21.3 C
São Paulo
quarta-feira, agosto 20, 2025

Por que sinto sono após beber café?

TecnologiaPor que sinto sono após beber café?


O café é mais do que uma bebida, tornou -se um ritual começar bem o dia e com mais energia. Além disso, depois do almoço, também é solicitado a fornecer esse gás extra para concluir tarefas pendentes. Mas por que algumas pessoas sentem sono depois do café?

O principal componente do café é a cafeína e tem um efeito direto no sistema nervoso central. Por sua vez, o corpo humano tem uma substância chamada adenosina. Ele se acumula no cérebro durante a esteira e é responsável por nos dizer no final do dia que é hora de descansar e relaxar.

O café é por excelência, um antagonista dessa substância, além de bloquear os receptores de adenosina, promove a liberação de neurotransmissores excitatórios, como noradrenalina e dopamina.

Leia mais:

Mas o café não diminui a atividade dessas células, apenas impede a ativação desses receptores de adenosina, evitando sinais de cansaço e sonolência. Mas a adenosina não desaparece por causa do consumo de café, pelo contrário, se acumula no corpo. Após o efeito excitatório da cafeína, a tendência é sentir muito sono e cansaço mais tarde.

Vários fatores podem causar sono depois de tomar café. ((Imagem: Shutterstock_Halfpoint)

A primeira razão pela qual algumas pessoas simplesmente ficam com sono depois de tomar café é a tolerância. De acordo com o artigo publicado em Ciências da vida médica de notíciasAlguns estudos mostram que o corpo responde à ingestão crônica de café, aumentando o número de receptores de adenosina – o que diminui automaticamente o potencial excitatório do café.

Outra razão apontada pelo artigo científico está no fato de que o café é um diurético natural, ou seja, aumenta a produção de urina. Se consumido em grandes quantidades, sem a ingestão adequada de água, pode causar desidratação que gera sintomas como tontura e cansaço.

Outra possibilidade também levantada pelos pesquisadores está diretamente relacionada ao pico da insulina que pode ocorrer ingerindo café adoçado.

mulher soprando uma xícara de café
Além da dependência, o excesso de café pode causar tolerância à cafeína no corpo. (Imagem: Pheelings Media/Shutterstock)

O café também pode afetar os níveis de açúcar no sangue, especialmente quando consumidos com açúcares adicionados, causando quedas de açúcar caracterizadas por um pico inicial, seguido de uma rápida queda no açúcar no sangue, causando fadiga e letargia.

Explica o artigo

A genética também está no centro de outra investigação sobre por que o café causa sonolência em algumas pessoas. Existem variantes genéticas que não podem produzir neurotransmissores suficientes para receber cafeína ou aqueles que produzem não permitem que a conexão seja realizada.

Cada organismo é um universo separado, a capacidade de uma pessoa de metabolizar enzimas também é um fator crucial. O processo de metabolização definirá a quantidade de cafeína que atinge o cérebro, bem como sua velocidade, desencadeando um efeito mais forte ou mais fraco. E nesse sentido, os organismos não seguem um livreto.

Beber café diariamente reduz o risco de morrer de doença hepática
A exposição diária ao sol, o exercício e uma soneca no meio da tarde estão entre as opções para aqueles que querem ter mais energia. (Imagem: Polina Lebed/Pixabay)

Finalmente, uma das alternativas, se o café não estiver deixando você acordado, é sem consumi -lo por alguns dias, para que o corpo elimine a cafeína disponível no corpo. É então indicado para reintroduzir a bebida moderadamente na rotina alimentar.

Agora, se o café nem lhe dar a energia de que você precisa, outra possibilidade importante de estar mais disposta é se concentrar no tom do sol curto pela manhã, praticar a atividade física regularmente e, se possível, tirar uma soneca de até 30 minutos durante o dia.



Olhar Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

Traditional soft pretzels with sweet beer cheese. Join our learning community. lankan t20 league.