Segundo os pesquisadores, levar apenas um pode um dia aumenta o risco de desenvolver diabetes tipo 2 em 38%
Dieta ou refrigerante zero é uma versão do produto que não contém açúcar. Em vez disso, sua composição possui adoçantes artificiais ou naturais. O objetivo é oferecer uma opção baixa ou sem calorias para quem procura reduzir o consumo de açúcar ou controlar o peso.
No entanto, um estudo divulgado por Universidade MonashDa Austrália, na quarta -feira (30), revela que o consumo de apenas um pode por dia pode ser muito prejudicial à saúde. Segundo os pesquisadores, o hábito aumenta o risco de desenvolver diabetes tipo 2 em 38%.

A opção de açúcar é ainda pior que o refrigerante normal
- O trabalho foi realizado com 36.000 adultos por quase 14 anos.
- O objetivo era avaliar como as bebidas adoçadas com açúcar (refrigerantes normais) e produtos adoçados artificialmente (versões da dieta) afetam a saúde das pessoas.
- A conclusão foi que aqueles que consumiram apenas uma lata de refrigerante dieta mostraram um aumento de 38% no risco de desenvolver diabetes tipo 2.
- Aqueles que bebiam a mesma quantidade de refrigerante normal tiveram um risco 23% maior.
- O estudo completo foi publicado na revista Diabetes e metabolismo.
Leia mais

Segundo os cientistas do trabalho, as descobertas desafiam a idéia de que bebidas artificialmente adoçadas são uma escolha mais segura para refrigerantes normais. Em outras palavras, não é verdade que essas opções são melhores para a saúde.
Os pesquisadores explicam que a ligação entre bebidas açucaradas e diabetes pode ser explicada em grande parte pela obesidade. A conexão entre produtos adoçados artificialmente e a doença pode ser o resultado de um efeito direto de refrigerantes no metabolismo.

Embora seja necessária mais pesquisas para entender o que realmente acontece em nosso corpo quando comemos refrigerantes dietéticos, a equipe defende a aplicação de impostos mais altos sobre esses produtos. Além disso, eles apontam que é necessário deixar claro para os clientes que consumir essas bebidas não é saudável.

Colaboração para a aparência digital
Alessandro Di Lorenzo é formado em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e trabalha na área desde 2014. Ele trabalhou nas redações da Bandnews FM em Porto Alegre e São Paulo.

Bruno Capozzi é um jornalista se formou no Cásper Líbero College e mestre em ciências sociais da PUC-SP, com foco em pesquisas de redes sociais e tecnologia.