O túnel que conectará as cidades de Santos e Guarujá, na costa de São Paulo, será a primeira imersão do Brasil, com 870 metros. Enquanto isso, na Europa, um projeto semelhante, mas em maior escala, está sendo construído com a mesma técnica.
Chamando a Dinamarca para a Alemanha, este será o maior túnel imerso do mundo, com 18 quilômetros de comprimento. Ao contrário de um túnel escavado, como o que une os dois lados do canal de mancha, essa construção usa módulos pré -fabricados, dispensando máquinas de perfuração.
Túneis pré -fabricados causam menor impacto ambiental e são construídos mais rápido. Além disso, quando o túnel está sentado no leito do corpo aquático, ele não precisa atingir grandes profundidades, como os túneis escavados. O custo também pode ser menor, dependendo do trabalho.
O túnel em construção na Europa será o maior do mundo em sua categoria
O trabalho usa blocos de concreto pré -fabricados, colocados em um despejo cavado no fundo do mar, conectados entre si. As estruturas medem 217 metros de comprimento, 42 metros de largura e nove metros de profundidade, pesando 73.000 toneladas – o equivalente a dez Torres Eiffel.
No total, 79 blocos serão instalados entre Rødbyhavn, no lado dinamarquês da Ilha Lolland, e Puttgarden na ilha alemã de Fhman, a 40 metros de profundidade no mar Báltico.
Uma fábrica foi construída em Rødbyhavn em uma área de 220 hectares para atender às demandas do projeto exclusivamente. A data para a imersão da primeira estrutura ainda não foi definida, mas essa etapa deve ser concluída até 2029.
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“Este é um processo muito complexo e também muito dependente do clima. Atualmente, estamos testando os navios altamente complexos que foram construídos especialmente para o nosso projeto ”, explicou Denise Juchem, porta -voz da Femern A/S, a empresa estatal dinamarquesa responsável pelo projeto, para CNN.

Tanto no lado dinamarquês quanto no alemão, a primeira parte do túnel em terra já foi concluídocom o fim focado no Fehmanbelt agora água. É aqui que o primeiro bloco será conectado.
O custo do projeto foi orçado em 7,4 bilhões de euros (R $ 46,5 bilhões, em conversão direta) Considerando a construção de rodovias de duas trilhas submerso em ambas as direções, além de duas railines eletrificadas.]
Como está o projeto da costa de São Paulo?
No túnel imerso entre Santos e Guarujá, o sistema consistirá em seis módulos de concreto pré -moldado em uma doca seca, que será “mergulhada” na água para o teste de vedação e impermeabilidade. Em seguida, os módulos serão transportados por flutuação para o local onde o túnel será instalado no fundo do mar.

O empreendimento receberá investimentos de R $ 6 bilhões e fará parte de uma parceria entre os governos federal e estadual, através do Ministério dos Portos e Aeroportos.