14.3 C
São Paulo
quinta-feira, agosto 7, 2025

O que será do SEO nos próximos anos? Será que vai morrer?

TecnologiaO que será do SEO nos próximos anos? Será que vai morrer?


No início da Internet, muitos especialistas disseram que, para uma empresa existente, era necessário estar online. Cerca de 20 anos atrás, essa frase mudou para: se você não estiver no Google, está morto. Isso significava, e ainda significa que é necessário adotar algumas estratégias de SEO para tornar sua página legível e relevante para os mecanismos de pesquisa. Ou, se preferir, pode pagar para aparecer no topo da página, mas essa é outra história.

Imagem mostrando o usuário usando o mecanismo de pesquisa do Google
A estratégia de SEO ainda é fundamental para chegar ao topo da página no Google. Crédito: Pexels

E é exatamente o SEO que faz sua página rastreada e pode obter bons resultados na pesquisa. E para atender às suas regras que, basicamente, tudo o que você lê na Internet tem um formato específico, do título, imagens, links e quantidade de palavras.

Também disponibilizando a maior parte do conteúdo disponível na Internet tem um formato muito semelhante, escrito apenas para aparecer na parte superior da página de pesquisa.

Tudo estava indo muito bem, mas então o general

Mas o chatgpt surgiu para revolucionar o mundo da busca por respostas mais diretas – embora nem sempre atingisse. Para não ficar para trás, o Google também gerou respostas baseadas em IA na parte superior da sua página. Exatamente o lugar que todos sempre quisam ver seus negócios. E isso deixou claro que uma revolução estava começando a acontecer.

De fato, o monopólio de SEO como o conhecemos pode estar acabando, mas não na velocidade que muitas pessoas acreditam. O Google também domina pesquisas on -line, com 83,54% da pesquisaCom o YouTube representando 6,79% e o Chatgpt um pouco atrás, com 4,33% da preferência dos usuários.

E, de acordo com o site Withoutrush Isso não deve mudar por alguns motivos:

  • O Google ainda é responsável por processar bilhões de solicitações de pesquisa diariamente.
  • As ferramentas de IA dependem do conteúdo criado pelos humanos para treinar suas respostas.
  • O Google não parou no tempo e está integrando a inteligência artificial com seus resultados.

No entanto, as mudanças implementadas na pesquisa do Google impactaram muitas empresas, que perderam o tráfego significativamente, enquanto outras, como o artigo de Semrish mostra: “Ainda considera o SEO extremamente valioso”.

O SEO não está morto, mas no processo de evolução

Por esse motivo, não é possível dizer que o SEO desaparecerá. Para especialistas em SEO no mercado, o futuro será adaptado por um novo momento.

Leia mais:

Muitos SEOs não aceitam que as coisas estão mudando. Os chatbots mantêm os usuários na plataforma até que tenham uma resposta satisfatória e, se informativos, podem nem visitar o site.

Alexda Solis, CEO da consultoria espanhola Orainti, em entrevista ao site de inteligência.

Então, por que muitas pessoas afirmam que o SEO está morto?

Alguns fatores pesaram sobre essa visão, começando com mudanças nos algoritmos do Google. Essas mudanças implementadas afetaram muitas páginas de conteúdo relevantes e de qualidade.

O ChatGPT representa apenas 4,33% da preferência dos usuários, enquanto o Google atinge 83,54% das respostas.

As respostas rápidas geradas pela própria IA do Google, que aparecem no topo da página, também contribuíram. Ao mesmo tempo em que torna a resposta mais rápida para os profissionais de SEO, isso pode impactar negativamente as páginas, pois muitos usuários encontraram a resposta que desejavam sem ter que clicar em um link.

Mas é necessário ver essa mudança como uma oportunidade. Embora algumas das respostas apresentadas pela IA sejam superficiais, as páginas com conteúdo de alta qualidade podem se beneficiar e obter maior visibilidade.

SEO não acabou, mas conheça o geo

De fato, todo esse movimento tem uma conexão com a mudança no comportamento do usuário, que cada vez mais recorre a plataformas como o ChatGPT, tornando suas consultas mais complexas. Isso exigirá a otimização de mecanismos generativos (também conhecidos como GEO).

inteligência artificial
A Geo ajudará os editores a estruturar seu conteúdo para serem aprendidos mais facilmente pelos sistemas gerais de IA. Crédito: Tadamichi/Shutterstock

Com a Geo, cabe aos editores estruturar seu conteúdo para que seja facilmente compreendido e aprendido pelos sistemas gerais de IA, como o próprio Google, evitando muitos textos prolixes e tornando -os mais claros e mais diretos.

Descobri que, quando se trata de IA, as listas se saem bem em sites de nicho. Eles estão procurando conteúdo especializado. Se eu puder configurar um documento fácil de rastrear, eles encontrarão a fonte.

Tim Borsell, chefe de estratégia digital da empresa de marketing Adogy, em entrevista à inteligência.

Se essas mudanças estão afetando o mercado de SEO, elas abrem um mundo de oportunidades para o Geo. Ou seja, como já foi decretado em outras ocasiões, o SEO não está morto, mas precisa evoluir e se adaptar para atender às necessidades dos usuários.



Olhar Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

Latest sport news archives | swiftsportx. Countries | mzansi taal the south african lingo dictionary and encyclopedia.