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terça-feira, agosto 19, 2025

Volkswagen avança em robotáxis com testes do ID.Buzz AV

TecnologiaVolkswagen avança em robotáxis com testes do ID.Buzz AV


A Volkswagen deu um passo importante no desenvolvimento de veículos autônomos com id.buzz av, sua aposta no mercado robotáxis. A Minivan Electric, equipada com Estado -of -Aart Sensors, está sendo testada nas ruas de Hamburgo, Alemanha, com motoristas de segurança ainda ao volante. O modelo é o resultado de uma parceria com a Mobileye, uma empresa israelense especializada em direção autônoma e controlada pela Intel.

Embora o sistema ainda esteja na fase de teste e tenha falhas ocasionais, como evitar obstáculos que entram na maneira errada, a montadora afirma que a produção em série começou. Espera -se que os primeiros passageiros estejam fora da equipe da Volkswagen para usar o serviço este ano na cidade alemã.

A minivan elétrica da Volkswagen está sendo testada como um robotaxi (imagem: fotokaleinar / shutterstock.com)

Hamburgo lidera os testes de robotaxia na Europa

Cerca de 30 unidades adaptadas do Volkswagen id.buzz Eles circulam pelas ruas de Hamburgo, identificados com a pintura característica de Moia, o serviço de transporte compartilhado do grupo. Por enquanto, os testes são restritos aos funcionários, com os motoristas prontos para assumir o controle em caso de falha do sistema. Moia planeja abrir serviço ao público local nos próximos meses.

O projeto é visto como uma tentativa da Europa de recuperar o atraso no setor de mobilidade autônoma, atualmente dominada por empresas dos Estados Unidos e da China. Enquanto o WaymoNo Google, ele realiza mais de 250.000 corridas semanais de táxi de motorista nos EUA, a Volkswagen ainda precisa lidar com regulamentos mais rígidos e infraestrutura mais complexa no continente europeu.

Waymo
Waymo já está bem inserido no mercado norte-americano (Imagem: IV-olga / shutterstock.com)

O lançamento nos EUA está programado para 2026

A estréia comercial do id.buzz av fora da Europa deve acontecer em Los Angeles, de 2026através de uma parceria com a Uber. Inicialmente, os veículos também terão operadores de segurança. A remoção desses motoristas está agendada para o final do mesmo ano nos EUA, com a Europa e deve seguir esse caminho apenas em 2027, de acordo com Christian Senger, chefe da divisão de veículos autônomos da Volkswagen.

Durante um teste recente com o The Wall Street JournalO veículo precisava de intervenção humana em duas ocasiões, ambas causadas por vans de entrega em locais inadequados. Em um deles, o operador desviou por uma ciclovia; No outro, ele impediu o carro de entrar na direção oposta e registrou o incidente para análise posterior.

Apostas estratégicas na redução de custos e parcerias internas

  • Diferente de rivais como Tesla, que não usa para liderarId.Buzz AV Combine 13 câmeras e 9 sensores a laser Mapear o ambiente circundante, inclusive em situações adversas, como chuva e neve.
  • Essa abordagem busca maior confiabilidade, mas também torna o sistema mais caro.
  • Para reduzir custos, a Volkswagen aposta nas próprias marcas do grupo, como Porsche e Audi, que podem compartilhar peças e tecnologias.
  • Segundo Senger, isso torna o projeto mais barato que as iniciativas anteriores, como a Argo AI, fechada em 2022.
  • A colocação de ID.Buzz AV na linha de produção também ajuda a fabricação mais barata em comparação com os modelos adaptados usados ​​pelos concorrentes.
Volkswagen ID Buzz
Em 2026, o ID.Buzz AV deve chegar comercialmente aos Estados Unidos (Imagem: Gabriel Nica / Shutterstock.com)

Apesar do avanço, a empresa evita espalhar metas específicas de produção ou vendas. ““Vamos subir na velocidade da confiança”Disse Sascha Meyer, CEO da Moia.

Leia mais:

A Europa tenta recuperar o espaço no setor de veículos autônomos

A corrida para veículos autônomos Ele se intensificou em 2025 com iniciativas nos EUA e na China. A União Europeia tenta reagir com planos de incentivo à inovação, como testes dedicados e flexibilidade regulatória. O setor automotivo representa cerca de 7% da economia do bloco.

Além da Volkswagen, outras iniciativas ganham força no continente. A startup britânica Wayveque é apoiado pela Uber, Nvidia e Softbank, anunciou um projeto piloto de robotaxis em Londres também para 2026. Já alguns testes nas cidades europeias usam tecnologias chinesas, conforme necessário que os dados coletados sejam armazenados localmente, como uma medida de segurança.



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