Uma bola de fogo ardente iluminou os céus sobre a Austrália antes de um bang enriquecedor abalado e enviar as mídias sociais para o colapso.
O suspeito de meteoro foi visto pouco antes das 20h no domingo pelos moradores de Victoria que pensaram ter visto um flash ofuscante, seguido de um boom de balanço.
Uma testemunha chocada escreveu nas mídias sociais: “Acabei de ver algo cair do céu perto de Daylesford e um enorme estrondo. Nunca sentiu nada parecido”.
Outro afirmou: “O marido viu uma luz vermelha caindo, seguida de um estrondo alto! A casa estava tremendo”.
Um motorista disse que “quase se espalha” quando um raio vermelho apareceu no alto, enquanto outro brincou que confundiu o barulho com “um wombat batendo no portão enquanto um gambá pesado atravessava o telhado”.
As filmagens de Dashcam compartilhadas em X mostram a brilhante trilha do meteoro que atravessa o céu noturno de Melbourne por volta das 20h30, queimando antes de se separar com uma explosão de luz branca.
Outro clipe, com o tempo, às 19h49, captura a bola de fogo em cima de Victoria, tão brilhante que iluminou brevemente a paisagem, antes de desaparecer-momentos antes dos moradores dizem que ouviram o estrondo.
O professor associado Michael Brown, da Escola de Física e Astronomia da Monash University, disse que o barulho poderia ter sido um boom sônico – um sinal raro de que o meteoro chegou incomumente perto da superfície da Terra.
Ele explicou: “Isso é incomum e realmente emocionante, como se esses relatórios fossem precisos, provavelmente o que eles estavam ouvindo era um boom sônico do meteoro.
“Ser capaz de ouvir o boom sônico em voz alta do chão sugere que uma grande parte do meteoro estava bem perto do chão.
“E isso possivelmente significa que há pedaços dos meteoritos que chegaram ao chão e otimisticamente podem ser encontrados”.
Mas encontrá -los não será uma tarefa pequena.
“Eles não são perigosos. Eles não serão particularmente quentes ou frios … mas há muitas pedras por aí na zona rural de Victoria, portanto, tentar identificar um meteoro entre elas pode ser bastante complicado”, disse ele, acrescentando que qualquer peça provavelmente seria apenas centímetros de tamanho.
Enquanto o chuveiro de meteoros Perseid está pronto para o pico desta semana, o astrônomo Perry Vlahos disse que este era um “meteoro esporádico” – uma rocha aleatória do espaço não ligada a nenhum chuveiro conhecido.
“Ele queima no céu, muito antes de atingir o chão, para que não seja um meteorito … nesta fase, só podemos chamá -lo de meteoro”, disse ele.
O evento ocorreu apenas três dias depois que os moradores de Perth foram impressionados com outro visitante ardente-um fragmento de cometário do tamanho de um punho batendo na atmosfera a 21 quilômetros por segundo.
Aquele queimou 42 milhas acima do oceano a sudoeste da cidade, sem fragmentos que chegam ao chão.
Especialistas dizem que, embora essas bolas de fogo não sejam incomuns, aquelas brilhantes o suficiente para iluminar o céu e alto o suficiente para sacudir as casas são raras – e sempre fazem as pessoas falarem.
Especialistas espaciais dizem que não é que mais meteoros atinjam a Austrália – é que o país está melhor criado para ver, filmar e recuperá -los.
De acordo com a Rede de Fireball do Deserto da Universidade de Curtin, o interior da Austrália oferece céus secos e baixos, ideais para detecção e adiciona uma camada de prontidão para recuperação em seu terreno esparso e aberto, O guardião Relatórios.
Os especialistas também destacam os céus escuros “praticamente intocados” da Austrália em suas regiões interiores, além de um número crescente de lugares do céu escuro, pois os principais motivos pelos quais os meteoros são mais visíveis aqui do que em muitas outras partes do mundo.
Mais a seguir … para as últimas notícias desta história, continue verificando o Sol dos EUA, seu destino preferido para obter as melhores notícias de celebridades, notícias esportivas, histórias da vida real, fotos de cair o queixo e vídeos obrigatórios.
Como nós no Facebook em Thesunus e siga -nos em x em @Theussun