A plataforma X reivindica a conformidade com a “demanda legal”, mas o governo indiano nega ter feito qualquer pedido formal

Tudo sobre Twitter
A conta da agência da Reuters em X tem acesso indisponível aos usuários indianos desde sábado (05). A plataforma afirma que a suspensão se deve a uma “demanda legal”. A informação foi divulgada no Site oficial da agência.
No entanto, um porta -voz para Pressione Bureau de Informações Do governo da Índia, ele informou a Reuters que não havia exigência de agências governamentais indianas para “bloquear o perfil da Reuters”. Os representantes X não responderam imediatamente aos pedidos de informações da agência.
Além do relato principal da Reuters, que tem mais de 25 milhões de seguidores em todo o mundo, a conta Reuters World Também foi bloqueado na Índia. Uma mensagem informa aos usuários de X que “o @Reuters foi mantido no IN (Índia) em resposta a um requisito legal”.

A Reuters busca esclarecimentos sobre bloqueio
A Reuters não pôde determinar imediatamente a qual conteúdo específico a solicitação foi referida, por que sua remoção foi solicitada ou qual entidade havia enviado a reclamação. Um porta -voz da Reuters disse em comunicado: “Estamos trabalhando com X para resolver esse problema e restaurar a conta da Reuters na Índia o mais rápido possível”.
Em 16 de maio, a Reuters recebeu um e -mail informando que os titulares de contas seriam notificados em caso de remoção solicitada pelas autoridades ou agências do governo. A Reuters não conseguiu confirmar que o dia 16 de maio estava relacionado à suspensão da conta no sábado.
O email ainda trouxe a seguinte mensagem:
“Para cumprir as obrigações do X sob as leis locais da Índia, mantemos sua conta X na Índia com base na lei de tecnologia da informação do país em 2000; o conteúdo ainda está disponível em outros lugares”.
Também foi informado que, em casos como esse, o usuário poderia entrar em contato com o Secretário do Ministério da Informação e Radiodifusão da Índia. O secretário, Sanjay Jaju, não respondeu imediatamente aos pedidos de comentários.

Leia mais:

(Imagem: Miss.cabul/Shutterstock)
Lei indiana
De acordo com a Lei de Tecnologia da Informação da Índia (2000), as autoridades governamentais designadas podem exigir a remoção de conteúdo das plataformas de mídia social quando:
- O conteúdo viola as leis locais;
- Existem razões de segurança nacional;
- A publicação ameaça a ordem pública.
A plataforma X enfrentou conflitos frequentes com o governo da Índia devido a pedidos para remover o conteúdo. Em março, a empresa entrou com uma ação contra o governo federal. O processo ainda está em andamento.