14.5 C
São Paulo
domingo, agosto 3, 2025

Rússia aprova lei que pune busca por conteúdo “extremista” na internet

TecnologiaRússia aprova lei que pune busca por conteúdo “extremista” na internet


A nova regra fornece multas para aqueles que acessam materiais proibidos, mesmo sem compartilhá -los; O uso de VPNs pode agravar as penalidades

Imagem: Melnikov Dmitriy/Shutterstock

Compartilhe este artigo

O Parlamento Russo aprovou uma nova legislação que expande significativamente os poderes de censura do governo, permitindo a punição de cidadãos que buscam apenas o conteúdo classificado como extremista, mesmo sem compartilhá -lo. A informação é de Washington Post.

A medida entra em vigor em setembro e até chega aos usuários que acessam esse tipo de material através de VPNs – uma ferramenta amplamente usada no país para contornar os bloqueios digitais.

VPN da Rússia
Com uma definição ampla de “extremismo”, o governo pode multar aqueles que usam VPNs para buscar conteúdo proibido (imagem: SSI77/Shutterstock)

Na Rússia, o conteúdo LGBT é considerado extremistas

  • A definição oficial de “conteúdo extremista” na Rússia abrange de materiais ligados a grupos terroristas, como a Al-Qaeda, a publicações de movimentos como LGBT+.
  • A multa para acessar esse tipo de conteúdo pode atingir US $ 65.
  • O uso de VPNs para esse fim já pode gerar penalidades muito mais altas, até US $ 12.800 para empresas.

Os críticos alertam que a nova lei vaga de linguagem abre o caminho para abuso e perseguição de dissidentes, com o potencial de evoluir multas administrativas para procedimentos criminais. A ativista Sarki Darbinyan disse que a medida pode ser usada como pretexto para prisões arbitrárias.

Leia mais:

Facebook e Microsoft se reúnem para combater grupos extremistas
A medida aprovada no parlamento russo criminaliza o acesso simples a materiais considerados “extremistas” e gera alertas sobre a repressão digital (imagem: nito100/istock)

A aprovação da lei foi reações rápidas e geradas

Discretamente apresentado como uma emenda a uma lei de rotina de transporte, a proposta foi aprovada rapidamente e sem debate público, repetindo uma tática legislativa comum na Rússia.

Até aliados do governo, como a Liga Segura da Internet, criticou a medida, temendo que isso torne inviável monitorar grupos extremistas.

Desde a invasão da Ucrânia em 2022, o governo russo endureceu o controle sobre a Internet, criminalizando a disseminação de “notícias falsas” e restringindo o uso de plataformas estrangeiras.

Ao mesmo tempo, ele investe na “Internet soberana”, com vigilância expandida, demanda por coleta de dados por operadores e pressões para que os cidadãos abandonem redes como YouTube, Instagram e X (ex -Twitter).

A Rússia começará a punir até aqueles que procuram conteúdo censurado – Imagem: Slasha/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo

Colaboração para a aparência digital

Leandro Criscuolo é um jornalista se formou no Cásper Líbero College. Ele trabalhou como redator, analista de marketing digital e gerente de redes sociais. Atualmente, ele escreve para a aparência digital.



Olhar Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

Earn passive money with an ai blog.