É verdade que o corpo humano tem muitos mistérios. Um deles até se voltou para o meme, se suas pálpebras treinarem do nada, cuidado com o estresse. Mas as pálpebras tremem por esse motivo?
As pálpebras são estruturas finas compostas por pele e músculo que têm o papel de proteger os olhos de fatores externos, como luz e poeira, por exemplo. Eles são compostos de duas partes, a pálpebra superior e inferior.
Leia mais:
Ao fechar e abrir as pálpebras várias vezes ao dia, esse movimento gera lubrificação de córneas, evitando a secura ocular e promovendo a higiene com expulsão de resíduos.
Por que as pálpebras tremem?
É difícil conhecer alguém que não passou por uma pálpebra de Myocheia ou mioclonia – nome científico para a marca registrada das pálpebras. É quando geralmente uma das pálpebras inicia uma contração involuntária, rápida e repetitiva que aparece espontaneamente e pode durar alguns dias.
Essas contrações, que geralmente afetam um olho de cada vez, podem ser bastante desconfortáveis e até gerar alguma preocupação, por isso é importante entender quais são os vários fatores que podem desencadear essa condição.
Segundo artigo publicado no portal de Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular (SBCPO), algumas situações cotidianas, como estresse, ansiedade, insônia, ar seco e excesso de cafeína, podem causar tremor nas pálpebras que geralmente ocorrem intermitentemente, mas geralmente é algo transitório.

Já o Hospital Beira Rio EyesO Centro de Referência de Oftalmologia localizado no sul da Bahia acrescenta mais uma razão muito presente na vida cotidiana que pode ser um gatilho para o tremor da pálpebra: o uso prolongado de telas.
“Esta é uma reação natural do corpo quando os olhos estão muito cansados, por exemplo. Os músculos sentem a sobrecarga do esforço, como em um bezerro na panturrilha, por exemplo”, diz o artigo publicado no site da instituição.
Como um sintoma isolado, as pálpebras shake não configuram um problema de saúde em si mesmas, geralmente é apenas uma reação fisiológica, mas se vier com outros sintomas, é importante estar ciente.

“Outros movimentos involuntários das pálpebras, quando associados a sintomas e sinais neurológicos, ou quando contrações mais intensas que podem levar ao fechamento dos olhos completos – blefaroespasmo – podem exigir investigação e tratamento específicos”, diz SBCPO.
Situações em que o tremor da pálpebra dura várias semanas, espasmos que atingem outras regiões do corpo, pálpebras caídas ou constantemente vermelhas, inchadas e Cisco sentem sinais que podem indicar algo mais sério. Portanto, nesses casos, é importante buscar um oftalmologista confiável.