O período de grandes navegações, ou a Era de Descobertas, é retratada com algum glamour pelos historiadores. Portugal e Espanha e outros países europeus lançaram seus navios para o mar em busca de rotas comerciais, riquezas naturais e novos territórios. O movimento começou no final do século XV e continuou por muitos e muitos anos.
Apesar da importância histórica, as viagens em si não tinham beleza ou poesia. Vamos usar o exemplo de Pedro Álvares Cabral e Brasil. O navio português ficou por 44 dias no mar até encontrar a Terra Firme. E não estamos falando de uma viagem a bordo de um cruzeiro moderno. Alimentos, banho e saneamento estavam ausentes em geral. Restavam doenças.
Leia mais
Especialistas estimam que mais de dois milhões de marinheiros morreram durante esse período vítimas de Scurry. É uma doença causada pela falta de vitamina C., isto é, por uma dieta ruim. Essa era a realidade desses marinheiros, que passou semanas sem se alimentar de frutas e vegetais frescos.
Os principais sintomas são a dificuldade em curar feridas, além da aparência de hematomas e sangramento na gengiva. A seguir, a fadiga e o cansaço, a dor nas articulações, a perda de peso, a anemia e, em alguns casos, a morte.
Hoje, a Scurry é uma doença rara e, por muito tempo, as autoridades de saúde a consideraram quase tão extintas. Um novo caso na Austrália, no entanto, ativou o sinal de alerta de especialistas.
A Scurry e a pobre dieta
- Em um artigo científico publicado na revista Relatos de caso do BMJUm grupo de médicos australianos retratou o episódio de um homem de meia idade que tinha um caso de escurito agudo.
- Ele chegou ao hospital com uma erupção dolorosa nas pernas, bem como uma inflamação dos vasos sanguíneos.
- Ele também tinha anemia e tinha sangue na urina.
- Os primeiros exames não mostraram doença autoimune ou sanguínea.
- Os médicos descobriram apenas o que ele tinha depois de uma conversa sobre a dieta desse paciente.
- O ano de 51 anos havia passado pela cirurgia bariátrica e não estava comendo corretamente.
- Com problemas financeiros, ele passou muito tempo sem comer frutas e vegetais.
- Ele também parou de tomar os suplementos de vitaminas e minerais recomendados pelos médicos.
- O resultado foi uma deficiência nutricional grave, seguida pelo déficit de vitamina C e pelo aparecimento de Scurry.
- Vale ressaltar que o paciente se recuperou rapidamente depois de comer alimentos ricos nessa vitamina.
- O caso, no entanto, mostrou que não estamos 100% livres da doença.

Um estudar Recentemente conduzido por pesquisadores dos Estados Unidos, ele descobriu que os casos de escorbição pediátrica triplicaram entre 2016 e 2020. Eles identificaram uma relação entre a doença e outras condições de saúde, como a obesidade. Eles também afirmaram que ela está intimamente ligada a problemas financeiros.
Em muitos países, frutas e vegetais estão longe de ser preços acessíveis. Nós, que moramos no Brasil, não temos uma dimensão disso. No Japão, por exemplo, frutas são consideradas artigos ou até presentes de luxo. Um único limão, por exemplo, pode ser vendido a US $ 10. A unidade de algumas mangas custa mais de US $ 100.
Ok, no Japão, essa é uma questão cultural e eles valorizam mais a qualidade da produção de frutas do que a quantidade. Mas os valores mostram que comer bem pode ser muito caro em outros países.

Os autores do estudo australiano apontam que é necessário conscientizar a população da importância da ingestão de vitamina C e de outros nutrientes. Eles ainda chamam a atenção para as autoridades para essa questão social.
Segundo os cientistas, o número crescente de pessoas sem condições financeiras para ter uma boa dieta está ajudando no ressurgimento dessa doença mortal.
Texto feito com base em um relatório da aparência digital de 23/10/2024.