O estudo mostra que o cérebro aprende melhor inconscientemente – e dá dicas para transformá -lo em vantagem
Uma nova pesquisa do psicólogo da Universidade do Nordeste Aaron Seitz sugere que a maior parte do nosso aprendizado ocorre incidentalmente, ou seja, sem intenção explícita.
Mesmo quando pensamos que estamos aprendendo de propósito – como estudando provas ou aprendendo uma linguagem – o que realmente fazemos é criar condições que induzam o cérebro a entrar em um estado amigável, ativando mecanismos automáticos e inconscientes.
Esse tipo de aprendizado acontece o tempo todo, como quando decoramos involuntariamente as letras de uma música ou quando os bebês assimilam a linguagem apenas pela exposição aos sons ao seu redor.
Isso ocorre, de acordo com Seitz, através da extração de “regularidades estatísticas” do meio ambiente – padrões repetitivos que o cérebro reconhece e armazena.

Leia mais:
“Enganando” o cérebro para aprender
- A pesquisa, publicada em Opinião atual em neurobiologiaressalta que os mesmos mecanismos estão por trás do aprendizado intencional e incidental.
- Técnicas como atenção focada, repetição e recompensas são estratégias eficazes para “enganar” o cérebro, ativando seus sistemas automáticos de aprendizado.
- Em um experimento, por exemplo, Seitz mostrou que, ao executar tarefas simples com sucesso, os participantes não apenas aprenderam o principal objetivo, mas também absorveram informações secundárias apresentadas de maneira subliminar.

Influência do ambiente na assimilação da informação
Para o pesquisador, o segredo é criar o ambiente certo para o aprendizado de acontecer, e isso varia de pessoa para pessoa.
Teste diferentes abordagens e descubra o que mais estimula o próprio cérebro é essencial. “Existem inúmeras maneiras de preparar o cérebro para aprender. O importante é descobrir quais truques funcionam melhor para você”, conclui Seitz.


Colaboração para a aparência digital
Leandro Criscuolo é um jornalista se formou no Cásper Líbero College. Ele trabalhou como redator, analista de marketing digital e gerente de redes sociais. Atualmente, ele escreve para a aparência digital.