Um aviso de viagem urgente foi emitido aos britânicos depois que vários turistas foram drogados e roubados no Brasil no chamado golpe de “boa noite da Cinderela”.
Isso ocorre depois que um turista britânico desabou inconsciente na famosa praia de Ipanema da Rio de Janeiro na semana passada – depois de tomar apenas dois goles de uma bebida com drogas poderosas.
O jovem, um estudante universitário que celebra sua formatura com um amigo, foi encontrado mais tarde no hospital com £ 16.000 desaparecidos em sua conta.
As autoridades dizem que ele foi vítima de um esquema bem conhecido no Brasil, onde profissionais do sexo usam drogas como Rohypnol e GHB para aumentar as bebidas dos turistas antes de roubá-las.
Os medicamentos – muitas vezes chamados de substâncias de “estupro de data” – causam apagões, perda de memória e paralisia – deixando as vítimas vulneráveis a roubo e às vezes até agressão sexual.
Estes passaram a ser conhecidos como esquemas de “boa noite da Cinderela”.
Nesse caso, a vítima e seu amigo conheceram três mulheres durante uma noite em uma dança de Samba no vibrante distrito de Lapa do Rio.
Eles continuaram a noite em um bar local, onde uma das vítimas recebeu um coquetel de Caipirinha – a bebida nacional do Brasil.
Ele desmaiou logo depois e acordou no hospital, descobrindo que uma grande quantia em dinheiro havia sido roubada dele.
Os dois britânicos, que não foram nomeados, também alegam que seus telefones foram roubados.
Imagens horríveis mostram um dos turistas cambaleando ao longo da praia antes de desmoronar na areia.
As mulheres são vistas correndo pela rua e pulando em um táxi antes de sair rapidamente da área.
A polícia mais tarde identificou os suspeitos como Amanda Couto Deloca, 23, Mayara Ketelyn Americo da Silva, 26, e Raiane Campos de Oliveira, 27, graças a um vídeo que faz as rodadas online.
Oliveira foi presa 20 vezes por ofensas semelhantes.
O incidente faz parte de uma tendência mais ampla que viu um número crescente de turistas ser vítima do esquema de “boa noite da Cinderela”.
No início deste mês, Francini Demétrio Stras, 23 anos, foi preso por atrair turistas antes de drogar e roubar um francês de £ 13.000 no Rio de Janeiro, Brasil.
Sites, que teriam trabalhado como acompanhante, é conhecido no submundo criminoso como a “Rainha da Goodnight Cinderela”, de acordo com a delegacia de polícia especial do Rio para apoio turístico.
Em agosto do ano passado, o empresário americano D’Ayne Antonio Morris, 43 anos, morreu em um caso de drogas e assalto suspeito em Brasilrelatado saída local G1.
Morris havia chegado ao Brasil apenas um dia antes de ser encontrado morto em seu apartamento alugado em Copacabana.
As imagens de vigilância capturaram duas mulheres, incluindo o suspeito principal Letícula Clara Bento da Silva, 23, deixando a cena depois de supostamente drogar e roubá -lo.
A polícia acredita que as mulheres usaram o GHB – o que é particularmente perigoso em doses mais altas, pois pode causar insuficiência respiratória e morte.
Conselhos do FCDO
O FCDO atualmente “aconselha -se a todas as viagens essenciais para partes do Brasil”.
Sob a subcategoria ‘golpes’, o Ministério das Relações Exteriores escreve:
“Os aplicativos de namoro têm sido usados por criminosos para segmentar cidadãos estrangeiros no Brasil, levando ao pico de bebidas, assalto e roubo de contas bancárias. Exercite -se de cautela ao se envolver com esses aplicativos, comprar e manter suas próprias bebidas, compartilhar seus planos com amigos ou familiares e estar vigilante com seus pertences, incluindo o seu telefone móvel”.
Sob a subcategoria ‘Assalto sexual e bebida de bebida’, o conselho diz:
“Estupro e outras ofensas sexuais contra turistas não são comuns, mas houve ataques contra mulheres e homens. Alguns envolveram drogas estupro. Compre suas próprias bebidas e mantenha -as à vista. Se você começar a se sentir estranho, doente ou bêbado após apenas um pouco de bebida.