O aumento do número de visitantes na cidade da Holanda (Holanda) provocou reação de residentes locais
O Google Maps pode ser um ótimo aliado durante a turnê. Através do aplicativo, você pode criar um verdadeiro itinerário de viagem sem se perder em lugares até então desconhecidos. Mas essa facilidade não agrada a todos.
Na pequena cidade costeira de Zandvoort, na Holanda (Holanda), um grupo de moradores está usando a ferramenta de uma maneira curiosa. A idéia é “fechar” as ruas do bairro de Parkbuurt digitalmente, afastando os turistas.

Os turistas estão “roubando” vagas de estacionamento
- O aumento do número de visitantes é bom para a economia.
- Mas o mesmo nem sempre é verdadeiro para os habitantes locais.
- Assim como nos campos de lavanda de Bihuega ou na Tulip Gardens de Keukenhof, o Parkbuurt em Zandvoort ficou impressionado com o influxo de turistas.
- O principal problema tem sido a falta de vagas a estacionar, especialmente nos fins de semana.
- As ruas estão cheias de carros, ocupando espaço dos moradores.
- Por esse motivo, eles decidiram usar a tecnologia a seu proveito.
Leia mais

A aplicação está recebendo inúmeras notificações de acidentes falsos
De acordo com um relatório do portal La NaciónOs residentes de Zandvoort estão usando o Google Maps para relatar acidentes de trânsito falsos. O número de notificações foi tão grande que o aplicativo começou a mostrar as ruas como bloqueadas ou fechadas, sem sugerir essa rota para os usuários.
O grupo responsável pela ação afirma que essa é uma medida pacífica e pretende pressionar a cidade para agir. Eles aplicam apenas essa tática nos fins de semana ou em datas com muitos visitantes, deixando as ruas “abertas” em outros dias.

A estratégia, no entanto, causou problemas de trânsito nos bairros vizinhos. Em resposta, a prefeitura de Zandvoort instalou placas nas entradas da cidade, pedindo aos visitantes que “desativem o Google Maps” e sigam as ruas para encontrar estacionamento. As autoridades locais também estão conversando com o Google para remover informações sobre bloqueios falsos.

Colaboração para a aparência digital
Alessandro Di Lorenzo é formado em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e trabalha na área desde 2014. Ele trabalhou nas redações da Bandnews FM em Porto Alegre e São Paulo.