14 C
São Paulo
quinta-feira, agosto 14, 2025

Veja imagens do “beijo brilhante” de Vênus e Júpiter na madrugada

TecnologiaVeja imagens do “beijo brilhante” de Vênus e Júpiter na madrugada


Conforme relatado por Visual digitalVênus e Júpiter, os dois planetas mais brilhantes do céu noturno, estavam em conjunto ao amanhecer na terça -feira (12). De acordo com o Guia de Observação Astronômica Inthesky.orgEles “beijaram” às 4:40 da manhã (horário de Brasília), posicionados logo acima do horizonte leste.

Visível entre as 4h18 e as 6h12, desaparecendo ao amanhecer, o par pode ser visto de várias partes do mundo – e a reunião produziu imagens incríveis.

Enquanto Vênus estava na magnitude de -4, a de Júpiter era de -1,9, com ambos na constelação de gêmeos. Quanto mais brilhante um objeto parece, menor o valor da magnitude (relação inversa). O sol, por exemplo, que é o corpo mais brilhante do céu, tem uma magnitude aparente de -27.

Lua cheia não perturbou a observação da reunião

Durante a conjunção, os dois planetas eram inferiores a um grau de distância. Embora isso não esteja próximo o suficiente para se encaixar no campo de visão de um telescópio, o par estava visível a olho nu ou através de binóculos.

Nesta semana, a lua está em toda a fase, deixando o céu mais claro, o que pode dificultar a visibilidade dos eventos astronômicos. Felizmente, no entanto, Júpiter e Vênus são brilhantes o suficiente para não serem totalmente ofuscados pelo luar. Além disso, eles estão aparecendo para o leste no céu enquanto está do lado oposto ao oeste.

Veja a conjunção de Vênus e Júpiter em imagens espetaculares

Vários registros da conjunção foram compartilhados em redes sociais. Abaixo, alguns deles, obtidos na Rússia, EUA, Reino Unido, Grécia, Espanha e Brasil.

Leia mais:

Algumas imagens impressionantes do evento foram lançadas na Galeria da plataforma de meteorologia de climatologia e espaço SpaceWeather.com.

Vênus e Júpiter nascidos nas montanhas empenhadas no Colorado, EUA. Crédito: Aaron Watson via spaceweather.com
Conjunção das fotografias de Vênus e Júpiter de Madras, Oregon, EUA. Crédito: Eric via spaceweather.com
Conjunção de Vênus e Júpiter gravados em Beech Grove, Indiana, EUA. Crédito: CAM via SpaceWeather.com

E se você perdeu a reunião da noite passada entre Vênus e Júpiter, não se preocupe: eles ainda estão próximos um do outro no próximo amanhecer, mudando -se lentamente até o final do mês.





Olhar Digital

Check out our other content

Confira outras tags:

Artigos mais populares

Deaf communication deaf stack. Latest sport news.