Unidades de saúde do sistema de saúde unificado (SUS) em alguns estados brasileiros já estão oferecendo o Novo teste da biologia molecular de DNA-HPV. O método usa Tecnologia desenvolvida nacionalmente e é considerado inovador rastrear o câncer cervical na rede pública.
O exame, desenvolvido por Instituto de Biologia Molecular de Paranáligado a Fiocruz, é capaz de detectar 14 genótipos de Papilomavírus humano (HPV)identificando a presença do vírus no corpo antes da ocorrência de lesões ou câncer em estágios iniciais, de acordo com o Ministério da Saúde. aumenta as chances de cura por tratamento precoce.
“O câncer cervical ainda é o que Mais mata as mulheres no nordeste. No Brasil, eles são 20 mortes por dia – Até seis vezes mais que casos de feminicida em alguns estados. Com diagnóstico mais rápido e tratamento precoce, Podemos salvar muitas vidas”, Ele disse O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
O novo teste começou a ser parcialmente oferecido em 15 de agostoCom expansão gradual nos seguintes estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Bahia, Pará, Rondônia, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraná, além do distrito federal. Até dezembro de 2026, a triagem beneficiará 7 milhões de mulheres por ano.
Quem tem acesso ao novo exame HPV?
- Para acessar o novo teste molecular de DNA-HPV, apenas marcar uma nomeação ginecológica regular no Unidades de Saúde Básicas (UBSS);
- O público -alvo é o Mulheres cisgênerosincluindo homens transgênerosAssim, Indivíduos não bináriosde fluido e intersexuais nascidos com sistema reprodutivo femininoAssim, 25 a 64 anos;
- As equipes de saúde da família e os agentes de saúde comunitária pesquisarão mulheres da região que estão na faixa etária de rastreamento, com o teste ginecológico atrasado ou nunca terminadobem como aqueles que ainda não foram vacinados;
- Nesta fase, o governo também irá Forneça kits de teste e insumos para Treinamento especializado para SUs profissionais com o objetivo de reduzir de 25 a cinco dias O resultado da opinião médica através do Super Center para Diagnóstico de Câncer.

Com o tempo, os pacientes com SUs poderão realizar auto -sofrido de material ginecológico, especialmente populações com dificuldade em acesso a serviços de saúde ou resistência ao exame. O procedimento será ensinado por um profissional e a amostra será colhido em casa Para envio para o UBS.
Leia mais:
Nova abordagem
O teste molecular do DNA-HPV substituirá o esfregaço de Papanicolaou, que será realizado apenas para confirmação dos casos em que o teste de DNA-HPV positivo. Ser mais eficazA nova tecnologia permite ampliar os intervalos de rastreamento para até cinco anosaumentando a eficiência e reduzindo os custos.
“Com Papanicolau, o exame precisa ser repetido com cada três anos. Com essa nova tecnologia, o intervalo se torna cinco anos. Além disso, elimina a necessidade de nova coleção quando o resultado é inconclusivo – A mesma amostra já serve para todos os exames necessáriosAcelerar o encaminhamento ao tratamento ”, explica Padilha.

O HPV é a infecção sexualmente transmissível mais comum no mundocom Mais de 200 tipos identificadosalguns dos quais podem causar Verrugas genitaisenquanto outros estão associados a Tumores malignoscomo câncer cervical, ânus, pênis, boca e garganta.
O vacina oferecida gratuitamente por sus Para jovens de nove a 14 anos é o Forma de prevenção mais eficazaliado ao uso de preservativosque ajudam a conter o risco de contágio. Até Dezembro de 2025quem tem que 15 a 19 anos Também pode ser vacinado livre.