Dubai quer se tornar pioneiro no setor de táxi aéreo
O A empresa Air Taxis Joby Aviation está perto de iniciar seus serviços em Dubai. A empresa Entregou sua primeira produção de carro voador lá e planejar Inicie a operação no início de 2026.
E não é apenas em Dubai: embora grandes promessas para o futuro decolem, os táxis do AEREOS estão progredindo nos Estados Unidos e no Brasil.

O carro voador deve começar a trabalhar no próximo ano em Dubai
A Joby Aviation disse que concluiu com sucesso vários voos de teste piloto a bordo de seu carro voador e entregou a primeira unidade de produção em Dubai, Emirados Árabes Unidos. Lá, o Empresa conduziu seu primeiro voo de teste de mercado nesta semanaDe acordo com a agência Reuters.
O feito é significativo para Joby. A empresa trabalha no carro voador desde 2009 e emerge como um dos pioneiros no mercado de táxi aéreo – que sofre de expectativas exageradas em comparação com altos custos operacionais.
Agora, Dubai quer se tornar uma verdadeira vitrine de táxis aéreos. A cidade fechou um Contrato de exclusividade operacional de seis anos com Jobyque inclui apoio financeiro e regulatório para colocar carros voadores no ar.
A empresa espera começar a trabalhar comercialmente no início do próximo ano. De acordo com A beiraA operação ocorrerá em quatro vertes planejados, incluindo o Aeroporto Internacional de Dubai e Palm Jumeirah (a ilha artificial da cidade).
Existem desafios
- Enquanto conversamos, os custos operacionais são altos, o que geralmente limita a clientela. Para tentar atrair o público, Joby fará voos de teste nas rotas em que ele deve operar antes de realmente iniciar a operação comercial;
- Paul Sciarra, presidente do Conselho de Administração de Joby, destacou outro problema: o calor de Dubai. Com temperaturas muito altas, manter o ar condicionado em pleno funcionamento é essencial para garantir o bem-estar dos passageiros, mas pode ser complicado;
- Segundo ele, existem muitos outros “requisitos a serem verificados” antes do início da operação, como treinamento em mecânica e equipes de voo em terra.

Táxis aéreos também são esperança em outros lugares
Apesar dos esforços “extras” de Dubai para se tornar pioneiro na mobilidade aérea, o setor de táxi aéreo também está avançando nos Estados Unidos. Lá, a Aviação Joby está prestes a iniciar um processo de teste dos profissionais da Administração Federal de Aviação (FAA). Esta é a fase final antes da operação com os passageiros.
Leia mais:
No Brasil, a Mobilidade Aérea de Eve, a subsidiária da Embraer, também está trabalhando para permitir táxis aéreos. O carro voador da empresa já possui 2.800 unidades encomendadas. A operação está programada para começar no início de 2026 e deve fazer o trecho de Guarulhos de Faria Lima-Aeroporto em apenas 13 minutos. Aprenda os detalhes aqui.

Vitoria Lopes Gomez é escritor na aparência digital