A popularidade de Tesla não para de cair nos Estados Unidos. É isso que mostra dados mensais do Relatório de Inteligência de Veículos Elétricos (EVIR). A pesquisa avalia as percepções do consumidor de veículos elétricos, direção autônoma e as montadoras envolvidas nessas tecnologias.
A Toyota, por exemplo, lidera classificações de imagem, superando empresas mais estabelecidas no setor. Tesla, a pioneira de Elon Musk na popularização dos veículos elétricos, vê sua reputação de se deteriorar cada vez mais.
Em pesquisa sobre carros elétricos, mais pessoas tinham opiniões negativas do que positivas sobre Tesla
Atualmente, apenas 26% dos entrevistados por EVIR Search Tem uma visão positiva de Tesla, enquanto 39% expressam opiniões negativas. Isso resulta em um índice de -13 para a marca. O escore de intensidade (reflete sentimentos mais extremos) é ainda pior: atinge -16.
Isso indica que sentimentos negativos sobre a Tesla não apenas excedem os positivos, mas são expressos com mais intensidade. E o cenário está piorando: em abril, a pontuação líquida foi de -7.
Quando a pesquisa analisou dados demográficos, a Tesla continuou em quase todos os grupos. A rejeição foi mais intensa entre pessoas com renda inferior a US $ 75.000 (aproximadamente R $ 417 mil), residentes de áreas suburbanas e mais de 65 anos.
A única montadora com avaliação negativa semelhante foi VinfastA, do Vietnã. No entanto, 92% dos entrevistados disseram que não conheciam a marca ou não têm opinião sobre isso. Isso atenua o impacto da sua pontuação. A imagem negativa de Tesla vem da familiaridade e do julgamento ativo, não da ignorância.
Confiança nas marcas
- Crise de confiança em Tesla: A empresa teve a pior pontuação líquida de confiança entre as marcas avaliadas, com um índice de -19 -que indica que mais pessoas confiam pouco do que confiam muito na empresa;
- Tesla e Vinof com baixa credibilidade: Ambas foram as únicas montadoras com pontuação líquida negativa na confiança do consumidor;
- Declinar a segurança: Tesla foi o penúltimo colocado na percepção de segurança entre veículos elétricos, excedendo apenas o Vinfast;
- Perguntas de segurança: Elon Musk promoveu Tesla como líder de segurança, mas foi criticado pelo uso de dados enganosos;
- Acidentes fatais: Os incidentes envolvendo sistemas de assistência à Tesla (conhecida como piloto automático) influenciaram negativamente a percepção do público – 52% consideraram os veículos Tesla Seguros.
Leia mais:
Lançamento da Tesla Flopou Robotaxi, aponta a pesquisa
Evir também investigou a opinião pública sobre veículos autônomos e robotáxis. E notou grande ceticismo. Apenas 1% dos mais de oito mil entrevistados foram Robotaxi e o faria novamente, enquanto 46% disseram que nunca considerariam usar esse tipo de serviço.

Robotáxis é uma parte central da visão de Tesla para o futuro. Musk vem promovendo a idéia há anos de abandonar as vendas de carros em favor de uma frota autônoma e robôs humanóides para trabalho manual.
Austin, Texas, foi escolhido como uma cidade piloto para os testes. Mas 65% dos entrevistados disseram que não sabiam que Tesla havia demonstrado sua robotaxia na cidade desde o final de junho. E os pandas 3% se consideraram bem informados sobre o assunto. Ou seja, o lançamento fracassou no público em geral.