14.4 C
São Paulo
sexta-feira, agosto 8, 2025

Microsoft prevê Windows com IA no lugar de mouse e teclado até 2030

TecnologiaMicrosoft prevê Windows com IA no lugar de mouse e teclado até 2030


A Microsoft prevê que até 2030 as janelas serão controladas por IA e voz, reduzindo o uso de mouse e teclado e trazendo agentes para as empresas

(Imagem: Palidachan / Shutterstock.com)

Compartilhe este artigo

A Microsoft lançou um vídeo chamado ““Visão do Windows 2030““em que se apresenta como imagina que será o sistema operacional em cinco anos. A empresa aposta que Interação da linguagem natural Será o padrão, reduzindo significativamente o uso de periféricos tradicionais, como mouse e teclado.

O projeto é liderado por David WestonVice -presidente corporativo de Enterprise & Security na Microsoft. No vídeo – que parece ser o primeiro de uma série – Weston afirma que em 2030 empresas serão capazes Contrate agentes da AI Atuar como especialistas em segurança digital, interagindo com colegas através de equipes da Microsoft, participando de reuniões e executando tarefas em vez de funcionários humanos.

O líder do projeto da Microsoft acredita que, em 2030, as empresas contratarão agentes de IA para trabalhar com funcionários humanos (imagem: SURI_STUDIO / shutterstock.com)

IA multimodal no centro da experiência

  • Segundo Weston, esses agentes não pretendem substituir as pessoas, mas assumir trabalhos repetitivos, permitindo que os profissionais se concentrem em atividades mais complexas.
  • Ele acredita que janelas do futuro serão capazes de “Veja o que vemos, ouça o que ouvimos” e executar ações a partir de comandos de voz e entender contextos visuais e auditivos para executar tarefas sofisticadas.
  • A proposta se alinha com o pesado investimento da Microsoft em inteligência artificial, incluindo mais de que US $ 13 bilhões destinado ao OpenAI e ao US $ 650 milhões Com inflexão lá.
  • Essa direção explica a presença crescente de recursos de IA em praticamente todos os produtos da empresa.
Logos de Openai e Microsoft
A proposta alinha aos pesados investimentos da Microsoft em IA, incluindo o acordo bilionário com o OpenAI (imagem: Daniel Constant / Shutterstock.com)

Leia mais:

Ceticismo e história das promessas

Apesar do entusiasmo interno, a idéia de uma janela controlada principalmente por voz não agrada a todos. O vídeo publicado recebeu mais discordou do que gostaE há dúvidas sobre se essa transformação será viável em 2030.

A Microsoft já fez promessas semelhantes no passado que não se materializaram totalmente, como no lançamento do Co-piloto e os cadernos Copiloto+. A empresa também enfrentou uma forte reação negativa nos recursos de IA, como no caso de LembrarFerramenta de captura de tela que acabou sendo revisada após as críticas.

Para parte dos usuários, a substituição total dos métodos de entrada tradicional em um curto prazo parece improvável. Ainda assim, a Microsoft mantém a visão de que o Multimodal Será o elemento central da interação com seus sistemas operacionais na próxima década.

Ana Luiza Figueiredo

Editor

Ana Luiza Figueiredo é um repórter da aparência digital. Graduada em jornalismo pela Universidade Federal de Uberlânia (UFU), ela era roteirista do Blues Content, criando conteúdo de TV e Internet.



Olhar Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

Martins ad network.