16 C
São Paulo
segunda-feira, agosto 18, 2025

Zuckerberg fecha acordo para encerrar ação

TecnologiaZuckerberg fecha acordo para encerrar ação


Os acionistas de gols processaram o CEO Mark Zuckerberg e outros líderes da empresa (antigos e atuais) por supostamente violarem um acordo que resultou no escândalo de privacidade analítico de Cambridge. O julgamento começou na quarta -feira (16) e terminou nesta quinta -feira (17), com um acordo fechado entre todas as partes.

A promotoria exigiu US $ 8 bilhões em compensação à Big Tech para multas pagas no caso. O valor deve ser retirado do bolso de Zuckerberg e de outros líderes supostamente envolvidos no escândalo. Na época, o objetivo era apenas o Facebook.

Cambridge Analytica era um escândalo de privacidade envolvendo o Facebook (Imagem: G.Tbov/Shutterstock)

O caso Cambridge Analytica veio à tona em 2018, quando o Facebook foi acusado de coletar dados do usuário sem consentimento. As informações teriam sido usadas em campanhas políticas, incluindo o resultado da eleição de Donald Trump para a Presidência dos EUA em 2016.

Os acionistas de metas processaram o CEO Mark Zuckerberg e outros líderes da empresa por supostamente violarem um acordo de 2012 entre o Facebook e a Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC) para proteger os dados do usuário. A promotoria exigiu US $ 8 bilhões (R $ 44,3 bilhões) em reembolso por multas pagas pela meta, retiradas da fortuna pessoal dos réus.

Zuckerberg era o principal réu. Além dele, o ex-diretor de operações Sheryl Sandberg, o capitalista de risco e membro do Conselho Marc Andreessen, e o ex-conselho do Peter Thiel (fundador Palantir Technologies) e Reed Hastings (co-fundador da Netflix) também foram acusados. O objetivo não era réu.

Zuckerberg e Sandberg, em particular, são acusados de terem induzido intencionalmente a empresa a violar a lei de privacidade. Além disso, quando o CEO percebeu que o escândalo da Cambridge Analytica viria à tona, ele vendeu parte de suas ações antes que elas caíssem.

À esquerda, à direita do alvo exibido em um smartphone; À direita e borrada, desde o gol em uma parede azul e, logo abaixo, Mark Zuckerberg falando
Zuckerberg e outros executivos foram acusados. O objetivo não (Imagem: Daniel Constant/Shutterstock)
  • O julgamento começou na quarta -feira em Wilmington, programado para durar oito dias;
  • No segundo dia, nesta quinta -feira, Marc Andreessen deve testemunhar sobre o caso;
  • No entanto, de acordo com a agência ReutersAs partes chegaram a um acordo para encerrar o caso. Os detalhes deste Contrato não foram divulgados;
  • O advogado da promotoria, Sam Closic, disse que o acordo foi fechado rapidamente;
  • Os advogados de defesa não foram ao juiz do caso, Kathaleen McCormick, do Tribunal de Chancelaria de Delaware, que parabenizou as partes pela conclusão do processo.
Facebook
Na época do caso Cambridge Analytica, o Facebook tinha que pagar milhões de dólares em multas (Imagem: Diego Thomazini/Shutterstock)

O fechamento do caso é satisfatório?

Apesar dos elogios do juiz e do advogado, os especialistas não concordam que o fechamento foi completamente positivo.

Jason Kint, chefe de conteúdo digital a seguir, um grupo comercial de provedores de conteúdo, ele disse ao The the Reuters O que, embora o acordo traga alívio às partes, é uma “oportunidade perdida de responsabilidade pública”. Zuckerberg e Sandberg, os principais réus, nem testemunharam.

Leia mais:

No final, o objetivo foi capaz de concluir o caso Cambridge Analytica sem a devida responsabilidade. Em oportunidades anteriores, o CEO também fechou acordos antes de ter que testemunhar.

Esse acerto de contas agora permanece sem solução.

Jason Kint, chefe de conteúdo digital a seguir, para a Reuters



Olhar Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

Latest sport news. emergency clause in contract law : legal significance, function, and comparative perspectives the law to know. Deaf and hard of hearing strive for equal access and recognition.