoros, às vezes asteróides ou cometas. No entanto, esses nomes designam coisas diferentes (e você pode saber mais sobre essas diferenças aqui).
No caso de meteoros, quando uma rocha espacial (meteoróide) atinge a atmosfera da Terra em velocidades muito altas, até fragmentos tão pequenos quanto um grão de areia são capazes de aquecer instantaneamente os gases atmosféricos, gerando um fenômeno luminoso, que é o que os astrônomos classificam como meteor.
“Assim, os meteoros são apenas esses eventos luminosos, nada mais. Meteor não é sólido, não líquido ou gasoso, é apenas leve”, explica o colunista de Visual digital Marcelo Zurita, presidente da Associação de Astronomia de Paraibana (APA), membro da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), diretor técnico da Rede de Observação de Meteoros Brasileiros (Bramon) e coordenador regional (nordeste) do Dia do Asteróide Brasil. “Popularmente, eles também são chamados de estrelas do fanntry”.
Leia mais:
Dependendo de sua intensidade e comportamento, um meteoro pode ser classificado como uma bola de fogo ou um bolide. Enquanto o primeiro, como o próprio nome indica, é uma esfera grande e brilhante; O segundo, também muito brilhante, deixa uma trilha ionizada duradoura, explodindo no final.
Enfim, eles são inofensivos. Na maioria das vezes, o meteoróide é completamente vaporizado durante sua passagem pela atmosfera. Dependendo de certas condições, como tamanho, composição e ângulo de entrada, pequenas partes da rocha espacial podem resistir ao processo, deixando fragmentos no solo, chamados meteoritos.