A quarta missão do Axom Space, AX-4, decolou com sucesso ao amanhecer na quarta-feira (25). Após os adiamentos, a empresa privada lançou quatro astronautas a bordo da cápsula da equipe da SpaceX Crewx no foguete Falcon 9.
A missão os levará à Estação Espacial Internacional, onde permanecerá por cerca de duas semanas e realizará dezenas de estudos científicos. A expectativa é que o Cápsula chega na ISS apenas amanhã.
A Missão Espacial Axioma sofreu atrasos
O lançamento do AX-4, a quarta missão da empresa privada Axiom Space, estava programada para domingo (22). No entanto, a NASA pediu mais tempo para avaliar as operações da Estação Espacial Internacional após reparos recentes no segmento subsequente do módulo de serviço Zvezda, para garantir a segurança da tripulação. Saiba mais aqui.
O Axiom Space e a SpaceX, responsável pelo lançamento da missão a bordo do Falcon 9 e da Crew Dragon, anunciaram o adiamento, inicialmente sem um conjunto de data. Já na terça -feira (24), as empresas comunicaram uma nova tentativa para o amanhecer na quarta -feira.
Os astronautas foram lançados às 3:31 da manhã (horário de Brasília), diretamente do complexo de lançamento 39A no Kennedy Space Center da NASA na Flórida. Eles devem pousar na ISS amanhã.
Veja como foi o lançamento:
O Falcon 9 lança o AX-4, a 18ª missão de voo espacial humano de Dragon pic.twitter.com/gvndujfrvh
– SpaceX (@spacex) 25 de junho de 2025
O primeiro estágio do Falcon 9 aterrissou na zona de pouso 1 pic.twitter.com/i5gi376fca
– SpaceX (@spacex) 25 de junho de 2025
A primeira etapa do Falcon 9 de volta com segurança para a base. Você pode assistir à transmissão completa do lançamento Neste link.
Como será a missão AX-4 na Estação Espacial Internacional?
O AX-4 possui quatro astronautas de quatro países diferentes. Conhecer cada um deles:
- Peggy Whitsondos Estados Unidos será o comandante da missão. Ela é a diretora dos vôos tripulados da Axiom e o ex -astronauta da NASA;
- Shubhanshu ShuklaDa Índia será o piloto e capitão do grupo. Ele é um piloto de teste da Força Aérea Indiana;
- Sławosz Uznański-WiśniewskiDa Polônia, será um especialista em missão. Ele é cientista e engenheiro, tendo trabalhado na Organização Europeia de Pesquisa Nuclear em Genebra;
- Kapi TiborDa Hungria, também será um especialista em missão. Ele é um engenheiro mecânico.
Quando eles chegam à estação espacial internacional, o quarteto realizará mais de 60 investigações e eventos de disseminação educacional nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
Lembre -se de que o vôo espacial do Axiom é privado. Os astronautas estão sendo patrocinados por seus respectivos países.
De acordo com o The New York TimesRecorrer ao setor privado é uma boa alternativa para as nações que não têm um forte programa espacial. Além disso, os Estados Unidos demonstraram ser suas próprias com iniciativas privadas, como o Axioma e a própria SpaceX.
Ao contrário da Hungria e da Polônia, a Índia tem um programa espacial fortalecido, incluindo a espera de lançar missões tripuladas em breve. Em comunicadoO departamento espacial do país revelou que o voo privado é “uma nova era de exploração espacial”.

Leia mais:
Nova cápsula SpaceX é batizada no ar
A equipe está viajando para a ISS a bordo do dragão da tripulação da SpaceX. A cápsula é a nova membra da frota da empresa e foi batizada no ar.
Quem fez a revelação foi o comandante da missão, Peggy Whitson: o dragão da tripulação lançado hoje é chamado Grace (Grace, em português). Ela destacou a importância do nome: “reflete a elegância com a qual passamos pelo espaço com a Terra em segundo plano. Refere -se ao refinamento de nossa missão, à harmonia da ciência e do espírito e ao favor sem méritos que carregamos com humildade”.
Veja o momento:
Após a decolagem, #Ax4 Comandante @Astropeggy Revelou o nome do novo @Spacex Espaçonave dragão foi para o @Space_station. Conheça a graça! pic.twitter.com/7qnyfofru7
– Espaço Axiom (@Axiom_space) 25 de junho de 2025