13.9 C
São Paulo
domingo, julho 20, 2025

SuperCaixa: novo projeto da Caixa gera disputa entre colegas e desgaste emocional

NotíciasBancosSuperCaixa: novo projeto da Caixa gera disputa entre colegas e desgaste emocional


O Caixa econômica federal Lançou recentemente o Supercaum novo programa de remuneração variável que unifica sistemas como o Caixa e o TDV (tempo de vendas).

Anunciado como uma estratégia de modernização e apreciação dos funcionários, o projeto gerou críticas esmagadoras de entidades representativas e especialistas em saúde ocupacional, que alertam sobre um Ambiente de trabalho cada vez mais hostil, competitivo e emocionalmente exaustivo.

A ausência de diálogo anterior, adicionado à falta de informações claras sobre as metas e critérios de avaliação do programa, tem causado insegurança generalizada entre funcionáriosComo apontado em Federação Nacional de Associações de Pessoal de Caixa (FENAE).

Para a entidade, a maneira como o programa foi imposto mais uma vez gestão autoritáriaque negligencia o fator humano e desconsidera os impactos psicossociais nas equipes.

Leia mais:

Pix sofre fragmentação: o banco central suspende três instituições por ataque de ataque

A crise do IOF não impede o governo de negociar com as diretrizes prioritárias

Qual é o programa SuperCaxaxa

caixa
Imagem: Freepik/ Edição: Seu crédito digital

Unificação de sistemas de premiação

O Superca Emerge como uma tentativa da direção da caixa de consolidar diferentes mecanismos de incentivo financeiro – como o bônus do CAIXA e o TDV – em uma única plataforma.

A proposta promete simplificar a lógica do prêmio de desempenho, aumentar a eficiência e alinhar metas individuais e coletivas com as metas corporativas.

De acordo com informações internas, o novo sistema procura implementar um modelo de avaliação contínua, no qual as equipes devem atingir indicadores semanal e mensal de produtividade e desempenho, com maior monitoramento e relatórios mais frequentes.

Concentre -se em objetivos e competitividade

Na prática, o programa fortalece um Cultura de objetivos agressivosem que os resultados são constantemente avaliados e comparados, gerando uma atmosfera de Concorrência intensa entre co -trabalhadores.

O novo modelo também reduz a previsibilidade de pagamentos variáveis, tornando -os mais condicionais ao desempenho pontual e à avaliação direta da liderança imediata.

Clima de medo e desgaste emocional em agências

O número de reclamações de estresse e ansiedade cresce

Desde o anúncio da Superca, em junho de 2025, sindicatos e associações regionais relatam um aumento significativo em queixas por ansiedade, estresse, exaustão e medo de punições.

O meio ambiente, de acordo com relatos dos próprios trabalhadores, foi dominado por um constante senso de coleta, incerteza e vigilância.

“O problema não é apenas o conteúdo do programa, mas o processo de sua implementação”, alerta Sergio TakemotoPresidente da FenAe. “Os funcionários foram pegados de surpresa, sem nenhum debate anterior ou treinamento adequado para lidar com a nova realidade de objetivos e acusações”.

Mudar sem diálogo agrava a insegurança

Para o Comitê Executivo de Funcionários da CAIXA (EEC/CAIXA)que segue a vida cotidiana das agências e unidades operacionais do banco, a supercaxa é Outro exemplo de gerenciamento verticalque ignora os canais formais de escuta e participação dos trabalhadores.

“A decisão foi tomada em cima e para baixo sem envolver as entidades representativas. Isso não é um fracasso da comunicação, mas uma escolha deliberada de governança autoritária”, disse Takemoto após uma reunião com o CAIXA Direction.

Supercaxa e riscos psicossociais no local de trabalho

NR-1 exige que as empresas considerem os riscos mentais

O Padrão Regulatório No. 1 (NR-1) do Ministério do Trabalho e Emprego, recentemente atualizado, começou a considerar riscos psicossociaiscomo Pressão emocional, medo, estresse e ansiedadecomo parte obrigatória do gerenciamento de riscos nas empresas.

Com isso, toda instituição – pública ou privada – é legalmente obrigada a incorporar o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) ações que impedem a doença mental dos trabalhadores.

Para FenAe, o novo programa de CAIXA ao contrário dessas diretrizesdesde aumenta a pressão e ignora os limites de saúde dos funcionários.

“Em 2025, isso é inaceitável”, diz Fenae

“Em meados de 2025, não é admissível para um banco público com milhões de clientes e milhares de funcionários lidar com o bem -estar de seus trabalhadores como algo secundário”, diz Thakeemoto.

“A caixa parece despreparada para lidar com o mais recente gerenciamento de pessoas: cuidar de saúde mental”.

Os impactos já estão sendo estudados pela pesquisa nacional

Fenae inicia o levantamento da saúde dos funcionários

Com o objetivo de medir o grau de doença Entre os funcionários da CAIXA após a implementação de programas como a SuperCaxa, Fenae lançou um Pesquisa Nacional focado em trabalhadores ativos e aposentados.

O questionário pode ser acessado via aplicação Viva Fenae/Apcefs ou pelo link: https://link.fenae.org.br/pesquisafenae.

Acusações excessivas e preocupações de rotatividade

A entidade pretende verificar como mudanças constantes, metas voláteis e cobranças acima da média Eles estão interferindo na qualidade de vida e na saúde física e emocional dos funcionários.

Dados parciais já apontam para Maior solicitações de remoção por transtornos mentaisAlém de aumento da rotatividade nas funções do serviço direto ao público.

Falta de transparência e comunicação ineficiente

Os funcionários relatam informações erradas e medo de retaliação

Entre os maiores problemas relatados nas unidades está o Falta de informações claras sobre como o SuperCAIX funcionará na prática.

De acordo com relatos anônimos de funcionários, Nem mesmo os gerentes intermediários sabem exatamente como aplicar os novos critérios de avaliaçãoque gera um efeito dominó de desorientação, rumores e medo de retaliação por parte.

O aumento do bullying é um risco real

Para especialistas em psicologia organizacional, esse cenário de Ambiguidade e insegurança podem favorecer práticas de bullying.

“Sempre que os objetivos são destacados da realidade cotidiana e os critérios de avaliação são obscuros, o risco de abuso aumenta”, diz o psicólogo do trabalho Juliana AmaralConsultor independente em gestão humanizada.

Reações sindicais e solicitações de revisão

caixa
Imagem: Freepik / Edição: Seu crédito digital

As entidades requerem revisão imediata da supercaxaxe

Fenae, juntamente com outras entidades, solicitou a direção da CAIXA A Revisão urgente do programaCom o objetivo de garantir mais transparência, critérios objetivos, seguidores psicológicos -canais permanentes de ouvir os funcionários.

Entre as propostas das entidades estão:

  • Inclusão de representantes de trabalhadores em decisões sobre remuneração;
  • Mantendo audiências públicas internas para discutir o programa;
  • Implementação de Comissões de saúde mental Em toda a Regional de Caixa;
  • Suspensão temporária do SuperCAIX até que as diretrizes NR-1 sejam totalmente atendidas.

O caixa não respondeu oficialmente

Até o fechamento deste relatório, o Caixa econômica federal Ele não havia declarado oficialmente as questões levantadas por FenAe, CEE/CAIXA e sindicatos regionais.

Procurou, a escritório de imprensa do banco apenas disse que o programa “Ele pretende alinhar interesses institucionais e valorizar os resultados dos funcionários”.

Conclusão: a gerência precisa revisar as prioridades

A implementação de SupercaComo foi realizado, revela um Modelo de gerenciamento centrado em objetivos, controle e produtividadeque negligencia o Efeitos emocionais e psicossociais em equipes.

Em um contexto em que as empresas estão sendo legalmente obrigadas a considerar o bem-estar como uma parte estratégica da administração, a CAIXA se distancia do padrão exigido pela nova legislação trabalhista e pelos princípios da administração moderna.

A expectativa de entidades representativas é que o banco público Os canais de escuta ativa abertareconhecer os erros no processo de implementação e priorizar o saúde mental de mais de 80 mil funcionários.

O futuro da CAIXA, como uma empresa pública com papel social, necessariamente passa pelo Apreciação humana e não apenas pelo número de balanços trimestrais.



Fonte Seu Crédito Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

Karabo m | mzansi taal.