A Rússia rolou no Alasca com uma arrogância – e um zumbido – antes que Vladimir Putin acerte os pés no solo americano.
De um moletom da URSS às costeletas de frango Kiev, Moscou discou suas escavações distorcidas na Ucrânia – misturando nostalgia da Guerra Fria com zombaria de bronze enquanto se aproxima em negociações que podem decidir o futuro do país.
O ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, chegou para a cúpula vestindo uma camiseta gritando “CCCP” – as iniciais russas para a União Soviética – em um lembrete pontual do passado imperial de Moscou e sua negação do direito da Ucrânia de existir.
Uma vez aclamado no oeste como um diplomata astuto, o homem de 75 anos agora canaliza a arrogância hard-line do Kremlin, dobrando a nostalgia soviética, mesmo quando as forças russas matam os ucranianos na linha de frente.
O ex-ministro da Lituano, Gabrielius Landsbergis, zombou da escolha: “” Apenas nos dê metade da Ucrânia e prometemos que iremos parar “, diz o negociador vestindo a URSS Sweetshirt”.
O dublê joga ordenadamente na narrativa distorcida de Putin de que russos e ucranianos são “um povo” – uma mentira que sustentou as garras de terra do Kremlin, crimes de guerra e a derrubada dos memoriais ao sofrimento da Ucrânia sob o domínio soviético.
Mas o saltador de Lavrov não foi o único jab.
No voo para o Alasca, os jornalistas do estado russo receberam Kiev Chicken – o prato ucraniano cujo nome é suficiente para provocar a fúria de Moscou.
O chefe da RT, Margarita Simonyan, postou alegremente sobre o cardápio, enquanto o porta-voz pró-Putin, Sergei Markov, foi além, rosnando que “Putin e Trump deveriam fazer uma galinha de frango fora de Zelensky”.
O clima de trolling azedou quando o Corpo de Imprensa da Rússia desembarcou em Anchorage para encontrar seus “quartos de dormir modestos” dentro de um estádio de hóquei no gelo convertido.
Uma vez um hospital Covid, o local agora está alinhado com camas dobráveis do exército doadas pela Cruz Vermelha.
“Estamos vivendo em condições espartanas”, um repórter resmungou em um clipe compartilhado nas mídias sociais, O guardião relatado.
Esta é a marca de diplomacia da Rússia – trolling, humilhação e um sorriso presunçoso.
Por trás dos teatros, há um objetivo claro: abalar Kiev e seus aliados antes de um cume que pudesse moldar o destino da Ucrânia.
Zelensky já alertou que qualquer acordo sem a Ucrânia corre o risco de desastre.
Ele disse na sexta -feira: “O principal é que esta reunião deve abrir um caminho real em direção a uma paz justa … estamos contando com a América”.
Donald Trump, enquanto isso, está interpretando publicamente o homem duro.
“Talvez esteja em seus genes”, disse ele sobre o apetite de Putin por matar, Aviso de consequências “muito graves” Se o líder russo não é sério sobre paz.
“Se eu não fosse presidente, ele assumiria toda a Ucrânia … mas eu sou presidente e ele não vai mexer comigo.”
Os dois líderes prenderão os olhos da base de Elmendorf-Richardson, perto de Anchorage, às 11h30, horário local (20h30 do Reino Unido), com mais de 32.000 soldados, defesas aéreas e sistemas eletrônicos de bloqueio que travam o local.
Os temidos guarda -costas dos “mosqueteiros” de Putin estarão a reboque, junto com a pasta nuclear – e até sua notória “mala cocô” para guardar seus segredos médicos.
Os moradores de Anchorage já estão protestando, furiosos que um homem procurado por crimes de guerra está sendo recebido para o solo dos EUA.
Muitos estão exigindo um fim imediato ao “assassinato bárbaro de civis inocentes” na Ucrânia.
Enquanto isso, um ex -espião que treinou na mesma escola da KGB que Vladimir Putin alertou sobre os poderes de manipulação do homem forte do Kremlin – e alegou que o déspota já “venceu” a cúpula de hoje com Trump.
Atrás de portas fechadas, Trump e Putin “expulsarão assuntos sensíveis” antes de enfrentar a imprensa.
Fontes sugerem que Trump pode levar adoçantes econômicos – de Acesso aos recursos do Alasca para um Modelo de “estilo da margem ocidental” Deixar a Rússia manter suas terras ucranianas ocupadas sem redesenhar as fronteiras.
Putin tem elogiou os “esforços sinceros” de Trump. Mas Zelensky não está comprando – chamando a conversa de paz do líder russo.
Trump, por enquanto, insiste que as apostas não poderiam ser mais altas, postando um aviso direto antes de embarcar na Força Aérea Um: “Ações altas !!!”