O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSs) começa a compensar aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos em seus benefícios com o dia 24 de julho de 2025. A decisão foi aprovada por Tribunal Federal Supremo (STF) nesta quinta -feira (4), após a apresentação de um acordo interinstitucional para Procurador -Geral do União (AGU).
O pagamento será feito diretamente nas contas do segurado, assim como o depósito usual dos benefícios da Previdência Social.
Leia mais:
INSS julho de 2025: Veja quando os benefícios serão pagos
Milhões de beneficiários receberão em etapas

De acordo com o Ministro da Seguridade Social, Wolney Queirozsobre 1,5 milhão de aposentados e pensionistas receberá o reembolso já no primeiro lote, no dia 24. O retorno será mantido em quinzenalcomo os casos são validados pelo sistema INSS.
“A cada 15 dias, estamos fazendo estágios de pagamento. Um milhão de pensionistas e aposentados e meio receberão no dia 24”, disse Queiroz.
Prioridade para aqueles que desafiaram descontos
Os primeiros beneficiários serão aqueles que Contestação oficial registrada Sobre descontos, seja através do portal Meus insspor telefone 135 ou pessoalmente, em agências de Correspondência.
De acordo com os dados divulgados, eles foram gravados 3,6 milhões de concursosonde 2,16 milhões Eles não receberam resposta das entidades responsáveis por descontos. Esses segurados compõem o grupo prioritário para compensação imediata.
Casos ainda em análise
Outros 828 mil concursos Eles tiveram resposta das entidades, que apresentaram documentos tentando provar a autorização para descontos. Esses casos estão sendo analisados pelo INSs e, portanto, não será incluído no cronograma inicial de reembolso.
O governo informou que o pagamento será financiado com um Crédito extraordinário de R $ 4,1 bilhões.
Valores atualizados com correção da inflação
A quantidade que será devolvida aos aposentados e aposentados corresponde a Todos os descontos indevidoscom Correção monetária para o IPCA (Índice nacional de preços ao consumidor). A atualização considera o período entre o mês do desconto inadequado e a data em que o valor é inserido na folha de pagamento.
Esta atualização tem como objetivo garantir que o segurado receba plenamente o que foi removido para isso irregularmentecorrigido pela inflação oficial do período.
Como saber se você tem direito à compensação?

Quem pode receber?
Os beneficiários dos INSs têm o direito de reembolsar quem:
- Sofreu descontos indevidos sindicatos ou associações em seus benefícios;
- Já Eles oficialmente contestaram os valores através dos canais autorizados;
- Teve sua contestação Sem resposta de entidades envolvido.
Como verificar a situação?
O segurado pode verificar se há compensação programada para sua conta através dos seguintes canais:
- Meus inss (pelo aplicativo ou site oficial);
- Telefone 135De segunda a sábado, das 7h às 22h;
- Pós -agênciascom serviço de face -a -face para aqueles que não têm acesso digital.
Ainda há tempo para contestar?
Sim. De acordo com o Ministro da Seguridade Social, o prazo para apresentar novos concursos permanece aberto por seis meses pela aprovação do acordo, isto é, até Janeiro de 2026.
Aqueles que não contestaram podem fazê -lo nos mesmos canais: meus INSs, telefone 135 ou agências de correios.
O que motivou o acordo com o STF?
Compensação é o resultado de um processo que contestou a prática de Descontos automáticos feitos por sindicatos e associações Diretamente em benefício do segurado, muitas vezes sem a permissão expressa de aposentados e aposentados.
O AGU, STF e INSS procurou uma solução conciliatória para Evite o acúmulo de processos individuais e garantir um retorno mais ágil e justo aos segurados feridos.
Cronograma de pagamento

Embora o primeiro lote seja confirmado para 24 de julhoOs pagamentos continuarão a ocorrer a cada 15 diasRespeitando a ordem de recebimento dos concursos e o volume de beneficiários incluídos em cada etapa.
A expectativa é que todo o cronograma inicial contemplam 2,16 milhões de segurados sem resposta das entidades Até o final de 2025, com possíveis novos lotes em 2026 para aqueles que ainda disputarão.
O que fazer em caso de dúvida?
Se o aposentado ou aposentado tiver dúvidas sobre sua situação, valores de desconto ou o cronograma de pagamento, ele deve procurar:
- O portal Meus inssque traz informações atualizadas sobre o benefício;
- O telefone 135que fornece suporte gratuito;
- Para o Pós -agênciasque também fornecem orientação e suporte.
O reembolso é uma marca de proteção ao segurado
A medida é considerada um marco em Defesa dos direitos dos aposentados e aposentados. O contrato não apenas garante o retorno de valores com desconto indevidamente, mas também estabelece um Linha de ação institucional contra práticas abusivas de entidades que usaram a fragilidade ou falta de informações do segurado.
O governo federal reforça que ainda está comprometido com o transparência, legalidade e proteção socialespecialmente para o público mais vulnerável da população.