Tudo sobre Whatsapp
A Rússia confirmou, na quarta -feira (13), que está tomando medidas para restringir, parcialmenteAs chamadas nos aplicativos Telegram e WhatsApp. As plataformas seriam usadas para Sabotagem, terrorismo e atividades de extorsãoDe acordo com o regulador das comunicações russas, Roskomnadzor.
“Informamos que, para combater os criminosos, de acordo com as autoridades policiais, estão sendo tomadas medidas para restringir parcialmente as chamadas nesses mensageiros estrangeiros. Nenhuma outra restrição de sua funcionalidade está sendo introduzida”. informado a agência de inspeção para a agência de notícias TASS.

Proprietários de ambos os serviços de mensagens (objetivo e telegrama) Eles já estavam sendo procurados Para contrastar, mas, de acordo com Roskomnadzor, eles “eles“ignorou repetidamente os requisitos”O Ministério do Desenvolvimento Digital acrescentou que as chamadas serão restauradas Se os requisitos da legislação russa forem cumpridos.
Horas após o anúncio da fechadura, o telegrama falou em um Nota enviada para TASS. “O telegrama é lutando ativamente Uso malicioso de sua plataforma, incluindo fraude, incitação para sabotar e violência. Moderadores, usando ferramentas especiais de inteligência artificial [IA] E aprendizado de máquina, monitore proativamente as seções públicas da plataforma e aceite mensagens para excluir milhões de mensagens maliciosas diariamente ”, afirmou a rede.
Ainda não existe uma posição oficial do objetivo no bloco parcial do WhatsApp.
Trava preventiva para telegrama e whatsapp
- Ao vice -presidente do Conselho Público do Ministério do Desenvolvimento Digital da Rússia, Rifat Sabitov, A decisão é justificada e pretende proteger os usuários e a infraestrutura nacional de informação;
- “Empresas como Telegram e WhatsApp, ignorar os requisitos das autoridades de supervisão russa, Não responda pedidos do Serviço de Promotoria Pública e Não bloqueie canais óbvios de phishing e fraude. Portanto, medidas restritivas são absolutamente justificado e Eles deveriam ter sido adotados por muito tempo“, declarado;
- Sabitov também criticou a plataforma para cooperar Com os serviços de inteligência da França e do Reino Unido, mas ignore as autoridades russas. “Estes são padrões duplos que representam um ameaça à soberania e segurança dos cidadãos“, ele disse;
- Segundo ele, os danos causados por crimes envolvendo as duas plataformas excedidas 85 bilhões de rublos (R $ 5,7 bilhões) Somente nos primeiros cinco meses deste ano. Desde o ano passado, a proporção de russos atacou no WhatsApp aumentou 3,5 vezes.

Leia mais:
Funciona?
O bloco parcial pode gerar um “Falsa sensação de segurança”Na população, De acordo com especialistas consultados por TASS. Eles acreditam que os criminosos aproveitarão os serviços menos populares – ou até criar novos esquemas.
“Se as pessoas pensam que, depois de bloquear chamadas em aplicativos de mensagens instantâneas, elas se livrarão dos golpistas, podem perder a vigilância e parar de avaliar criticamente outras ameaças”, disse Maria Sergeyeva, especialista no grupo de testes sociais e técnicos do Bastion.
“Os usuários não estão completamente protegidos – as restrições reduzem o risco de contato acidental com um fraudador, mas Não exclua Outras formas de comunicação: correspondência, email, redes sociais. Sem cautela pessoal e habilidades de reconhecimento de ameaças, mesmo as medidas técnicas mais rigorosas não garantirá 100% de segurança“Nomeado Kirill Levkin, gerente de projetos da MD Audit.
