A empresa estabelece acordos para limitar o uso da eletricidade durante a estabilidade de pico de demanda e apoio à rede elétrica

Tudo sobre Google

Tudo sobre Inteligência artificial
O Google anunciou acordos sem precedentes com dois revendedores de energia dos EUA – Indiana Michigan Power e Tennessee Valley Authority – para reduzir o consumo de energia de seus data centers de inteligência artificial durante períodos de alta demanda na rede de energia.
A medida, de acordo com o ReutersProcura aliviar a crescente pressão sobre a infraestrutura energética do país, dada a rápida expansão da IA e o aumento significativo no consumo elétrico de grandes técnicos.

Leia mais:
Demanda de energia de alta energia
- A demanda por eletricidade desses data centers já está excedendo, em algumas regiões, a capacidade de oferta local, levantando preocupações sobre o risco de apagões e aumentar as tarifas para residências e empresas.
- A iniciativa do Google faz parte de programas conhecidos como “resposta à demanda”, geralmente adotados por indústrias intensivas de consumo de energia, como mineração de fabricação pesada ou criptomoeda.
- Nesses programas, as empresas são compensadas – por meio de pagamentos ou descontos – reduzindo voluntariamente seu uso de energia em momentos críticos.

Esses são os primeiros tipos do tipo do Google assinados pelo Google especificamente para reduzir as cargas de trabalho de aprendizado de máquina, um subsetor de IA que consome enorme capacidade computacional e energética.
A empresa disse que essa prática pode ajudar a evitar a construção de novas plantas, acelerar a interconexão de novos data centers e otimizar o gerenciamento de redes elétricas.
Embora eles ainda representem uma pequena fração da demanda total, esses acordos podem se tornar mais comuns à medida que os limites da capacidade elétrica nacional estreitam.


Colaboração para a aparência digital
Leandro Criscuolo é um jornalista se formou no Cásper Líbero College. Ele trabalhou como redator, analista de marketing digital e gerente de redes sociais. Atualmente, ele escreve para a aparência digital.