18.9 C
São Paulo
quinta-feira, setembro 18, 2025

Onda de calor marca fim do inverno; primavera terá queda nas temperaturas

TecnologiaOnda de calor marca fim do inverno; primavera terá queda nas temperaturas


Um Nova onda de calor Começa nesta quinta -feira (18) e deve trazer temperaturas para Acima de 40 ° C Em várias partes do Brasil – do norte de Paraná a trechos da região norte. O calor deve se estender pelo menos até segunda -feira na próxima segunda -feira (22), de acordo com a previsão do tempo.

De acordo com Climatempoeste é o Sexta onda de calor de 2025. Deve chegar a grande parte do país, mas sem a mesma intensidade que os episódios anteriores, explica o meteorologista Césars Soares para o G1.

Para aqueles que não gostam de calor, há um alívio no horizonte: o O início da primavera promete uma queda significativa nas temperaturasespecialmente na metade sul do país. “A partir da vez da estação, o cenário muda abruptamente”, diz Soares.

A nova onda de calor aumentará as temperaturas em todo o país, mas com diferentes intensidades. O Centro -OestePor exemplo, você deve gravar os maiores extremos, com termômetros próximos ou acima de 40 ° C.

Os últimos dias de inverno serão marcados pelo calor, mas o início da primavera deve trazer chuvas (Imagem: Tomaz Silva – AgÊncia Brasil / Reprodução – Climatempo)

SudesteO calor se espalha pelo interior de São Paulo e Minas, enquanto no Sul O destaque é o norte de Paraná. Já está dentro NordesteO interior segue com ar seco e máximos próximos a 37 ° C. e em NorteCidades como Palmas (to) também podem exceder 40 ° C.

Sul

No sul, o calor se concentrará principalmente no North Paranáonde as máximas podem atingir 36 ° C no fim de semana. Cidades como Londrina devem registrar um aumento gradual, de 30 ° C nesta quinta -feira para até 36 ° C no sábado (20).

Em outras áreas da região, o aquecimento é mais moderado. O Curitiba deve ter tardes acima da média, com máximos entre 27 ° C e 29 ° C, mas sem extremos. A partir de domingo (21), a instabilidade aumenta, trazendo uma chance de chuva e queda de temperaturas em parte de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Sudeste

No sudeste, a onda de calor deve ser refletida principalmente no Interior de São Paulo e em áreas de Minas GeraisCom máximos que podem exceder 37 ° C em cidades como Presidente Prudente (SP) e UberlânDia (MG), o fim de semana promete tardes quentes, com pouca variação e chance apenas de golpes isolados.

Cidade quente
No sudeste, a nova onda de calor deve fazer com que os máximos passem de 37 ° C em várias áreas nos próximos dias (imagem: Marcelo Camargo/AgÊncia Brasil)

Nas capitais, o calor também ganha força. São Paulo pode atingir 33 ° C na sexta -feira (19) e 32 ° C no sábado (20), enquanto Belo Horizonte deve atingir até 31 ° C. Nó Rio de JaneiroOs termômetros estão a 32 ° C.

Apesar das altas temperaturas, espera -se que uma frente fria no início da primavera traga o tempo de chuva e atualização da próxima semana (mais sobre isso no final deste artigo).

Centro -Oeste

O Centro -Oeste será a região mais afetada pela nova onda de calor. Mato Grosso e Mato Grosso do Sul Eles devem registrar temperaturas próximas ou acima de 40 ° C entre sexta e sábado, especialmente em áreas como regiões de Cuiabá e Pantanal. Goiás e o Distrito Federal Eles também enfrentam tardes muito quentes, com máximos entre 33 ° C e 35 ° C.

A baixa umidade do ar deve agravar a sensação de calor, com taxas abaixo de 30% em vários momentos do dia. Mesmo com a chance de golpes rápidos e isolados em algumas cidades, a tendência é que o ar quente e seco mantém o padrão de alta temperatura até o início da próxima semana.

Nordeste

Dentro do nordeste, o calor deve ser persistente e acompanhado pelo ar mais seco. Em áreas de Piauí e de MaranhãoComo teresina (PI) e imperatriz (MA), as máximas podem atingir 36 ° C ou 37 ° C nos próximos dias. Em Picos (pi)A tendência é de sol forte e pouca variação, com temperaturas em torno de 37 ° C até domingo (21).

Idosos protegendo a cabeça contra o sol usando jornal dobrado em um dia quente
O interior do nordeste deve ter um calor persistente acompanhado de ar mais seco (imagem: Tomaz Silva/AgÊncia Brasil)

Bahia ocidentalCidades como Vitória da conquista fogem dos extremos, com máximas mais amenas, entre 25 ° C e 27 ° C, e uma chance de golpes rápidos no fim de semana. No interior da Bahia, a previsão segue o calor acima da média, com tardes abafadas e pouca chuva.

Norte

No norte, a onda de calor também será sentida, especialmente no Tocantins. Em Palmeiras (para)Os termômetros podem exceder 40 ° C entre sexta e sábado, com sensação térmica ainda mais alta. Em cidades como Araguaína (para), a previsão indica máximos de até 37 ° C.

Ao sul de Maranhão e em Bahia ocidentalQue transição com o norte, o calor deve ser igualmente intenso, com temperaturas próximas a 36 ° C a 38 ° C. A tendência é de dias ensolarados fortes, baixa nebulosidade e queda de umidade, o que reforça o cenário típico de pré-primeavera na região.

Leia mais:

O que esperar do início da primavera

A primavera começa neste domingo (22) com contraste típico da temporada: calor intenso em grande parte do país e chegada de uma frente fria em todo o sul. Essa mudança deve trazer chuva e queda significativa nas temperaturas nos primeiros dias da nova temporada.

Mulher entrando com guarda -chuva aberto até agora com chuva e sol
A mudança deve trazer chuva e queda significativa nas temperaturas nos primeiros dias da primavera (Imagem: Marcelo Camargo/AgÊncia Brasil)

SulO refresco será mais significativo. O Porto Alegre (RS), por exemplo, deve ver os máximos cair de quase 30 ° C para algo entre 23 ° C e 25 ° C, enquanto as áreas de serra podem registrar mínimos próximos a 10 ° C e até geadas fracas em alguns pontos.

SudesteA frente fria deve quebrar o calor com chuveiros de chuva entre 22 e 24, reduzindo as temperaturas em capital como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG). Nó Centro -OesteO ar frio atinge mais enfraquecido, mas ainda deve aliviar o calor em Mato Grosso do Sul e parte de Mato Grosso, com quedas de até 5 ° C nas máximas.

Já está dentro Norte e em NordesteA influência da frente fria deve ser muito menor. Nessas regiões, a expectativa é que o calor e o clima seco continuem, sem grandes mudanças no início da primavera.



Olhar Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares